Código: 5170
Objetivo

O objetivo geral do curso é fazer uma trajetória pela obra do autor, desde o desenvolvimento emocional primitivo da criança e a constituição do Self, à vida cultural adulta e compartilhada, na saúde e no sofrimento psíquico. As aulas acompanham a teoria do amadurecimento emocional em Winnicott a partir de conceitos básicos sobre ilusão, transicionalidade, espaço do brincar, da criação e da cultura, tendo especial atenção à clínica winnicottiana, às psicopatologias e aos aspectos técnicos que a compreendem.

Corpo Docente

O corpo docente é composto por membros do Departamento de Psicanálise da Criança e professores convidados:  Afrânio de Matos Ferreira, Claudia Perrotta, Lygia Vampré Humberg,  Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Sandra Tschirner,Tereza Marques de Oliveira, Wagner Ranna.

Conteúdo Programático
  • O autor e a obra;
  • Formação e Influência;
  • Desenvolvimento Emocional Primitivo;
  • Integração Psique – Soma;
  • Transcionalidade;
  • O Brincar e a Criatividade;
  • Regressão;
  • Angústias Impensáveis;
  • Verdadeiro e Falso Self;
  • Clínica do Setting;
  • A Clínica da Relação mãe/bebê/família;
  • Psicopatologia da Infância;
  • Clínica da Adolescência;
  • Tendência Anti – social;
  • Jogo do Rabisco;
  • Consultas terapêuticas;
  • A Experiência Cultural.
Autores Contemporâneos. Além das aulas teóricas, haverá também seminários clínicos.
Como atividade optativa oferecida pelo curso, os alunos matriculados terão direito de frequentar gratuitamente os encontros do Interlocuções, organizado por uma comissão do Espaço Potencial Winnicott.
Destinado a

Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universatária nas áreas de saúde educação.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária do curso: 60 horas.

Horário

quintas-feiras, das 20h30 às 22h30.

Share on FacebookTweet about this on Twitter