Código: 8219
Objetivo

Contextualizar historicamente a Reforma Psiquiátrica brasileira e os princípios que a embasam, proporcionando elementos para a construção de uma clínica congruente com este novo cenário.
Estimular o pensamento crítico sobre as práticas em saúde mental.
Introduzir ferramentas para profissionais e estudantes para a atuação na rede de atenção em saúde mental.

Corpo Docente

Alessandro de Oliveira Campos, Claudia Beltran do Vale, Daniela Figueiredo Canguçu, Elaine Aparecida de Oliveira, Estela Mara Rabelo, Maria Veridiana S. Paes de Barros, Myrna Coelho, Patricia Villas-Bôas e Pedro Carlos Carneiro.

Conteúdo Programático
  • História: Revolução pineliana e o nascimento da Psiquiatria e da Doença Mental; Foucault – História da Loucura; A Psicanálise e a invenção do inconsciente; Movimentos de ruptura com a psiquiatria clássica: antipsiquiatria, psicoterapia institucional, reforma italiana.
  • Reforma Psiquiátrica Brasileira: Pré-história – saída da ditadura, reforma sanitária e SUS; Políticas públicas de saúde mental: Anchieta, Caps Itapeva e os primórdios da reforma; Movimentos sociais: Movimento de Trabalhadores em Saúde Mental e Movimento Nacional da Luta Antimanicomial; Controle Social; Legislação e Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde.
  • Intervenções Públicas em Saúde Mental: A noção de território como organizador da montagem da rede de atenção; Os serviços substitutivos (ao hospital psiquiátrico): Caps, Enfermarias Psiquiátrcas em Hospitais Gerais, saúde mental na atenção básica (UBS e PSF), Residências Terapêuticas e lares abrigados, CECCOS, NASF; Clínica X reabilitação psicossocial; Arte e loucura. RAPS.
  • Impasses atuais da Reforma Psiquiátrica brasileira: Política e financiamento; Formação de trabalhadores; Organizações sociais; Panorama atual do Estado de São Paulo.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas, vídeos, discussão dos textos sugeridos, reflexão sobre a prática.

Destinado a

Trabalhadores e estudantes com interesse/inserção na área de saúde mental.

Duração/Horário

Duração:

28/08/2017 a 13/11/2017.

Horário

segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Informações para inscrições

Carga horária: 24 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 27 de agosto de 2017.

Início do curso: 28 de agosto de 2017.

INVESTIMENTO: - Na secretaria do Sedes: R$ 816,00 à vista ou em três vezes no cartão de crédito;
- Via Internet: cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter