terça-feira, 16 de outubro de 2018 - 15h22

XIX Encontro Jung & Corpo
16 out. 2018

XIX Encontro Jung & Corpo

O curso de especialização Jung & Corpo, Formação em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal promoveu no dia 06/10/2017 o XIX Encontro Jung & Corpo, evento anual com palestrantes convidados e que ocorre simultaneamente ao lançamento da revista Jung & Corpo.

O Encontro ocorreu, como sempre, com a realização de duas mesas redondas. A primeira delas foi coordenada pelo professor João Bezinelli, tendo sido composta pela psicóloga e ex-aluna do nosso curso, Luiza Assumpção Alves (apresentando o tema “O brilho do malandro: o trickster enquanto complexo cultural do Brasil”), pela psicóloga e também nossa ex-aluna Érica Casol Rodrigues (“Resiliência e trabalho: reflexões sob a perspectiva da Psicologia Analítica com abordagem corporal”) e pela psicóloga e aluna de nosso curso Beatriz Cristina Pacini Labonia (“Mitologia hindu, símbolos e casais arquetípicos”).

A segunda mesa redonda foi coordenada pelo professor e coordenador do curso Paulo Toledo Machado Filho, e contou com a participação da professora de nosso curso Ana Maria Galrão Rios (“Gênese e desenvolvimento da imagem de Deus nas crianças”) e com a convidada Mara de Castro Oliveira, que também foi nossa aluna e é mestra em Comunicação e Semiótica pela PUC – SP e doutoranda em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos Junguianos da PUC – SP, possuindo formação em dança clássica e contemporânea e em abordagem de Educação Somática. Mara falou sobre “O corpo-testemunha do psicoterapeuta na prática clínica: um diálogo entre a Psicologia Analítica e o Movimento Autêntico”.

Ao final de cada mesa os palestrantes responderam e debateram a perguntas feitas pelo público presente, que lotou o anfiteatro do Instituto Sedes Sapientiae. O conteúdo das palestras da primeira mesa-redonda está publicado na revista lançada durante o evento, e as palestras da segunda mesa serão publicadas no próximo número.

Share on FacebookTweet about this on Twitter