O Departamento Formação em Psicanálise, do Instituto Sedes Sapientiae, vem a público se manifestar, dentro dos princípios da carta de compromisso de nosso Instituto, acerca do momento histórico pelo qual passa o Brasil.
Assolados por uma gravíssima crise sanitária, imersos numa pandemia global, assistimos com perplexidade os desatinos na gestão e formulação das políticas públicas de saúde por parte do governo federal. Entre o improviso e o confronto com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, negando e subestimando a gravidade da COVID-19, do número de infectados e de óbitos, os brasileiros adoecem vítimas também da incúria do poder público.
E, como se tudo já não fosse causa de exaspero, ações e discursos irresponsáveis colocam em perigo a democracia brasileira, numa escalada autoritária e obscurantista, fomentadora de intolerância, ódio e preconceito.
Nosso departamento, neste momento, se coloca firmemente na defesa da democracia, na resistência à escalada autoritária e denuncia a incompetência na gestão da crise gerada pelo coronavírus.
Neste contexto, procuramos fazer nossa parte como forma de resistência a esse estado de coisas. Estabelecemos parcerias com a Santa Casa e com a rede de hospitais públicos do município de São Paulo, oferecendo escuta para os profissionais que estão atuando na linha de frente da pandemia, no atendimento dos pacientes e no trato diário com familiares, contribuindo para minorar as angústias e o sofrimento destes profissionais.
Nosso departamento presta total solidariedade aos parentes e amigos daqueles que foram vitimados pelo COVID19. E se coloca ao lado de todos que defendem e querem um Brasil mais responsável, democrático, plural.
Um Brasil que nos permita sonhar que dias melhores virão.
Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae
Junho/2020