PROGRAMA
ABERTURA: Julia Eid | Departamento Psicanálise com Crianças – Sedes
CONFERÊNCIA 1: "Cuidado em saúde mental infantojuvenil no SUS: história e desafios da atualidade" Janaína Lopes Diogo (Caps ij Mooca-SMS)
COORDENAÇÃO: Adela Stoppel de Gueller (Departamento Psicanálise com Crianças – Sedes)
CONFERÊNCIA 2: “As crianças sofrem da infância" Rinaldo Voltolini (Faculdade de Educação - USP)
COORDENAÇÃO: Renata Guarido (Departamento Psicanálise com Crianças e Sustentar - Sedes)
CONFERÊNCIA 3: “A relação com a alteridade no livro Escute as feras: uma questão para os nossos tempos" Luciana Pires (Sustentar - Departamento Psicanálise com Crianças - Sedes) e Marina Vanzolini (Departamento de Antropologia USP)
COORDENAÇÃO: Julia Eid (Departamento Psicanálise com Crianças - Sedes)
Intervalo
Intervalo
Almoço
Mesas 1 a 5
veja a programação das mesas simultâneas abaixo
Mesas 6 a 10
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6a FEIRA
9h00 -10h30
10h30 - 10h45
10h45 - 12h15
12h15 - 13h45
13h45 - 15h15
15h15 - 15h30
15h30 - 17h00
17h30 - 19h00
CONFERÊNCIA 4: “Manter o contato: os desafios do mundo moderno... com ou sem pandemia” Regine Prat (Sociedade Psicanalítica de Paris) COORDENAÇÃO: Maria Cecília Pereira da Silva (SBPSP, Cippa-LA e Departamento Psicanálise com Crianças – Sedes)
CONFERÊNCIA 5: “Ver o morto, compreender a morte, concluir um luto: considerações clínicas sobre a morte e luto na infância” Rosa Mariotto (Associação Psicanalítica de Curitiba)
COORDENAÇÃO: Daniele John (Departamento Psicanálise com Crianças – Sedes)
Intervalo
Mesas 11 a 14
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Almoço
Mesas 15 a 19
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Intervalo
SÁBADO
9h00 -10h30
10h30 - 10h45
10h45 - 12h15
12h15 - 13h45
13h45 - 15h15
15h15 - 15h30
17h30 - 19h00
PROGRAMAÇÃO DAS MESAS SIMULTÂNEAS
Clique na aba do dia para visualizar a programação
Sexta, 21 de outubro
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Sábado, 22 de outubro
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21 outubro | 10h45 -12h15
MESA 1 | coordenação: Ada Morgenstern
Infância ameaçadora
Autora: Marcia Regina Porto Ferreira
Parentalidade adotiva, os tempos, os lutos
Autora: Camila Deneno Perez
Tempos de pressa: o trabalho de elaboração em um processo de adoção
Autoras: Taísa Nerath Martinelli e Tatiana Inglez-Mazzarella
MESA 2 | coordenação: Sthefânia Carvalho
Perda e transformação dos espaços físicos e seus efeitos: uma reflexão psicanalítica
Autora: Daniele John
Possíveis caminhos do brincar na análise de uma criança enlutada
Autora: Carolina Pasqueto
Quando as crianças conversam e bordam - uma experiência com rodas de bordado com refugiados
Autora: Thoya Lindner Mosena
MESA 3 | coordenação: Marilia Velano
Desencontros na parentalidade contemporânea
Autoras: Mariana Peres Stucchi e Carla Alessandra Barbosa Gonçalves Kozesinski
Mentiras na Infância: Criação, Luto e Negacionismo
Autoras: Adriana Barbosa Pereira e Beatriz Martinho Azevedo
Palavras que não vieram
Autora: Clarissa de Toledo Temer Lulia
MESA 4 | coordenação: Vanessa Freitas
Medicalização da vida e sua incidência sobre a infância
Autora: Fernanda Lopes Bonfim
O instrumento APEGI e suas contribuições para a despatologização da infância
Autora: Larissa J. R. Paula Cagnani
O menino e o pote
Autora: Maria do Carmo Figueiredo Bergamo De Oliveira
MESA 5 | coordenação: Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar
Em Tempo\/Espaço Pandêmico: É Possível Retornar a Presencialidade?
Autoras: Soraya Souza e Ana Archangelo
A experiência escolar não cabe em uma tela, uma criança não cabe dentro de uma casa
Autoras: Flavia Vasconcellos e Isabel Moreira Ferreira
Desdobramentos do pós-pandemia sobre a infância e a escola: desafios da escola diante do sofrimento da criança
Autora: Andréa Garcia da Rocha
21 outubro | 13h45 -15h15
MESA 6 |
A escuta psicanalítica em uma UTI Neonatal
Autora: Silvia Cavalcanti Pereira Lima
Sofrimento Psíquico do Familiar em Contexto Oncológico Pediátrico, a Pandemia por Covid 19 e
criação da Lei 14.308\/22 (Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica)
Autoras: Diene Garcia Gimenes e Maria Lívia Tourinho Moretto
Transplante de Medula Óssea: Fantasias de Redenção e Cura
Autora: Cristiane dos Santos Mendes Alves
MESA 7 | coordenação: Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar
A pandemia e a maldição da Bela Adormecida
Autoras: Cynthia da Conceição Tannure e Cassandra Pereira França
Entre pedras e letras: nuances da escuta à criança no âmbito da educação
Autoras: Amanda Pacheco Machado
Impacto psíquico na deficiência visual associada à privação da convivência com iguais
Autora: Priscila Ciocler Froiman
MESA 8 | coordenação: Julia Eid
A criança insubmissa: a potência subversiva do gesto criativo
Autora: Rafaela Paixão
Autodeterminação e neutralidade: indagações a partir da leitura de um texto de Paul Beatriz Preciado
Autora: Adela Judith Stoppel De Gueller
Uma menina sem voz
Autora: Carisa Almeida Bradaschia
MESA 9 | coordenação: Taísa Martinelli
A Clínica com Gêmeos e Suas Especificidades
Autoras: Vanessa Freitas e Taísa Nerath Martinelli
Angústia e transferência: manifestações de oposição ao tratamento como defesa da angústia em caso clínico infantil
Autoras: Helena Amstalden Imanishi
Isolamento, desamparo, repetição traumática. Família pede socorro diante do bebê tirânico
Autor: Wagner Ranña
MESA 10 | coordenação: Ada Morgenstern
Apagar o Antes
Autoras: Luiza Pires Vaz Camarano , Daniele John, Glenda Beigler e Vivian Confessoro
E quando um funeral invade a sessão? Apontamentos sobre o recorte clínico de uma sessão de psicoterapia infantil
Autora: Raquele Aparecida Da Costa Vilalta
O luto nas crianças: encontro com o desamparo
Autoras: Karina Damião e Mariana Negri
22 outubro | 10h45 -12h15
MESA 11 | coordenação: Alessandra Barbieri
Mãe não é robô, bebê não é planilha: a destituição do saber materno pela virtualização
Autoras: Patrícia Leekninh Paione Grinfeld, Julieta Jerusalinsky e Maribel de Salles De Melo
Um brincar com a tecnologia digital na primeira infância? Reflexões sobre o uso das telas e o processo de integração infantil
Autora: Mirela Borba de Lacerda
Vídeos de brincadeiras compartilhados online: notas sobre os efeitos das mídias digitais no brincar na atualidade
Autora: Bárbara Morais Santiago Freitas
MESA 12 | coordenação: Vanessa Freitas
A parentalidade diante do diagnóstico médico de bebês
Autor: Maycon Andrade Fraga
Tornar-se mãe, pai e filho em tempos pandêmicos: do amalgma à separação
Autora: Denise Serber
Um novo tempo para a infância: a clínica psicanalítica com crianças na contemporaneidade
Autora: Maria Engracia Garcia Perez
MESA 13 | coordenação: Marina da Silva Rodrigues
Da imitação à identificação: Observações sobre a função do semelhante no acompanhamento APEGI realizado em escolas
Autoras: Luiza Pires Vaz Camarano, Luciana Resende Lima e Cristina Keiko Inafuku de Merletti
Pandemia: seus efeitos na educação
Autora: Anita Célia Da Costa Peixoto
Psicologia na Educação Básica: fazeres possíveis em meio à pandemia diagnóstica
Autoras: Mariana Sica e Fernanda de Lima Rodrigues
MESA 14 | coordenação: Daniele John
Enquanto espero escrevo uns versos: criatividade e continência psíquica em observadores de bebês durante o confinamento covid 19
Autora: Denise de Sousa Feliciano
Maternidade e Primeira Infância em questão: Uma intervenção a tempo
Autoras: Carolina de Castro Lemos e Julia Clemêncio de Salles Teixeira
Observação participativa: uma função continente na relação mãe-bebê
Autoras: Valeska Bom Pinheiro e Cristiane da Silva Geraldo Folino
22 outubro | 13h45 -15h15
MESA 15 | coordenação: Ada Morgenstern
Entre vários entre telas: a invenção de um dispositivo grupal em meio a pandemia
Autores: Olívia Costa Manso, João Pedro Padula, Fernanda Bonilha, Daniel Amiro Basilio Gonçalves
Grupoterapia online com crianças na pandemia: O vínculo que se estende e âncora.
Autoras: Júlia Maria de Melo Santos e Mirela Borba de Lacerda
O só-depois de um grupo perdido no tempo
Autores: Alessandra Cassia Leite Barbieri e Ricardo G. Portolano
MESA 16 | coordenação: Marcia Porto Ferreira
Melancolia na infância institucionalizada: impossibilidade de elaborar lutos diante de retraumatismos inassimiláveis e imetabolizáveis.
Autora: Juliana Devito
Trauma e genera em Bollas: o trabalho da disseminação psíquica
Autora: Lia Pitliuk
MESA 17 | coordenação: Adela Stoppel de Gueller
Contribuições da Psicanálise no fazer clínico com crianças autistas: Um posicionamento político
Autora: Lucila Barreto Monteiro dos Santos
Corpo no Autismo: Dor e Automutilação
Autora: Filiciana Ferreira Silva e Rosa Maria Tosta
Sustentação da transferência no atendimento de bebês de risco frente aos impasses do setting online
Autora: Vera Blondina Zimmermann
MESA 18 | coordenação: Renata Guarido
Corpo, presença e cuidado em ato: o acompanhamento das crises nos CAPS Infantojuvenis
Autores: Diego Fontana Siqueira Cunha, Marina da Silva Rodrigues e Sthefânia K. Restiffe de Carvalho
E quando mitigar risco não proporciona proteção? Medidas de acolhimento e singularidade:
desafios do trabalho em rede
Autoras: Tatiana Inglez-Mazzarella e Ana Raquel Ribeiro
Intima-se: a psicanálise no contexto jurídico: atuações possíveis em defesa das crianças
Autora: Paulina Mei
MESA 19 | coordenação: Maria Engracia Perez
Corpo, presença e cuidado em ato: o acompanhamento das crises nos CAPS Infantojuvenis
Autores: Diego Fontana Siqueira Cunha, Marina da Silva Rodrigues e Sthefânia K. Restiffe de Carvalho
Processo de simbolização diante do horror: um caso de luto infantil
Autoras: Shaienie Monise Lima Longano
Órfãos da covid, filhos de ninguém? Luto e memória para a infância em tempos de pandemia
Autora: Kelly Macedo Alcantara