Código: 8274
Objetivo

A partir da pratica educacional recuperar as teorias que estão servindo de norte para a elaboração da ação educativa.
Identificar na ação diária em curso seus objetivos explícitos e implícitos.
Reconhecer os desafios e dificuldades no processo de aprender e ensinar e aproveitar as situações para avaliações embasadas em teorias.
Apresentar a Psicopedagogia e a Educação nas suas interfaces, para ampliar possibilidades de reflexão e ação sobre o processo de aprender e ensinar.
Buscar na literatura da Psicopedagogica o intervir da ação educativa, de forma a construir diferentes formas de compreender o processo de ensino aprendizagem nos aspectos: cognitivos, afetivos e sociais.

Corpo Docente

Elisa Maria Pitombo, Beatriz Helena Stucchi e professores convidados.

Conteúdo Programático
  • Pensar a Educação: ação e reflexão.
  • Problemas e distúrbios de ensino aprendizagem.
  • Teorias da aprendizagem e a Psicopedagogia.
  • Educação inclusiva e intervenções psicopedagógicas.
  • Educador e o seu papel psicopedagógico na aprendizagem.
  • Os sentidos subjetivos do ensinar e aprender na escola.
  • Psicodrama para educadores.
  • Família e aprendizagem, uma parceria possível.
  • Intervenções psicopedagógicas: jogos cognitivos.

ESTRATÉGIAS:

  • Aulas teóricas com discussão de textos.
  • Aulas práticas com dinâmicas e vivências.
  • Discussão de estudos de casos.
  • Debates de filmes.
Destinado a

Profissionais da área da Saúde e Educação com formação universitária.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária do curso: 96 horas.

Horário

Sextas-feiras, das 13h30 às 16h30.

Share on FacebookTweet about this on Twitter