Código: 140
Objetivo

1) Desenvolver o pensamento/postura e a prática psicodramática para habilitar profissionais na compreensão e manejo, tanto de indivíduos como de grupos clínicos (psicoterapêuticos) e socioeducacionais (educação, treinamento e desenvolvimento em empresas e instituições, políticas públicas, hospitais, comunidades, terceiro setor etc.).
2) Introduzir os pressupostos históricos, filosóficos, éticos e políticos que permeiam o pensamento psicodramático, para habilitar o aluno na reflexão e direção de diferentes intervenções individuais e grupais.
3) Fornecer e desenvolver os recursos metodológicos em Psicodrama.

Corpo Docente

Anna Maria Knobel, André Marcelo Dedomenico, Dirce Vieira,  Herialde Silva, Maria Dolores Toloi, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Maria Rita Seixas, Milene Féo, Rosane Rodrigues, Rosemary Peres Miyahara, Terezinha Tomé Baptista.

Conteúdo Programático
Bases históricas, filosóficas e éticas do Psicodrama e psicoterapia de grupo. Teoria e Técnicas psicodramáticas. Contribuições contemporâneas para Intervenções grupais. Oficinas de criatividade, desenvolvimento corporal e cênico. Role-playing (método criado por J. L. Moreno) do papel de psicodramatista. Supervisões de atendimento clínico nas modalidades individual e grupal. Supervisão de Grupos para o foco socioeducacional. Grupo Auto-Dirigido. Orientação de Monografia. Sociodramas para a integração do grupo de alunos.
Observações: 1) Este curso corresponde à Formação de Psicodramatista – Nível I. 2) Para obtenção do Título de Psicodramatista Nível I são obrigatórias: apresentação de Monografia ao final do curso e a realização de Psicoterapia Psicodramática Didática, durante o curso.
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas; aulas vivenciais; processamento teórico das práticas; Sociodrama com os alunos uma vez cada semestre; atendimentos clínicos e socioeducacionais a partir do 2º ano com supervisões; pertencimento optativo ao Projeto Polos de Atendimento: Serviços e Pesquisa.
Destinado a

1) psicólogos, psiquiatras e estudantes universitários de último ano em psicologia e medicina - para o foco psicoterápico;
2) psicólogos, educadores, médicos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, pedagogos, profissionais da área de recursos humanos, além de outras formações universitárias que se interessem por grupos e alunos de último ano desses cursos - para o foco socioeducacional.

Duração/Horário

Duração:

2 anos e meio. Carga horária: 450 horas. 1º e 2º ano = 388 horas, 3º ano =  62 horas em um semestre, uma vez por semana (quinta-feira), totalizando 450 horas de atividades curriculares. É necessário cumprir a totalidade de horas curriculares para titulação de Psicodramatista Nível I.

Horário

1º e 2º anos às terças e quintas-feiras, das 19h00 às 22h00. No 2º ano, às quintas-feiras, até 22h30. O 3º ano às quintas-feiras, um semestre, das 19h00 às 22h30. Em cada semestre haverá um Sociodrama de 2 horas e meia. A partir do 2º ano, no mínimo 40 horas de atendimento.

Share on FacebookTweet about this on Twitter