Código: 6699
Objetivo
Apresentar técnicas da linguagem fotográfica integradas com a linguagem plástica como ferramentas de autoconhecimento e transformação abrindo caminhos de expressão das emoções e da criatividade;
Propiciar conhecimentos da aplicação da linguagem fotográfica no contexto arteterapêutico, usando a imaginação criativa para unificar ou integrar, despertando o curador interno do ser humano;
Ampliar a consciência por meio da reflexão, apresentando a vida dentro de um contexto de significado e propósito, de uma forma imagética por meio da linguagem fotográfica que permite o contato com questões conflitantes, ativando recursos psicológicos que estão além da consciência, e dando sentido à falta de sentido.
Corpo Docente

Cristina Yoshiko Syono (Formada em Dinâmica Energética do Psiquismo pela DEP-SP. Arteterapeuta formada pelo Instituto Sedes Sapientiae. Psicopedagoga. Ex-docente no curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia e Arteterapia da FPA. Formação em teatro e cinema. Fotógrafa. Especialista em Administração de Marketing pela FAAP e Bacharel em Design Digital pela UAM. Membro do Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae. Colaboradora do Boletim ATT publicado pelo Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae).

Conteúdo Programático
  • Por que, o que e como a fotografia ajuda na descoberta pessoal.
  • Álbuns e álbuns de família: aprendizagem sobre a história familiar e rede social; relacionamentos e interações familiares; conexão, interdependência e causalidades a partir da individuação e diferenciação da pessoa.
  • Auto-retratos: produção e aplicação de autro-retratos, objetivando a ampliação da percepção e reconhecimento de si mesmo; aumento do entendimento de si e como pode vir a ser.
  • Retratos do cliente fotografados por outras pessoas: ampliação da consciência de si e do corpo a partir do olhar do outro.
  • Retratos fotografados pelo cliente:decisões conscientes, auto-expressão e criatividade.
  • Coleções fotográficas/imagéticas: retrospectiva da vida;exploração entre os retratos fotografados pela pessoa e as coleções.
ESTRATÉGIAS: Curso teórico-vivencial onde as linguagens fotográfica e plástica serão utilizadas como ferramentas de contato, expressão e transformação de valores e comportamentos.
Destinado a

Psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, arteterapeutas, terapeutas, psiquiatras, assistentes sociais, educadores especiais, artistas plásticos, profissionais com formação universitária que atuem na área da saúde e educação, e demais interessados.

Duração/Horário

Duração:

22/09/2017 a 24/11/2017.

Horário

sextas-feiras, das 08h30 às 10h30.

Share on FacebookTweet about this on Twitter