Há mais de 35 anos o Departamento de Psicodrama (DPSedes) forma profissionais para atuação em diversos campos: educacional, saúde, social e organizacional.

Sua missão é a excelência e ética na formação básica e continuada de profissionais para o trabalho com pessoas, grupos e relacionamentos humanos por meio da metodologia socionômica.

Como um espaço de formação, estudo e pesquisa, oferece os seguintes cursos:

Especialização: 

  • Curso de Formação de Psicodramatista – Nível I (programa 2016)

Atende a dois focos de trabalho: Psicoterápico (Saúde) e Socioeducacional (em educação, saúde, organizações – empresas, sociedades-comunidades)

  • Curso reconhecido pela Federação Brasileira de Psicodrama para concessão de título de Psicodramatista.

Expansão Cultural:

  • A família no judiciário
  • Jogos, Dinâmicas de Grupo e Recursos para trabalho Comunitário, Institucional, Empresarial e Educacional
  • Psicodrama: Primeiras Lições
  • Trabalhando com Grupos
  • A Terapia Familiar como proposta de Cultura da Paz: abordagem sociodramática sistêmica.

O que mais o DPSedes oferece?

O DPSedes empenha-se na criação e implementação de projetos que estimulem a participação de seus professores, alunos e demais associados em atividades que favoreçam a interlocução, reflexão, parcerias, intercâmbio de conhecimentos teórico-práticos e produção científica, acesso a publicações entre outros aspectos, visando a formação continuada e a atualização em Psicodrama.

O Projeto Polos de Atendimento: Serviços e Pesquisa foi criado em 2015 e se constitui em duas parcerias, coordenada pela doutora Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler:

  • Parceria interinstitucional entre DPSedes e Setor de Saúde Mental do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP, onde estão sendo atendidos grupos de funcionários e mães da hemodiálise pediátrica, assim como grupo de adolescentes do Setor de Saúde Mental. Atendimento e Supervisão constituem-se como uma iniciativa em pró às transformações sociais e educação continuada. Professores e alunos participam
  • Parceria com o CAPS-Perdizes, onde estão sendo atendidos os usuários do CAPS, viabilizando, também, atendimento e supervisão com o mesmo objetivo em prol as transformações sociais e educação continuada, onde professores do DPSedes e alunos participam.

Projeto A.R.A.D.O (Abordagens, Reavaliações, Atualizações Desdobramentos e Operacionalizações), coordenado por André Dedomenico foi criado em 2015 e uma 6ª. feira por mês reúne nossos Associados e público em geral para conversações sobre Clínica Ampliada

Aulas abertas, Palestras, Discussões Clínicas, Cursos Breves, Sociodramas, Teatro Espontâneo, Seminários, Jornadas, Congressos, Workshops, e-groups de discussões, Treinamentos, Consultorias, Oficinas de Redação Científica, são exemplos de atividades oferecidas aos associados.


Sobre o DPSedes

O DPSedes é dirigido pela equipe de gestão em rede (2015-17).

Coordenador Geral: Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler

Coordenador de Ensino: Rosane Avani Rodrigues

Coordenador Científico: Dolores Toloi

Share on FacebookTweet about this on Twitter