Gerontologia Social

Código: 
133

Aperfeiçoamento

Objetivos:


Proporcionar aos profissionais das diversas áreas, conhecimentos atualizados sobre os aspectos biopsicossociais e culturais do processo de envelhecimento e da velhice.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
Levando em conta o nível de aperfeiçoamento do curso e o caráter interdisciplinar e de  intersetorialidade  da gerontologia, o curso propõe:
- o estudo do processo do envelhecimento, da velhice e dos idosos;
- informar sobre temas e postulados fundamentais da gerontologia;
- fornecer subsídios para os profissionais de diferentes áreas profissionais atuarem no campo gerontológico.

Corpo docente:


Graça Leal, psicóloga, mestre e doutora em psicologia clínica - coordenadora e Eliana Novaes Procópio de Araujo, psicóloga e mestre em gerontologia. Professores convidados especialistas em geriatria e gerontologia.

Conteúdo Programático:


Construção histórica e social da velhice. A subjetividade e identidade no processo do envelhecimento. Indicadores demográficos. Senescência e senilidade. O idoso e a família contemporânea. Processo de socialização, relações intergeracionais, aposentadoria e ocupação do tempo livre. Evolução e transformações do aparelho psíquico: teorias psicológicas que abordam a longevidade. Funções cognitivas e estudos da memória. Envelhecimento com dependência. Planejamento: decisões e ações que evitam crises e dão suporte as complicações.  Intervenções práticas nos cuidados de longa duração e idade avançada. O papel do cuidador.  Economia da longevidade: desenvolvimento de negócios gerontológicos. Finitude e cuidados paliativos. Violência contra a pessoa idosa.  Políticas sociais e urbanização, cidadania, política social e legislação concernente ao envelhecimento: velhice sustentável. Planejamento urbano, moradia e transporte.

Destinado a:


Profissionais graduados e alunos dos últimos anos de graduação das diversas áreas que tenham interesses no estudo e no trabalho com processo do envelhecimento e da velhice.

 

Duração / Horário


 

Duração:


um ano. Carga horária do curso, 87 horas.

Horário:


quartas-feiras, das 18h00 às 21h00.

 

Informações para Inscrições

 

Nº vagas: 30 (trinta).

Inscrição até: 03 de fevereiro de 2015.

Processo seletivo: entrevista e análise do curriculum vitae a ser agendada no ato da inscrição.

Publicação dos resultados: 13 de fevereiro de 2015, às 14h00.

Início do ano letivo: 11 de março de 2015.

Anuidade de 2015: matrícula - R$ 479,00 mais 10 parcelas de R$ 479,00.

Inscrição: 90,00 (noventa reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...