GRUPOS HETEROGÊNEOS DE EDUCAÇÃO TERAPÊUTICA: UM DISPOSITIVO PSICANALÍTICO PARA O TRATAMENTO INSTITUCIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) E COM DIFICULDADES NO LAÇO SOCIAL
Cristina Keiko Inafuku de Merletti
Eixo temático – A ESCUTA PSICANALÍTICA NA CLÍNICA AMPLIADA - O SOFRIMENTO DA CRIANÇA E O TRABALHO EM INSTITUIÇÕES
RESUMO
Pretende-se apresentar um dispositivo institucional de intervenção grupal com crianças fundamentado nos princípios da psicanálise em articulação com o campo da aprendizagem, configurando uma prática ampliada e interdisciplinar, denominada Grupo de Educação Terapêutica. Destacaremos noções teóricas lacanianas que fundamentam tal práxis, tais como: outro semelhante, grande Outro; posição discursiva, saber, linguagem e laço social. A partir de algumas vinhetas clínicas ilustraremos a montagem estrutural do grupo enquanto dispositivo, a metodologia de trabalho adotada para a sua composição e a construção de sua direção de tratamento. No final do trabalho, pretende-se extrair princípios norteadores deste dispositivo terapêutico grupal, indicando o seu potencial para uma prática no campo da saúde mental e na escolarização de crianças. Como efeito mais amplo, este tipo de intervenção procura resgatar ou promover extensões simbólicas nos modos de brincar, de compartilhar e de aprender, concebendo o “outro-semelhante-criança” como função fundamental para o exercício necessário entre o singular e o coletivo em tempos de isolamento, individualismo, tecnicização e dessubjetivação da infância.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Terapêutica; autismo; grupos terapêuticos; laço social
Cristina Keiko Inafuku de Merletti é Psicóloga, Psicanalista, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP, Especialista em Tratamento e Escolarização de Crianças com TGD pelo PSA/IPUSP. Sócia Membro do Lugar de Vida – Centro de Educação Terapêutica - SP