Código: 140
Objetivo
  • Desenvolver o pensamento e a prática psicodramática de acordo com a teoria de JL Moreno habilitando profissionais para atuar com indivíduos ou grupos psicoterápicos e socioeducacionais (educação, capacitação e desenvolvimento em empresas e instituições, políticas públicas, hospitais, comunidades, terceiro setor etc.).
  • Fornecer os pressupostos históricos, filosóficos, éticos e políticos que permeiam o pensamento e a ação psicodramática.
  • Disponibilizar, orientar e incentivar o desenvolvimento de recursos metodológicos e técnicos do Psicodrama de forma a contribuir nas transformações sociais.
Corpo Docente

Claudia Clementi Fernandes, Dirce Fátima Vieira, Herialde Silva, Maria Dolores Toloi, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Maria Rita Seixas, Milene Féo - coordenadora geral, Rosane Rodrigues, Rosemary Peres Miyahara, Terezinha Tomé Baptista.

Conteúdo Programático
Pressupostos históricos, filosóficos e éticos do Psicodrama e da Psicoterapia de Grupo. Obra de JLMoreno como base da teoria e técnicas psicodramáticas. Contribuições contemporâneas para Intervenções grupais. Oficinas de criatividade, desenvolvimento corporal e cênico. Roleplaying do papel de psicodramatista. Supervisão de atendimentos clínicos, individual e grupal, no foco psicoterápico. Supervisão de atendimentos grupais dos projetos de alunos no foco socioeducacional. Orientação de Monografia. Sociodramas de integração do grupo de alunos.
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas e vivenciais. Processamento teórico das práticas. Sociodramas com os alunos. Atendimentos clínicos e socioeducacionais supervisionados por supervisores credenciados pela Febrap, além de estágios supervisionados: parcerias com instituições, associações e ONGs, como o “Projeto Polos de Atendimento: Serviços e Pesquisas (com o Departamento de Pediatria da UNIFESP)” e o “CAPS – Perdizes”, dentre outras. Os alunos do foco psicoterápico terão chance de concorrer à seleção para Aprimoramento na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae.
Destinado a
  1. Foco Psicoterápico: psicólogos, médicos, e universitários de último ano em psicologia e medicina.
  2. Foco Socio-educacional: educadores, psicólogos, médicos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, profissionais da área de recursos humanos, além de outras formações universitárias interessadas em trabalhar com grupos.
Duração/Horário

Duração:

2 anos e meio. Carga horária: 443 horas. Caso o aluno tenha interesse poderá realizar uma optativa paga à parte com carga horária de 112 horas.

Horário

1º ano: no primeiro semestre às terças-feiras, das 19h00 às 21h30 e às quintas-feiras, das 19h00 às 22h00; no segundo semestre às terças-feiras, das 19h00 às 21h30 uma das disciplinas e a outra das 19h00 às 22h00 e às quintas-feiras, das 19h00 às 22h00. 2º ano: no primeiro semestre às terças e quintas-feiras, das 19h00 às 22h00; no segundo semestre às terças-feiras, das 19h00 às 22h00 uma disciplina e a outra das 19h00 às 21h00 e às quintas-feiras, das 19h00 às 22h30. 3º ano (1 semestre) às quintas-feiras, das 19h00 às 22h30. A optativa ocorrerá no primeiro e segundo semestres do terceiro ano do curso às terças-feiras, das 19h00 às 22h30. No segundo semestre os alunos podem também optar por quintas-feiras ao invés de terças-feiras.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 15 (quinze).

Inscrição até: 07 de fevereiro de 2020.

Processo seletivo: Entrevista individual agendada na secretaria no ato da inscrição. Nesta entrevista o candidato deverá entregar curriculum vitae e uma fotos 3/4 (não haverá devolução dos documentos).

- Publicação dos resultados: 12 de fevereiro de 2020, às 14h00.

Início do ano letivo: 03 de março de 2020.

Anuidade de 2020: matrícula - R$ 949,00 mais 10 parcelas de R$ 949,00.

Inscrição: 120,00 (cento e vinte reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter