Elcio Gonçalves[1]
O cansaço acumulado, as mudanças de agenda, o taxi com chuva e os congestionamentos ficaram pequenos na noite da sexta-feira, 19/09/14, na qual com prazer recebemos no Departamento, para apresentação pública, as colegas Milena David Narchi com o caso clínico: Do trauma à transição: um estudo relativo aos percalços em realizar a transição para a desospitalização e Márcia Ramos com o caso clínico: O sofrimento neurótico obsessivo: amarras do desejo.
Com uma clínica que transita entre diferentes espaços físicos e concepções subjetivas, Milena compartilhou conosco sua experiência rigorosa, generosa e criativa, na qual, como acompanhante terapêutica e psicanalista, reuniu e sustentou por três anos o sempre delicado, exigente e suscetível trabalho com pacientes não neuróticos graves e em processo de desinstitucionalização.
No enquadre de uma clínica clássica, cada vez mais rara entre nós, Márcia Ramos nos ofereceu uma pérola. Demonstrando fina e rigorosa apropriação do que há de melhor na tradição literária e conceitual freudianas, trouxe a público recortes de um caso clínico típico do sofrimento neurótico obsessivo que, graças às suas intervenções precisas - e tão afiadas "quanto a navalha do avô do paciente" -, vem libertando-se da prisão das idealizações parentais, constituindo e fundando um novo sujeito.
A confiança na ética, no dispositivo e na contribuição dos presentes parece ter feito valer cada gesto para que aquele momento se tornasse possível. Ao final comentei como seria bom que mais colegas, aspirantes a membro, ou interessados no Departamento estivessem presentes, preparando-se para o seu próprio ingresso, e aproveitando a excelente ocasião para reduzir alguns temores.
Em tempos de retorno dos totalitarismos pelo mundo, o diálogo aberto entre as diferenças foi rico e produtivo, reintroduzindo a esperança na riqueza das trocas respeitosas, solidárias e democráticas, visivelmente possíveis também naquele momento e espaço.
Boas vindas às mais novas colegas, parabéns à Comissão de Admissão pelo bom trabalho e um abraço grato a todos os presentes.
São Paulo, 20/09/2014.
______________________________
[1] Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.