Código: 8620
Objetivo

A religião sempre ocupou um espaço privilegiado na reflexão de psicanalistas, que enxergavam neste fenômeno, em suas diferenças antropológicas e históricas, pistas para pensar a vida psíquica em suas relações com a alteridade, a cultura, a civilização e as diferentes modalidades de psicopatologia e de compromisso de formação de sintoma. Propomos nesse curso um panorama histórico-teórico das leituras propostas pela psicanálise quanto aos fenômenos religiosos, avançando em temáticas relacionadas à pregnância da coisa religiosa na vida psíquica e na cultura, até as modalidades contemporâneas de reaparecimento de fenômenos ligados ao religioso em discussões ligadas às novas configurações familiares, à restruturação do espaço da polis e do político.

Corpo Docente

Gabriel Inticher Binkowski (Psicanalista, Mestre em Clínica Transcultural e Doutor em Psicologia pela Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité, Pesquisador Pós-Doutorando no PPG de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo. Foi professor na Université Paris 13 SPC, na Université d’Angers e na Université de Picardie Jules Verne. Vem pesquisando temas ligados à psicanálise e religiosidade, conversão religiosa, radicalismo e fundamentalismo. Membro do Laboratório de Psicanálise, Sociedade e Política (IP-USP) e da Unité Transversale de Recherche Psychogenèse et Psychopathologie (Sorbonne)).

Conteúdo Programático

Faremos o seguinte percurso temático:

  • Percursos de Freud sobre a presença da religião na cultura e na vida psíquica.
  • Édipo, Pai, tabus e divindades: passagens entre politeísmo e monoteísmo.
  • Deus e o simbólico: sobre o cristianismo e o ateísmo como possibilidade espiritual.
  • Religiosidades contemporâneos, o retorno furioso da religião na cena social e política e a presença da coisa religiosa na composição de ideologias.
  • Novas religiosidades e sensorialidade: retorno de um certo recalque da instância materna?

ESTRATÉGIAS: Seminário teórico em interlocução com textos indicados, navegando entre uma bibliografia mais estabelecida em psicanálise e ciências humanas e sociais dos fenômenos religiosos. Os seminários serão apresentados através de casos clínicos e de discussões sociopolíticas que compreendem questões da atualidade.

Destinado a

Psicanalistas, psicólogos, profissionais da assistência psicossocial, do mundo jurídico, das artes, humanidades, universitários e interessados em pensar sobre a atualidade dos fenômenos envolvendo religião e religiosidades no tecido social.

Duração/Horário

Duração:

23/04, 07 e 21/05 e 04/06/2020.

Horário

quintas-feiras, das 18h30 às 20h30.

Informações para inscrições

Carga horária: 08 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 22 de abril de 2020.

INVESTIMENTO: - Na secretaria do Sedes: R$ 300,00 à vista ou em três vezes no cartão de crédito;
- Via Internet: cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter