Código: 5170
Objetivo

O objetivo geral do curso é fazer uma trajetória pela obra do autor, desde o desenvolvimento emocional primitivo da criança e a constituição do Self, à vida cultural adulta e compartilhada, na saúde e no sofrimento psíquico. As aulas acompanham a teoria do amadurecimento emocional em Winnicott a partir de conceitos básicos sobre ilusão, transicionalidade, espaço do brincar, da criação e da cultura, tendo especial atenção à clínica winnicottiana, às psicopatologias e aos aspectos técnicos que a compreendem. Além disso, são abordados temas contemporâneos, tais como adições, identidade e gênero e reflexões sobre a sociedade e um trabalho de oficina de escrita com enfoque psicanalítico.

Corpo Docente

O corpo docente é composto por membros do Departamento de Psicanálise da Criança e professores convidados:  Afrânio de Matos Ferreira - coordenador, Claudia Perrotta, Lygia Vampré Humberg,  Lucila de Jesus Mello Gonçalves, Sandra Tschirner - coordenadora, Tania Aiello Vaisberg, Tereza Marques de Oliveira, Wagner Ranna.

Conteúdo Programático
  • O autor e sua obra: formação e influência.
  • Desenvolvimento Emocional Primitivo.
  • A Clínica da Relação mãe-bebê.
  • Transcionalidade.
  • O Brincar e a Criatividade.
  • A Experiência Cultural.
  • Consultas Terapêuticas e Jogo do Rabisco.
  • A família e a busca pela integração.
  • Adolescência.
  • Os processos de Maturação.
  • Psicopatologia na infância.
  • Regressão.
  • Clínica do Setting e caso Piggle.
  • Angústias Impensáveis.
  • Agressividade.
  • Tendência Antissocial.
  • Adições.
  • Integração Psique
  • Soma.
  • Identidade e gênero.
  • Reflexões sobre a sociedade.
  • Oficina de Escrita com Enfoque Psicanalítico.

Trabalho de final de curso: serão ministradas 02 oficinas de escrita, uma em cada semestre, com o objetivo principal de compartilhar orientações para a produção de textos com enfoque psicanalítico – artigos, ensaios, relatos de caso clínico, articulação teórica a partir de filmes, contos, etc. O objetivo é que os participantes busquem emoldurar, através da escrita, temas que se mostraram mais significativos durante o curso, articulando com seus percursos profissionais e/ou pessoais. A ideia é que sejam exercícios de reflexão e integração de conteúdos. Os trabalhos serão apreciados e comentados pelo corpo docente.

Como atividade optativa oferecida pelo curso, os alunos matriculados terão direito de frequentar gratuitamente os encontros do Interlocuções, organizado por uma comissão do Espaço Potencial Winnicott.

ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas, seminários clínicos e oficina de escrita.

Destinado a

Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universatária nas áreas de saúde educação.

Duração/Horário

Duração:

um ano. Carga horária do curso: 68 horas obrigatórias e 8 horas optativas.

Horário

segundas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Informações para inscrições

Nº vagas: 27 (vinte e sete).

Inscrição até: 08 de fevereiro de 2019.

Processo seletivo: Os candidatos ao curso devem enviar uma carta de intenções ressaltando qual é o seu interesse pelo curso, um Curriculum Vitae com sua formação escolar e profissional e marcar uma entrevista com um dos professores do curso.

- Publicação dos resultados: 14 de fevereiro de 2019, às 14h00.

Início do ano letivo: 11 de março de 2019.

Anuidade de 2019: matrícula - R$ 703,00 mais 10 parcelas de R$ 703,00.

Inscrição: 110,00 (cento e dez reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter