segunda-feira, 10 de junho de 2019 - 9h34

No dia 22/05/2019 tivemos mais um Encontro Teórico Clínico
10 jun 2019

No dia 22/05/2019 tivemos mais um Encontro Teórico Clínico

No dia 22/05/2019 tivemos mais um Encontro Teórico Clínico, um dos eventos organizado pelo Departamento de Psicossomática Psicanalítica.

Nesse encontro tivemos a honra de receber Vera Iaconeli, Psicanalista, Diretora do Instituto  Gerar, autora do livro, “Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna”. É também colunista da Folha de São Paulo.

O tema “Violência na contemporaneidade: feminicídio, suicídio e reconhecimento”, nasceu no impacto que estamos assistindo, da explosão de agressividade e violência. Violência contra o sujeito em sofrimento psíquico, contra as diferenças, contra as idéias, contra a mulher.

Vera apresentou a posição da mulher na história e as transformações nas subjetividades femininas, que vão enfrentando a resistência conservadora,  a exclusão e a violência.

Na diversidade da existência, as referências imaginária conservadoras para as questões de gênero são o núcleo de onde a violência  contra a mulher se origina.

Lutar contra o feminicídio é dar apoio e lugar para as novas subjetividades femininas e admitir a grande fragilidade psíquicas dos homens diante de mudanças inevitáveis nas relações com o outro.


Share on FacebookTweet about this on Twitter