Código: 8631
Objetivo

Apresentar um panorama sobre questões contemporâneas relacionadas ao uso de Internet e auxiliar os alunos do curso a identificar e compreender estes fenômenos na clínica e no cotidiano. Objetivos Específicos: Apresentar um breve panorama sobre questões contemporâneas relacionadas ao uso de Internet e fazer uma reflexão sobre a relação entre estas questões e dependência em Internet. Refletir sobre as formas de compreensão dos fenômenos digitais e como estas compreensões poderão ser articuladas a possíveis intervenções clínicas.

Corpo Docente

Aroldo de Lara Cardoso Jr. (Possui graduação em Direito e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Formação em Psicodrama pelo Departamento de Psicodrama do Sedes Sapientiae (2019). Mestrando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicólogo clínico. Atuou em consultório, instituições de saúde e educação).
Rosane Rodrigues (Psicóloga, Psicodramatista Didata Supervisora nos focos socioeducacional e psicoterápico pela Febrap (federação brasileira de psicodrama), Mestre em Artes e Doutora em Pedagogia do Teatro pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo), diretora e egoatriz do Grupo Improvise. Professora de formação em Psicodrama e coordenadora de ensino do DPSedes, Autora de várias publicações e jogos de tabuleiro, Psicoterapeuta individual e grupo. Uma das fundadoras do projeto Psicodramas Públicos do Centro Cultural São Paulo).

Conteúdo Programático

Histórico e questões associadas com a dependência em Internet.

  • Possibilidades de leitura clínica e intervenção sobre fenômenos relacionados ao uso de tecnologia.
  • Questões clínicas contemporâneas relacionadas ao uso de tecnologia – pesquisadas conforme os interesses ou casos dos alunos. Possibilidades: inteligência artificial e a questão da consciência, os relacionamentos na era digital, especificidades do uso problemático de Internet, práticas de sexting e pornografia, comunidades virtuais, o que é fake, relações da infância e adolescência com a Internet, questões de casal e/ou família, etc. Poderão haver professores convidados para diálogo sobre estes temas.

ESTRATÉGIAS: Teremos o psicodrama como estratégia didática, bem como a contribuição de diferentes autores para esta compreensão.

Destinado a

Estudantes de graduação e profissionais das áreas de saúde e educação, bem como pais, usuários de Internet e interessados em geral.

Duração/Horário

Duração:

21/03, 04, 18 e 25/04/2020.

Horário

sábados, das 10h00 às 13h00.

Informações para inscrições

Carga horária: 12 horas.

Nº vagas: 20 (vinte).

Matrícula até: 20 de março de 2020, às 12h00.

INVESTIMENTO: - Na secretaria do Sedes: R$ 450,00 à vista ou em três vezes no cartão de crédito;
- Via Internet: cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter