Código: 7336
Objetivo

Vivenciar a elaboração das fixações, das defesas e dos quadros defensivos por elas formados dentro da transferência do paciente e do analista (contratransferência), consciente e inconsciente, normal e patológica e do processo de individuação.

Corpo Docente

Carlos Amadeu Botelho Byington - coordenador.

Conteúdo Programático
  1. Reconhecer a diferença entre as funções estruturantes normais e patológicas e aprender a discernir entre elas. Identificar a patologia pela inadequação, fixação, defesa (função estruturante defensiva), compulsão de repetição e resistência.
  2. Conhecer e diferenciar as estratégias psicopatológicas: neurótica, psicopática, borderline e psicótica.
  3. Discernir entre os casos nos quais o Ego da Consciência tem estrutura para confrontar o Ego da Sombra e fazer análise e aqueles em que estão indicados para terapia de apoio.
  4. Reconhecer quando o processo de análise deve e pode (estrutura do Self), incluir técnicas expressivas para elaborar as fixações.
  5. Identificar quando a psicoterapia necessita incluir a farmacoterapia e, no caso de psicólogos/as e psicopedagogos/as, escolher um psiquiatra que sintonize com a terapia psicodinâmica.
  6. Conhecer e saber empregar as seguintes técnicas expressivas:

a) Mandala do símbolo;
b) Marionetes do Self e caixa de areia;
c) Psicoplásticas (desenho, escultura e pintura);
d) Literárias, inclusive cartas aos complexos;
e) Imaginativas: meditação com e sem regressão (divã), imaginação ativa (Jung) e dirigida (Désoile);
f) Psicodramáticas;
g) Oraculares.

ESTRATÉGIAS: O curso é baseado nos principais livros da Psicologia Simbólica Junguiana: Inveja Criativa – O resgate de uma força transformadora da civilização; Psicologia Simbólica Junguiana – A viagem de humanização do cosmos em busca da iluminação; A Construção Amorosa do Saber – O fundamento e a finalidade da Pedagogia Simbólica Junguiana; Psicopatologia Simbólica Junguiana e A Viagem do Ser em Busca da Eternidade e do Infinito – As sete etapas arquetípicas da vida pela Psicologia Simbólica Junguiana. Durante o curso, situações clínicas serão relatadas pelos alunos ou pelo professor e elaboradas com técnicas expressivas.

Destinado a

Psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária: 60 horas.

Horário

quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Share on FacebookTweet about this on Twitter