Código: 137
Objetivo

Oferecer um espaço de transmissão da psicanálise onde o estudo cuidadoso da obra de Freud e dos pós-freudianos é considerado fundamental para criar uma base sólida de intervenção clínica. Trabalhar sobre os conceitos e operadores que fundamentam a clínica psicanalítica. Acompanhar e supervisionar o trabalho clínico dos alunos em formação. Criar um espaço questionador onde cada um encontre seu estilo, confrontando a coerência interna do discurso teórico com a prática clínica.

Corpo Docente

Coordenadores de Seminários e Supervisores: Alcimar Alves de Souza Lima, Ana Maria Sigal, Cleide Monteiro, Decio Gurfinkel, Flávio Carvalho Ferraz, Heidi Tabacof, José Atílio Bombana, Lucia Barbero Fuks, Mara Caffé, Maria Aparecida Kfouri Aidar, Maria Cristina Ocariz, Maria de Fátima Vicente, Maria Helena Fernandes, Maria Laurinda Ribeiro de Souza, Maria Silvia Bolguese, Mario Pablo Fuks, Miriam Chnaiderman, Myriam Uchitel, Nelson da Silva Junior, Sandra Navarro, Silvia Leonor Alonso e Tales Afonso Muxfeldt Ab’Saber.

Conteúdo Programático
Seminários Teórico-Clínicos: Centrados no aprofundamento do texto freudiano e na discussão contínua da prática clínica psicanalítica, com abertura para a leitura complementar de outros autores. Supervisão Clínica Grupal: Realizada em grupos de até oito participantes. Supervisão Individual: Oferecida durante o Curso, no 3º ano, com duração de um ano, tendo como objetivo acompanhar as vicissitudes singulares da clínica do analista em formação. Supervisão do Aprimoramento Clínico: Supervisão Semanal em grupo de 5 participantes para os alunos que atendam na Clínica Psicológica do Instituto. Carga horária de atividade prática na Clínica: 6 horas semanais. (Esta atividade é optativa, e terá um pagamento adicional). Eventos: Colóquio interno de monografias: apresentação e discussão dos trabalhos produzidos nos seminários (destinado a todos os participantes do curso. Bianual).
Encontros coletivos para discussão de temas relativos à formação, e a questões pertinentes ao campo da Psicanálise tais como se apresentam neste momento histórico.
1º Ano: – O Inconsciente freudiano; – Da terapia catártica ao tratamento psicanalítico.
2º Ano: – Teoria das pulsões; – A sexualidade infantil e o Complexo de Édipo.
3º Ano: – Clínica das neuroses: Histeria e Neurose Obsessiva; – Narcisismo. A constituição do Eu.
4º Ano: Seminários sobre questões diversas que dizem respeito à clínica psicanalítica. Para o ano de 2017 foram oferecidos os seguintes temas: – Os destinos pulsionais no laço social contemporâneo; Psicoses; Sexualidade e gênero e Sobre o fim de análise. Contudo, os temas poderão ser alterados, de acordo com os interesses e propostas feitas pelos professores.
Destinado a

Profissionais universitários que já tenham um percurso em sua análise pessoal, estudo teórico psicanalítico e prática clínica.

Duração/Horário

Duração:

quatro anos. Carga horária do curso: 578 horas.

Horário

Estão previstos para cada ano dois seminários e uma supervisão. No ano de 2018 o Curso funcionará às terças e quintas-feiras.

Informações para inscrições

Nº vagas: 36 (trinta e seis).

Inscrição até: 09 de fevereiro de 2018.

Processo seletivo: Entrevistas individuais para as quais o candidato deverá levar cópia do curriculum vitae e um texto curto situando o seu percurso no campo da Psicanálise e o momento de sua demanda ao curso. No ato da inscrição a Secretaria lhe fornecerá o telefone do docente para que agende a entrevista.

- Publicação dos resultados da seleção: 22 de fevereiro de 2018, às 14h00.

Início do ano letivo: 08 de março de 2018.

Anuidade de 2018: matrícula - R$ 1.074,00 mais 10 parcelas de R$ 1.074,00.

Inscrição: 100,00 (cem reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter