COORDENADOR: José Carlos Garcia.
Analista integrante: Durval Mazzei Nogueira Filho


OBJETIVO: Trata-se de um espaço dedicado ao estudo do ensino de Lacan que visa atender àqueles que tem interesse em se aproximar das ideias fundamentais do campo lacaniano, bem como aos que tem interesse em aprofundar a discussão de temas específicos desse campo. Um dos alcances principais dessa proposta é contemplar um sentido de transversalidade dentro do Instituto, permitindo que pessoas de distintos grupos possam, mediante requisitos mínimos, ter acesso a esse campo do saber que não é contemplado sistematicamente em nenhuma das instâncias do Instituto Sedes. Além disso, aceitaremos também a inscrição de pessoas de fora do Instituto que demonstrem interesse no projeto.


METODOLOGIA: A primeira estrutura clínica que abordaremos será a da psicose e, para tanto, em algumas ocasiões faremos leitura direto dos textos para seguir o pensamento de Lacan em seu desenvolvimento e em outros abordaremos algumas temáticas de forma mais expositiva. Para o primeiro semestre de 2020 usaremos dois textos fundamentais: Livro 3 do Seminário: As psicoses. E o texto dos Escritos “De uma questão preliminar a todo tratamento possível da psicose”.


FUNCIONAMENTO: As aulas ocorrerão todas as terças das 10h45 às 12h:15. Teremos também, dois encontros aos sábados por semestre para discussão de temáticas específicas alinhadas com nossos objetivos para 2020. Esses encontros ocorrerão sempre aos sábados das 9 às 12hs, nos dias:

18/04 – Psicose Ordinária – Psicanalista convidada, Eliane Costa Dias (Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) e membro do Laboratório de Pesquisa: Psicanálise, Saúde e Instituição (LABPSI-USP) do Instituto de Psicologia da USP).

06/06 – A clínica lacaniana com criançasAdela Stoppel de Gueller (Doutora em psicologia pela PUC-SP e pós- doutora em Psicanálise pela UERJ.  Professora e Coordenadora do departamento de Psicanálise com crianças no Instituto Sedes Sapientiae. Professora do curso de Teoria Psicanalítica na COGEAE-PUC-SP).

12/09 – A clínica a partir dos quatro discursos de LacanDurval Mazzei Nogueira Filho (Psicanalista, Mestre em Psiquiatria, aderente à Escola Brasileira de Psicanálise. Membro do Departamento Formação em Psicanálise e psicanalista do Espaço de Estudo do Ensino de Lacan do Instituto Sedes Sapientiae).

14/11 – A clínica borromeanaRomulo Ferreira da Silva (Psiquiatra, AME (Analista Membro de Escola) da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP), AE (Analista de Escola, período 2012-2015), Diretor Geral da Seção Leste-Oeste (em formação) da EBP. Secretário da FAPOL (Federação Americana da Psicanálise de Orientação Lacaniana). Membro do Conselho Técnico do CLIN-a (Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade). Mestre pelo IPUSP, Master 2 e Doutorado na Universidade de Paris 8).


REQUISITOS MÍNIMOS: Pessoas que tenham formação superior e possuam leitura prévia dos textos de Freud.


DURAÇÃO: 03/03/2020 a 01/12/2020

VAGAS: 20 (vinte)

A inscrição poderá ser feita até o dia 31 de janeiro de 2020. (a inscrição para seleção é gratuita)

Seleção: Serão oferecidas 20 vagas e o processo seletivo consistirá apenas da avaliação curricular, observando os critérios estabelecidos como requisitos mínimos para poder participar do grupo. No ato da inscrição os interessados deverão enviar currículo mínimo referindo sua trajetória, com foto, para o e-mail: josecgarciadlf@gmail.com .Caso o número de inscritos ultrapasse o limite de vagas procederemos a uma classificação feita pela ordem de inscrição, como primeiro critério.

Resultados de seleção: 10 de fevereiro de 2020.

Investimento – R$ 360,00 mensais de março a dezembro.

Clique aqui e faça sua inscrição online…