
NAS – Núcleo de Assistência Social do Instituto Sedes Sapientiae


O Núcleo de Assistência Social (NAS) do Instituto Sedes Sapientiæ foi criado em 2016 na busca por articular, mediar e integrar as necessidades da comunidade e a expertise do Instituto, prevendo diversas ações, seja de promoção da saúde e cidadania ou de enfrentamento de situações de vulnerabilidade social, pautado na defesa e afirmação dos direitos individuais e coletivos, bem como, no desenvolvimento de capacidades e potencialidades.
O NAS realiza projetos socioassistenciais que possibilitam a inserção de profissionais (professores, membros de departamento, funcionários e alunos) do Instituto no atendimento à população.
- Arteterapia – Mª de Betânia Paes Norgren
- Formação em Psicanálise - Cristina Perdomo / Isabel Ghirardi
- Gestalt Terapia - Fátima Ap. Gomes Martucelli
- Psicanálise – Tera Leopoldi / Mª Cristina Petry B. Martinha
- Psicodrama – Claudia C. Fernandes / Mª Dolores C. Toloi
- Psicopedagogia - Marlene Alexandroff / Elisa Maria Pitombo
- Psicossomática - Cassiana Gomes Clemente
- CNRVV - Antônio Rivaldo Brasil de Lima / Michele Luiza Reichznt
- Juliana Marin
- Georgia Vassimon
- Mª de Betânia Paes Norgren
- Crianças e Adolescentes
- Idosos
- Famílias
- Imigrantes e refugiados
- Adultos
- Abrigos (SAICA).
- Escolas Estaduais.
- Creches.
- ONG.
- Tribunal de Justiça SP.
CRIANÇAS E ADOLESCENTES – Mª Betânia Norgren
APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL – SAICA e ESCOLA Visa favorecer a promoção de saúde, na medida em que favorece relacionamentos interpessoais, enfrentamento positivo de situações de crise e resolução de problemas, assim como a elaboração de projeto de vida e ampliação da rede de apoio e pertencimento.
PROJETO PASSAGEM Procura contribuir para que o jovem construa um percurso de autonomia e elaboração de projeto de vida na passagem do acolhimento (SAICA) para a vida adulta, implicando padrinhos e educadores no processo de desabrigamento.
PROJETO DAS CESTAS BÁSICAS (PANDEMIA) O objetivo deste projeto é atender famílias em situação de alta vulnerabilidade, garantindo um direito básico, fundamental à vida. Ocorre em caráter de emergência. São atendidas mensalmente famílias de creche, clínica, em situação de violência, de imigrantes, com necessidades especiais, povo de rua e aldeia indígena.
CURSO DE MANEJO DE GRUPO PARA PROFESSORES Estimular a reflexão da prática profissional visando contribuir para a formação do professor, priorizando aprimorar a experiência grupal para oferecer subsídios vivenciais sobre o trabalho com grupos, além de refletir a respeito do vínculo professor-aluno- escola-sociedade.
CURSO LETRAMENTO O curso tem como objetivo formar educadores para a implantação de oficinas de letramento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para que a reinserção e permanência na escola seja uma realidade para essas crianças e adolescentes. Ele é realizado em dois momentos: curso presencial e atividades práticas supervisionadas.
FAMÍLIAS (Resp.: Fátima Martucelli)
OFICINA PAIS E FILHOS Tem o objetivo de auxiliar os pais no enfrentamento da separação conjugal, possibilitando desenvolver e reconstituir laços afetivos, de forma a evitar a alienação parental. Procura conscientizar os pais que é importante a criança conviver com eles e construir uma relação aberta e construtiva, a despeito da nova configuração familiar.
TRANSFORMADOR EM AMOR: ENLUTADOS POR SUICÍDIO Visa oferecer um lugar de conectividade entre pessoas que se encontram em processo de luto pela morte por suicídio. Nosso objetivo principal é dar proteção ao familiar/amigo da pessoa que se matou, oferecendo um espaço de pertencimento para que os sobreviventes do suicídio possam receber acolhimento em seus processos de luto.
• Os encontros ocorrem de maneira online, nas últimas terças feiras do mês às 19h30 (horário de Brasília). Neste mês o encontro ocorrerá dia 30/03/2021 e as inscrições podem ser realizadas por e-mail (nas@sedes.org.br) até a véspera do encontro.
IDOSOS (Resp.: Mª Dolores C. Toloi)
NÚCLEO DE CONVIVÊNCIA O NCI busca colaborar para a melhoria da qualidade de vida dessa população, por meio de ações que favoreçam o processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, bem como a inserção social e o aumento da afetividade nos relacionamentos interpessoais com o fortalecimento de vínculos familiares e de solidariedade.
CURSO CUIDANDO DO CUIDADOR Identificar as necessidades, desejos e interesses dos diferentes sujeitos e a busca em contribuir para a melhora da qualidade de vida dos cuidadores, com o aprimoramento do exercício profissional em diversas instituições, criando um espaço de aprendizado com as vivências do cotidiano nas relações interpessoais (troca e a construção de saberes), se transformando em uma experiência de interdisciplinaridade.
IMIGRANTES E REFUGIADOS (Resp.: Mª Christina Magalhães)
CURSOS DE LÍNGUAS E CULTURAS INTERNACIONAIS Os cursos abordam aspectos culturais de diferentes países, propiciando aprendizado linguístico e intercultural. São ministrados em parceria com professores migrantes que cresceram em países da África, Ásia, Oriente Médio e América Latina.
GRUPO FAROL
CURSO CELPE-BRAS Instruir os imigrantes sobre o exame (necessário para conseguir a cidadania brasileira) e capacitá-los no uso das estruturas da língua portuguesa requeridos no exame Celpe-bras. O curso aborda exercícios de compreensão que envolvem habilidades oral e escrita da língua portuguesa, estudo dos gêneros textuais simulados de provas dos anos anteriores.
CURSO CULINÁRIA (dado por IMIGRANTES E REFUGIADOS) A alimentação é algo que tem em si valor afetivo e cultural que pode ser transmitido entre diferentes gerações e contextos. Nossa proposta é oferecer oficinas culinárias mensais, nas quais o professor ensine um prato típico e apresente a cultura do seu país de origem.
ADULTOS
PROCESSOS GRUPAIS – SGP/TJ Grupo de escuta e trocas entre trabalhadores do TJSP que se encontram afastados do trabalho por motivo de saúde. A proposta é que se possa dar lugar a uma reflexividade que permita aos trabalhadores restabelecerem o nexo causal entre trabalho, sofrimento e a condição que os levou ao afastamento.

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