Gerontologia Social

Código: 
133

Aperfeiçoamento

Objetivos:


Proporcionar aos profissionais das diversas áreas, conhecimentos atualizados sobre os aspectos biopsicossociais e culturais do processo de envelhecimento e da velhice.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Levando em conta o nível de aperfeiçoamento do curso e o caráter multi e interdisciplinar da gerontologia, o curso propõe:
- o estudo do processo do envelhecimento, da velhice e dos idosos;
- informar sobre temas e postulados fundamentais da gerontologia;  
- fornecer subsídios para os profissionais e alunos de diferentes áreas profissionais atuarem no campo gerontológico.

Corpo docente:


Graça Leal, psicóloga, mestre e doutora em psicologia clínica e Maria Cristina Dal Rio, assistente social, mestre em gerontologia social-coordenadoras e  Professores convidados: especialistas em geriatria e gerontologia.

Conteúdo Programático:


Gerontologia: conceituação, histórico, abordagem multidisciplinar e interdisciplinar.  Construção histórica e social da velhice. A construção da identidade e subjetividade do idoso.
Demografia: Epidemiologia do envelhecimento. Processos e indicadores demográficos.
Senescência: modificações físicas. Equipe multidisciplinar.
Mudanças sociais no envelhecimento: processo de socialização, redes sociais, acontecimentos chaves na maturidade e velhice, aposentadoria, viuvez, gerontologia educacional, relações familiares, intra e intergeracionais, ocupação do tempo livre. Violência contra a pessoa idosa.
Envelhecimento e o psiquismo: teorias psicológicas e cognitivas do envelhecimento. Estudos da memória. Psicanálise e o envelhecimento. Atendimento psicológico.
Envelhecimento com dependência e estratégias de intervenção: patologias, dependência, papel do cuidador. Formas de moradia e cuidados. Planejamento urbano e de transporte.
Finitude e o luto: cuidados paliativos, finitude e luto.
Políticas sociais e urbanização: cidadania, política social e legislação concernente ao envelhecimento.

Destinado a:


profissionais graduados e alunos dos últimos anos de graduação das diversas áreas que tenham interesse no estudo e no trabalho com processo do envelhecimento e da velhice.

 

Duração / Horário


 

Duração:


um ano. Carga horária do curso, 87 horas.

Horário:


quartas-feiras, das 18h00 às 21h00.