Código: 7905
Objetivo

Proporcionar entendimentos que potencializem a capacidade dos alunos para planejamentos e ações que - no âmbito institucional, assim como na abordagem clínica individual e grupal - atuem na prevenção e  sejam indutores da saúde integral e do bem comum.

Corpo Docente

Edith Seligmann Silva - coordenadora, Renata Paparelli e Eliana Aparecida da Silva Pintor. 

Conteúdo Programático
  1. O campo da Saúde Mental relacionada ao trabalho (SMRT): histórico; disciplinas e visões teóricas.
  2. Fontes do desgaste mental.
  3. Transformação do trabalho e de seus sentidos.
  4. Reestruturação produtiva, precarização e reformulação de politicas econômicas e sociais.
  5. Violência social e Violência no trabalho. Assédios e outras formas de violência psicológica.
  6. Diagnóstico em SMRT (Saúde Mental relacionada ao Trabalho):Diagnóstico situacionale Diagnóstico Clínico (Esgotamento profissional/burnout; Quadros depressivos; Alcoolismo crônico e adições; Quadros clínicos pós-traumáticos. Trauma secundário; Paranoia situacional; transtorno do ciclo vigília-sono; transtorno cognitivo leve; Quadros psicossomáticos e alterações orgânicas).
  7. Interfaces do Desgaste: Acidentes de trabalho típicos; trabalho/família.
  8. Política trabalhista e social. Variações do Desemprego (Desemprego de Longa Duração; Desemprego Intermitente e suas psicopatologias). Práticas de Saúde e Segurança no Trabalho.
  9. Gestão  empresarial e SMRT: Políticas, programas e ações de prevenção. Desafios à gestão de pessoas(Saúde dos gestores de todos os níveis; Custos do desgaste mental e da expansão do presenteísmo).
  10. Clínica do Trabalho como clínica contextualizada: diretrizes e práticas. Estudos de casos.
  11. Pesquisas em SMRT.
  12. SMRT nas políticas públicas. Sistema Único de Saúde (SUS); Previdência e Assistência Social. A questão do nexo causal e o Nexo Técnico Epidemiológico (NTEp). Reabilitação.
  13. Rompendo a invisibilidade da SMRT. Resistências coletivas. Justiça do Trabalho eMinistério Público do Trabalho.
ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas e Seminários; leitura e discussão de textos; estudos de situações organizacionais/laborais concretas e casos clínicos, incluído os apresentados pelos alunos a partir de sua prática em diferentes contextos de trabalho institucional e exercício da clinica.
Destinado a

Profissionais de Saúde, Educação e Serviços Sociais dos setores público e privado. Administradores , assistentes sociais  e psicólogas/os  envolvidos na gestão de pessoas. Magistrados, procuradores e outros membros da Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho. Peritos  com atuação na Justiça do Trabalho e Previdência Social (INSS). Cientistas Sociais voltados às questões do trabalho e da saúde. Advogados da área trabalhista e previdenciária. Sindicalistas atuantes nas questões de saúde relacionadas ao trabalho. Jornalistas. Alunos dos últimos anos de Psicologia, Educação,   Medicina,  Direito  e Serviço Social.

Duração/Horário

Duração:

um ano, carga horária do curso: 80 horas.

Horário

Aulas serão ministradas quinzenalmente, em dois dias consecutivos: sextas-feiras, das 18h00 às 20h30 e sábados das 09h30 às 12h00.

Informações para inscrições

Nº vagas: 30 (trinta).

Inscrição até: 08 de fevereiro de 2019.

Processo seletivo: Análise de currículo e entrevista que será realizada no dia 11 de fevereiro de 2019, às 17h00 no Instituto Sedes Sapientiae.

- Publicação dos resultados: 14 de fevereiro de 2019, às 14h00.

Início do ano letivo: 15 de março de 2019.

Anuidade de 2019: matrícula - R$ 343,00 mais 10 parcelas de R$ 343,00.

Inscrição: 110,00 (cento e dez reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter