Comissões do Departamento que compõem o Conselho Deliberativo

Comissão de Coordenação Geral
Mantém a interlocução com o Instituto Sedes Sapientiae e efetiva a participação de nosso departamento junto ao mesmo; incentiva e colabora com as demais comissões no sentido de propiciar a execução de seus projetos; administra nossos recursos econômicos levando em conta os Membros do departamento e a atenção à Formação continuada; mantém e amplia espaços que compartilham conhecimento e convivência; apoia as Comissões em um trabalho conjunto e em torno de Projetos que caminhem na direção de um Departamento vivo, poroso e em constante movimento intelectual e social, visando um pensamento de vanguarda que se traduza em nossas publicações, nossos eventos, nosso cotidiano.
Coordenadora: Giovana Viveiros Fernandes Molina
Primeira Secretária: Gisele Papeti
Segunda Secretária: Ana Karina Fachini Araújo
Primeiro Tesoureiro: Rodrigo Estramanho
Segunda Tesoureira: Telma Ximenes


Comissões de Cursos
• Comissão do Curso Formação em Psicanálise
Coordena o curso regular de especialização Formação em Psicanálise. Estabelece, junto ao corpo docente, as regras e a organização de seleção, aprovação e conclusão do aluno no curso.
Coordenadora: Talita Somensi
Suplente: Oscar Miguelez

• Comissão do Curso Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica
Coordena o curso regular de aperfeiçoamento Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica. Estabelece, em conjunto com o corpo docente, as regras e a organização de seleção, aprovação e conclusão do aluno no curso.
Coordenadora: Luana Viscardi Nunes
Suplente: Ana Lúcia Gondim Bastos

Comissão de Clínica
Desenvolve um campo de trabalho onde são estabelecidas trocas entre pares, dirigido aos membros que queiram se aproximar do Departamento para propor projetos, esboços ou ideias que precisem de um lugar de encontro, criação e debate. Um dispositivo dinâmico, em contínua construção, destinado àqueles que desejam reafirmar sua condição de pertencimento ao Departamento, através da articulação com a clínica psicanalítica.
Coordenadora: Margaret Simas Ramos Marques
Suplente: Matheus Ferreira Guimarães Bastos

Comissão de Publicação
Incentiva e publica a escrita psicanalítica, divulgando produções do Departamento e de fora dele, sendo responsável pelas edições e publicações da revista Boletim Formação em Psicanálise, dos livros da Coleção Departamento Formação em Psicanálise e da Coluna Acto Falho.
Coordenadora: Alessandra Ruivo Jacob
Suplente: Roberto Barcellos

Comissão de Eventos
É responsável por acolher, promover e organizar as atividades e eventos, sugeridos pelos Membros, possibilitando espaços de interlocução com diferentes escolas, autores e demais áreas do conhecimento.
Coordenadora: Priscila Dal Molin Carvalho
Suplente: Isabela Cury Calil

Comissão de Divulgação
Responsável por todas as divulgações do Departamento Formação em Psicanálise a seus membros e ao público externo. Faz a interface entre as Comissões do Departamento e a agência de publicidade, gerenciando a elaboração de materiais para divulgação. Administra os meios de comunicação, como redes sociais, site, webmail e e-mail marketing. Também é responsável pelo desenvolvimento e envio da Newsletter mensalmente.
Coordenadora: Sheila Nogueira Santos
Suplente: Maria Claudia Gomes Julien

Comissão de Alunos
É responsável pela integração dos membros em formação através do contato contínuo com os representantes de cada ano do curso. Congrega e representa os alunos do curso Formação em Psicanálise junto ao Conselho Deliberativo e à Comissão de Coordenação Geral do Departamento.
Coordenadora: Ana Claudia Crotti Delmaschio
Suplente: Tomas Gonçalves Pereira

Comissão de Projeto e Pesquisa
A comissão de Projeto e Pesquisa (COMPROPESQUISA) é responsável, no Departamento Formação em Psicanálise, por atender a formação continuada dos membros do Departamento e por cuidar da criação, organização e funcionamento de vários tipos de atividades grupais que estimulam estudos, pesquisas e vivências. Atualmente são três tipos de atividades que constituem a COMPROPESQUISA: os Grupos de Estudos, os Ateliês e os Núcleos de Fomento à Pesquisa. Todos são lugar de incentivo aos estudos, às pesquisas e ao pensar. Visam ainda favorecer a expansão de trabalhos com a criação de novas propostas, sempre dentro do escopo desta Comissão.
Coordenador: Fábio Monteiro Chiossi
Suplente: Otávio Augusto Moreira D’Elia