Código: 148
Objetivo
Promover a formação do clínico para compreender e tratar as manifestações atuais do sofrimento, mais desorganizadas e complexas que as da psicopatologia e da medicina clássicas, que se revelam e oscilam entre o corpo e a mente.
A psicossomática psicanalítica evidencia as relações de continuidade entre manifestações psíquicas e somáticas, normais e patológicas. Ela permite a ampliação do trabalho psicoterapêutico, da atividade médica e da de outros profissionais da saúde, revelando a importância da relação com o paciente, de sua história e de sua situação de vida, para além dos sintomas. A importância da prática interdisciplinar é ressaltada e vivida durante a própria formação pela participação de profissionais de diferentes áreas da saúde como alunos e como professores.
Em seus 25 anos de atividade o curso foi gradualmente se transformando, refletindo o amadurecimento de sua experiência teórica, clínica e pedagógica.
Corpo Docente

Aline E. Camargo, Ana Luisa Cordeiro, Ana Maria Soares, Ângela F. de Camargo Penteado, Cristiane C. Abud, Éline Batistella, Helly Aguida, Lilian Carbone, Maria Elisa P. Labaki, Maria Luiza A. Moura Ghirardi, Mirian Rejani, Rubens M. Volich, Sonia Maria R. Neves, Wagner Ranña. Professores colaboradores: Decio Gurfinkel, Flávio C. Ferraz, Maria Helena Fernandes.

Conteúdo Programático
  • Fenômeno psicossomático: saúde, adoecimento, somatização, comportamento e psicopatologia.
  • Psicossomática e a constituição do sujeito: a criança e o adolescente, psicopatologia do bebê, distúrbios funcionais, terapias conjuntas.
  • Adoecer e cuidar nas instituições e na cultura.
  • Fundamentos freudianos da psicossomática.
  • Psicopatologia freudiana.
  • Aspectos médicos do fenômeno psicossomático.
  • Técnica clínica em psicanálise e em psicossomática.
  • Transtornos alimentares, distúrbios do sono, pânico, toxicomanias, doenças autoimunes, câncer, psicoses, perspectivas teóricas: Freud, P. Marty, L. Kreisler, Joyce McDougall, Ch. Dejours, R. Debray, D.W.Winnicott e outros.
  • Supervisão de casos clínicos.
ATIVIDADE CLÍNICA: mediante seleção, a partir do 1º ano, o aluno poderá realizar atividade prática hospitalar no Instituto Dante Pazzanese e no Programa de Assistência e Estudos de Somatização (PAES) da Unifesp, e, a partir do 2º ano, atendimento psicoterapêutico na Clínica do Sedes. Supervisão suplementar: destinada apenas aos que realizam essas atividades opcionais.
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas. Seminários teóricos. Seminários clínicos. Supervisões de caso. Encontros teórico clínicos.
Destinado a

Psicólogos, médicos e profissionais da área de saúde. É recomendável a experiência de análise pessoal ou psicoterapia.

Duração/Horário

Duração:

3 anos. Carga horária total do curso: 512 horas. Carga horária semanal: 4 1/2 horas (é aconselhável considerar ainda pelo menos 2 horas semanais de leituras e estudo pessoal).

Horário

quartas-feiras das 17h15 às 22h15.

Informações para inscrições

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Inscrição até: 08 de fevereiro de 2018.

Processo seletivo: Entrevista individual do candidato que na ocasião deverá levar: 1) Uma cópia do curriculum vitae, 2) Uma foto 3x4. Texto breve relatando sua motivação para o curso. O agendamento da entrevista será feito pela secretaria no ato da inscrição.

 - Publicação dos resultados: 19 de fevereiro de 2018, às 14h00.

Início do ano letivo: 07 de março de 2018, às 17h15.

Anuidade de 2018: matrícula - R$ 767,00 mais 10 parcelas de R$ 767,00.

Inscrição: 100,00 (cem reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter