O MENINO, O CAPUZ E O LAGOSTIM: TRANSFORMAÇÕES EM UM PROCESSO DE PSICOTERAPIA BREVE


Julia Scheuer

Veronica Manuppella

Responsável pela apresentação

 

Eixo temático – FORMAS DE EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO NA INFÂNCIA (PSICOSSOMÁTICA, CORPOS E SUBJETIVIDADE).

 

 

RESUMO

 

O presente trabalho versa a respeito da análise de um processo terapêutico em Psicoterapia Breve Infantil de orientação psicanalítica realizado no período de 12 meses no Serviço-Escola da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

O processo em PBI é realizado por uma dupla de terapeutas-estagiárias do último ano do curso de Psicologia, em que os atendimentos dispõem da participação dos pais ou responsáveis em caráter semanal e concomitante aos atendimentos de seus filhos. Esta proposta de manejo decorre do pressuposto da existência de uma área de mutualidade psíquica na qual o constante interjogo de projeções e introjeções entre pais e filhos contribuem para a origem das manifestações sintomáticas da/na criança.

 

Val., 46 anos, responsável por V. procurou o Serviço-Escola queixando-se da frequência e rendimento escolar de seu filho, além de relatar preocupação com sua dieta pois acreditava que V. apresentava compulsão alimentar. Por sua vez, V. 13 anos, queixou-se de sentir medo do escuro e do silêncio, de estar acima do peso, de sentir vergonha de seu corpo e, decorrente disto, apresentava-se sempre de casaco com capuz e o corpo coberto.

 

Conforme já destacado, a partir do pressuposto da existência de uma área de mutualidade psíquica, objetivou- se refletir e intervir diante das queixas apresentadas com vistas a discriminar- e posteriormente transformar- os conteúdos pertencentes à mãe, daqueles pertencentes à criança.

 

No transcorrer do processo terapêutico, com a discriminação, reconhecimento e posterior elaboração das queixas apresentadas, foi possível contribuir para a promoção de uma relação mais harmônica entre mãe e filho.

 

 

PALAVRAS-CHAVE: Psicoterapia Breve Infantil, Mutualidade Psíquica, Obesidade, Serviço-Escola

 

 

Alunas do 10º semestre de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizando estágio em Psicoterapia Breve Infantil de orientação psicanalítica, supervisionadas pelo Prof. Eduardo Fraga de Almeida Prado, CRP nº 06/102899.

 

Julia Scheuer, Graduanda em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie onde atua como estagiária no Serviço-Escola. É estagiária no Conselho Tutelar Casa Verde, atendendo crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Veronica Manuppella, Graduanda em Psicologia na Universidade Presbiteriana Mackenzie onde atua como estagiária no Serviço-Escola. É estagiária no Colégio Hebraico Renascença, trabalhando com a inclusão social de alunos com necessidades especiais.

 

Eduardo Fraga de Almeida Prado, Membro efetivo do Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Docente do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.