

Além do vírus: Psicanálise e Resistência
No centenário do texto “Além do princípio do prazer", no qual Freud conceitua a pulsão de morte, convidamos os autores desta coletânea a pensarem como se constroem os discursos de ódio tão presentes no cotidiano de nossas relações, sob a ótica da psicanálise. Uma pandemia cruzou o caminho desse projeto e cada um deles acabou escrevendo em meio a profunda crise política e sanitária que assola nosso país. O livro que temos, então, é um registro sensível de psicanalistas debruçando-se sobre as questões que foram colocadas à psicanálise e de como ela pode ocupar um lugar de resistência, nesse momento histórico.
Organizadoras: Ana Lucia Godim Bastos e Gisele Assuar

Psicanálise, Sexualidade e Gênero
Os excelentes autores aqui reunidos apresentam suas reflexões sobre sexualidade e gênero na contemporaneidade. O conceito de gênero nasce da clínica psiquiátrica e psicanalítica, mas foi a sua apropriação pelo feminismo e pelas ciências sociais, bem como os desenvolvimentos que estes campos conferiram a ele nas últimas décadas, que deu ao gênero uma importância decisiva no debate sobre as articulações entre sexo, identidade e poder. Este livro propõe assim um retorno do conceito ao campo clínico de onde partiu inicialmente, convidando psicanalistas a repensarem as questões da sexualidade a partir dos aportes dos estudos de gênero.
Organizadoras: Gisele Assuar, Luana Viscardi Nunes e Joaquim Pereira da Silva Jr.

Campo Clínico, Educacional e Social: O Pensamento de Silvia Bleichmar
As contribuições de Silvia Bleichmar marcaram a formação de muitos analistas no Brasil. Seus seminários nos deram o privilégio de conhecer, aprofundar e trabalhar seu pensamento. O campo Psicanalítico se estende para além do consultório e atravessa, sem perder suas especificidades, as fronteiras dos campos Educacional e Social. Este livro é o resultado de nosso desejo de divulgar e de compartilhar suas contribuições. Os trabalhos aqui publicados têm como eixo os interrogantes e as derivações que a transmissão de sua experiência clínico/teórica suscitou em nós. Os vários artigos transitam pela metapsicologia da clínica, pela constituição do sujeito e abrem perspectivas para uma psicanálise implicada, debruçando-se sobre o sofrimento social.
Organizadoras: Maria Cristina Perdomo e Rogeria Brandani

Trauma, memória e transmissão – a incidência da política na clínica psicanalítica
Essa publicação requer esclarecimentos: os trabalhos escritos ou transcritos são o resultado de um evento com algumas peculiaridades. A primeira por ser um evento que convocou psicanalistas a refletir sobre o campo social, promovendo uma interlocução entre a psicanálise e a política. A segunda, e essa talvez a principal razão da singularidade, é que tal convocação se deu a partir do testemunho vivo de um evento traumático.
Os diferentes textos que compõem esse livro procuram fazer um verdadeiro diálogo, tendo como ponto de partida o depoimento de Estela Carlotto, presidente das Abuelas de Plaza de Mayo. Um depoimento que transmite, ainda que sob as mais terríveis condições, a possibilidade de resistir, criando práticas e prosseguir lutando, sem se acomodar diante de vitórias aparentes. Uma ação intensa, contínua, que evidencia que a ação política se refere a acreditar que o impossível é possível. A obra foi organizada por Maria Cristina Perdomo e Marta Cerruti.
Ficha técnica:
Autoras: Maria Cristina Perdomo e Marta Cerruti (organizadoras)
Categoria: Psicologia
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 168 páginas
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-61977-31-3
Ano: 2011

Medicação ou Medicalização?
“Medicação ou medicalização?” trata das causas e dos efeitos da utilização de medicamentos como bem de consumo. “Medicalização” é um termo cunhado pela união das palavras “medicação” e “idealização”. Na obra, propõe-se, partindo do ponto de vista da psicanálise, o resgate de vivências para a resolução de problemas por meio da escuta e não pelo uso maciço de medicações. Encontramos reflexões acerca da crescente “medicalização”, em que o saber médico é idealizado e valorizado como solução para todos os problemas da vida, o que acaba por alienar o sujeito do saber sobre seu sofrimento, sua dor, suas vivências, seu desejo e, até mesmo, sua felicidade. Uma obra organizada por Lucianne Sant’Anna de Menezes, Gisela Giglio Armando e Patrícia Vieira.
Ficha técnica:
Autoras: Lucianne Sant’Anna de Menezes, Gisela Giglio Armando e Patrícia Vieira.
Categoria: Psicologia
Formato: 16 cm X 23 cm
Páginas: 112
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-61977-75-7
Ano: 2014

Por uma psicanálise viva
Este livro reúne os principais escritos de Homero Vettorazzo Filho acerca da teoria e da clínica psicanalítica, publicados ao longo dos últimos anos da trajetória profissional deste importante psicanalista. Os textos organizados pelo Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae e reunidos nesta obra oferecem a possibilidade de acompanhar o percurso de um delicado e cuidadoso trabalho de tessitura epistemológica. Por meio dos artigos aqui reunidos, Homero Vettorazzo oferece ao leitor a experiência de um encontro profundo a que ele se propunha com seus pacientes e colegas de profissão. Os artigos apresentam reflexões psicanalíticas baseadas em uma prática consistente e fundamentada, mas não fundamentalista ou dogmática. Homero Vettorazzo parte de uma sólida compreensão da obra de Freud e mantém um diálogo com diferentes autores que o inspiraram, tais como: Aulagnier, Bion, Birman, Bleichmar, Dolto, Fédida, Klein, Lacan, Laplanche, Ogden, Winnicott, entre tantos mobilizadores para o autor.
Ficha técnica:
Autor: Homero Vettorazzo Filho
Categoria: Psicologia
Formato: 16 cm X 23 cm
Páginas: 260
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-61977-55-9
Ano: 2013