PUBLICAÇÕES

    JORNAL DIGITAL DOS MEMBROS, ALUNOS E EX-ALUNOS
    32 Novembro 2014  
 
 
NOTÍCIAS DO CAMPO PSICANALÍTICO

Presença do Projeto Anorexias e Bulimias no VI Congresso IntERNACIONAL de Psicopatologia Fundamental



Liliane Mendonça
Nanci Lima
Renata Gaspar[1]


A relação entre Pathos e Saúde foi o tema central do VI Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XII Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Segundo Roberto Ceccarelli, presidente do Congresso, esta questão vem dar continuidade à posição “fundamentalista, e convoca para o debate posições epistemológicas diferentes, que possam contribuir para a compreensão da participação do pathos no engendramento do aparelho psíquico que, por constituir-se como defesa contra o excesso pulsional, é patológico em sua origem".[2]
 
A proposta e a amplitude da questão privilegiada pelo Congresso, realizado em Belo Horizonte de 04 a 07 de setembro do presente ano, estiveram presentes nas diversas atividades distribuídas entre conferências, cursos, simpósios, mesas-redondas, seminários clínicos e pôsteres. Participaram do Congresso representantes das principais Universidades do Brasil, bem como representantes de Universidades internacionais e de outras instituições de ensino e pesquisa, possibilitando discussões importantes, tendo se constituído como um espaço privilegiado de trocas entre profissionais com interesses e temáticas afins.

O Instituto Sedes Sapientiae teve representação no Congresso em algumas atividades, dentre elas: no Simpósio Pathos, corpo e alteridade, nas Mesas Redondas Planos de saúde – o desafio das novas configurações do atendimento clínico psicológico, Expressões do masoquismo na clínica contemporânea: o adoecimento do sujeito, Corpo e sofrimento na clínica psicanalítica, sendo que esta mesa foi coordenada por Maria Helena Fernandes que também coordenou a Mesa Redonda Transtornos da Oralidade: a clínica do cheio e do vazio, na qual apresentamos três trabalhos vinculados ao Projeto de Investigação e Intervenção da Clínica das Anorexias e Bulimias do Departamento de Psicanálise, sendo que o Projeto recebeu apoio deste departamento para sua participação.

Primeiramente Liliane Mendonça apresentou o Projeto, que traz como diferencial o atendimento a pessoas com manifestações sintomáticas de anorexia, bulimia e compulsão alimentar pela via da psicanálise. Além de descrever a estrutura do serviço na Clínica do Instituto Sedes, composta por atendimento individual, familiar e vincular, foram abordadas as dificuldades e implicações teóricas e clínicas através de vinhetas de casos  atendidos dentro do Projeto.

Nanci de Oliveira Lima traçou um paralelo entre as modalidades de funcionamento pulsional em toxicômanos e bulímicos, apoiando-se em vinhetas clínicas e na teoria psicanalítica. Partindo da ideia de que existe um curto-circuito pulsional nas dinâmicas bulímicas e toxicômanas, o trabalho buscou compreender como este se dá, suas consequentes relações de objeto e possíveis articulações entre esta pulsionalidade com o conceito de objeto primário.

Renata Gaspar, a partir do levantamento de dados colhidos através das atas das supervisões individuais e vinculares dos casos dos pacientes atendidos pelo Projeto na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae, apresentou aspectos e inquietações em relação à inserção das mães dos pacientes nos atendimentos. Renata chama a atenção para as movimentações a partir desta inserção e para o desamparo destas mulheres quando convocadas a partir do lugar materno. Ressalta ainda a importância desta clínica, que nos aproxima da perspectiva transgeracional, questão de fundamental importância, capaz de contribuir para a compreensão das afecções alimentares.
 
O tema dos transtornos alimentares esteve presente em outras mesas, circulando por trabalhos interessantes e bem apresentados, o que resultou em excelentes trocas ao longo do Congresso e, em especial, durante a apresentação da mesa redonda Transtornos da oralidade: a clinica do cheio e do vazio, na qual um dos aspectos destacados sobre o Projeto foi sua inserção no Instituto Sedes Sapientiae e não numa Universidade, o que lhe dá maior liberdade para construções criativas frente às problemáticas.

Outubro/2014

 

 

______________________________

 

[1] Liliane Mendonça e Nanci Lima são psicanalistas membros do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae; Renata Gaspar é aspirante a membro. Todas pertencem ao Projeto de Investigação e Intervenção da Clínica das Anorexias e Bulimias, do qual Liliane é coordenadora.

[2]Ceccarelli, P.R. Programa Científico do IV Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental.  Abertura. P.9 – Associação Universitária de Psicopatologia Fundamental, 2014.




 
 
Departamento de Psicanálise - Sedes Sapientiae
Rua Ministro Godoi, 1484 - 05015-900 - Perdizes - São Paulo - Tel:(11) 3866-2753
www.sedes.org.br/Departamentos/Psicanalise/