Código: 8451
Objetivo

Ao longo do curso, será apresentado um resgate de teorias, pesquisas e práticas em Psicologia vinculadas à temática das relações raciais, de maneira a desvelar parte do que já foi produzido. Serão expostas diferentes concepções, constructos teóricos, achados, práticas e intervenções adotadas desde o Modernismo até os dias atuais, tanto no meio acadêmico quanto no movimento social. O objetivo é dividir com os (as) participantes um panorama de diversos conteúdos da temática das relações raciais abordadas pela psicologia, incitando reflexão, apropriação, disseminação e produção de novos conhecimentos na área.

Corpo Docente

Marcio Farias - coordenador (psicólogo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, doutorando e mestre em Psicologia Social pela PUC-SP. Coordenador de Projetos Extensão e Rede do Museu Afro Brasil. Coordenador do NEPAFRO (Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Americanos). Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude).
Fabiana Villas Boas - coordenadora (psicóloga pela PUC-SP, mestra em Psicologia Clínica pela USP. Possui formação em Parentalidade e Perinatalidade. Teve experiência na atenção primária, secundária e terciária no SUS. Atualmente exerce a clínica em consultório particular. Faz parte do núcleo de Relações Étnicorraciais do CRP-SP. Integrante do Instituto AMMA Psique e Negritude).
Professores convidados: Bruno Simões Gonçalves, Clélia Prestes, Cléber Santos Vieira, Deivison Faustino (Nkosi) e Emiliano de Camargo David.

Conteúdo Programático
  • Mitos fundadores e cultura: a psicologia na construção do imaginário sobre a nação.
  • Estética miscigenada, estrutura desigual: uma leitura crítica sobre o laço social brasileiro.
  • Signos, significados e sentidos: a luta contra o racismo e a emergência da dimensão subjetiva do racismo.
  • Racismo e a sociogênese da alienação colonial.
  • A clínica contemporânea, classe, gênero e raça: demanda, identidades e escuta.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas, palestras com professores convidados, discussões de textos e apresentação de vinhetas clínicas.

Destinado a

Psicólogos, psicanalistas e profissionais das áreas da saúde e das humanidades.

Duração/Horário

Duração:

28/03/2019 a 30/05/2019. (não haverá aula no dia 02/05/2019)

Horário

quintas-feiras, das 19h00 às 22h00.