Formação em Psicanálise*

Código: 
129

Especialização

Objetivos:


Curso de especialização - tem como objetivo a formação de psicanalistas; transmitir a psicanálise em sua especificidade - apoiada nos três elementos essenciais da formação: análise pessoal, supervisão e estudo crítico da teoria psicanalítica; desenvolver a escuta clínica,  levando em consideração a metapsicologia freudiana e os aportes das escolas francesa e inglesa; trabalhar a clínica psicanalítica, desde as descrições clássicas feitas por Freud até as formas de sofrimento observadas na atualidade.

* Este curso foi credenciado no Conselho Federal de Psicologia em 31 de janeiro de 2003, para especialização em psicologia clínica, em conformidade com a Resolução CFP 013/07.

Corpo docente:


Armando Colognese Júnior, Cecília Noemí Morelli Ferreira de Camargo, Durval Mazzei Nogueira Filho, Ede Oliveira Silva, Eliane Michelini Marraccini, Emir Tomazelli, Esio dos Reis Filho, José Carlos Garcia, Ligia Valdés Gomez, Maria Beatriz Romano de Godoy, Maria Cristina Perdomo, Maria Helena Saleme, Maria Luiza Scrosoppi Persicano, Maria Teresa Scandell Rocco, Nora Susmanscky de Miguelez, Oscar Miguelez, Suzana Alves Viana e Vera Luíza Horta Warchavchik.

Conteúdo Programático:


A Formação compreende:
1) Seminários teóricos: Formações do inconsciente I; O Inconsciente; Formações do inconsciente II; As Pulsões; O Narcisismo e as Identificações; M Klein e as Raízes do Pensamento Arcaico; O complexo de Édipo; Fantásia: Angústia e Superego Arcaico em Melanie Klein; Neurose Obsessiva - “Homem dos Ratos” e “Homem dos Lobos”; Melanie Klein: Teoria das posições e Inveja I; A Histeria de Angústia e a Histeria de Conversão - “Caso Hans” e “Caso Dora”; Melanie Klein Teoria das Posições e Inveja II; Perversões em Freud e nos pós-freudianos; Psicose: uma visão kleiniana; Psicose em Freud e nos pós-freudianos; Perversão: uma visão kleiniana.
2) Seminários clínicos: grupos de até 9 integrantes, coordenados por membros do corpo docente, buscam desenvolver o que se denomina ‘escuta psicanalítica’, pela apresentação sistemática dos casos clínicos atendidos.
3) Supervisão individual  trabalho minucioso de acompanhamento clínico, oferecido aos integrantes do 4º ano do curso. 
4) Monografia de conclusão de curso, texto a ser produzido após a finalização dos seminários teóricos, com orientação individual. 
5) Atividade prática opcional na Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae, implica em processo seletivo e conta com supervisão específica. 
6) Formação expandida: atividades gerais realizadas no Departamento Formação em Psicanálise.
7) Acompanhamento clínico (AC), atividade opcional, realizada em pequenos grupos - se estes de formam - que favorece a articulação entre a prática clínica e o texto psicanalítico.
8) É indispensável análise pessoal para a formação do psicanalista.

Destinado a:


psicólogos, médicos e outros profissionais com formação universitária. Considera-se a experiência de análise  pessoal e algum trajeto em psicanálise.

 

Duração / Horário


 

Duração:


o curso tem duração mínima de quatro anos. Carga horária do curso: 739 horas.

Horário:


seis horas de seminários semanais concentrado às quartas-feiras.