Código: 8558
Objetivo
  • Identificar e analisar aproximações entre a Psiquiatria e a Psicanálise na história das disciplinas e na atualidade.
  • Analisar e discutir as formas de classificação e diagnóstico dos sofrimentos psíquicos e corporais (mediante o exame dos Transtornos Somatoformes - TS e Sintomas Somáticos) nas fronteiras da Psicanálise e da Psiquiatria.
  • Apresentar questões contemporâneas encontradas nas práticas hospitalares e possibilidades de formação e intervenções diante dos sofrimentos psíquicos e corporais a partir da psicanálise.
  • Articular e discutir elementos de embasamento teórico da psicanálise para a construção de intervenções terapêuticas mediante a introdução da análise de casos.
Corpo Docente

Júlia Catani (Psicóloga e Psicanalista, Aspirante a Membro no Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Grupo de Estudos Brasileiro de Sándor Ferenczi. Professora da Universidade São Judas Tadeu. Doutora e Mestre pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP (IPUSP). Atua em consultório e junto ao Ambulatório de Transtornos Somatoformes (SOMA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Autora do livro: Sofrimentos Psíquicos: As lutas científicas da Psicanálise e da Psiquiatria pela nomeação, diagnóstico e tratamento - Ed. Zagodoni).
Abigail Betbetdé (Psiquiatra e Psicanalista. Membro Filiado e colaboradora da Diretoria Científica da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Membro Corpo Editorial da Revista Brasileira de Psicanálise e da Calibán - Revista Latinoamericana de Psicoanálisis. Foi membro do Corpo Editorial do Jornal de Psicanálise (2012-2017). Mestranda pela Universidad del Salvador. Atua em consultório, bem como junto ao SOMA no Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP).
Bruna Bartorelli (Psiquiatra e médica assistente do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP. Fundadora e chefe do SOMA. Atua em consultório e especializada em atendimentos com pacientes com Transtornos Somatoformes, Sintomas Somáticos e Transtornos Factícios).

Conteúdo Programático
  • A história das classificações dos sofrimentos psíquicos – leituras diagnósticas na área de saúde mental.
  • O corpo em cena, compreensão, distinções e articulações entre a psicanálise e a psiquiatria: a questão das fronteiras entre os saberes disciplinares e entre as categorias de diagnóstico e nomeação.
  • As perspectivas de tratamento e as construções psicanalíticas nos hospitais. A integração entre o trabalho e os profissionais de saúde mental (I e II).
  • O impacto dos sofrimentos psíquicos e corporais: dimensões políticas, econômicas, individuais e familiares.
  • A formação de profissionais nos hospitais: atendimentos, supervisão, reuniões clínicas e entrevistas diagnósticas.
  • O adoecimento psíquico e o lugar dos sintomas corporais para a psicanálise e para a psiquiatria – a histeria e os transtornos somatoformes.
  • Compreender os sofrimentos psíquicos e corporais a partir de algumas perspectivas teóricas (noções centrais de Freud e Ferenczi, por exemplo) (I e II).
  • Questões da clínica a partir de diagnósticos de Sintomas Somáticos e Transtornos Somatoformes no hospital: a) Transferências: a instituição, os psiquiatras e os psicanalistas; b) a complexidade dos sintomas; c) algumas descrições de tratamentos e formas de intervenções.
  • Apresentação de caso e exercício clínico com embasamento psicanalítico.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas, leituras, discussões teóricas e clínicas de casos.

Destinado a

Psicólogos, Médicos, Psicanalistas, Terapeutas ocupacionais, Enfermeiros, outros e estudantes da área da saúde.

Duração/Horário

Duração:

22/08/2019 e 07/11/2019.

Horário

quintas-feiras, das 19h30 às 22h00.

Informações para inscrições

Carga horária: 30 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 21 de agosto de 2019.

INVESTIMENTO: - Na secretaria do Sedes: R$ 1.080,00 à vista ou em três vezes no cartão de crédito;
- Via Internet: cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter