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Resumo
EIXOS DE LEITURA CLÍNICA NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS, DETECÇÃO DE
SINAIS DE SOFRIMENTO PSÍQUICO NOS PEQUENINOS E CONSTRUÇÃO DE DIREÇÕES DE
TRATAMENTO
Autora: Cristina Keiko Inafuku de Merletti (Lugar de Vida -
Centro de Educação Terapêutica)
Psicóloga, psicanalista, coordenadora de Grupo de Pais e membro do Núcleo de
Intervenção à Primeira Infância do Lugar de Vida Centro de Educação
Terapêutica.
O presente trabalho pretende apresentar 4 eixos como operadores de leitura e
de estudo dos casos clínicos de crianças atendidas no Lugar de Vida Centro de
Educação Terapêutica: o brincar e o estatuto da fantasia; a imagem inconsciente
do corpo; as formações da lei e; a posição na linguagem. Serão abordados, o
percurso de um caso de uma criança com 2 anos e meio recebida para avaliação
diagnóstica, e as avaliações atuais sobre o efeito do tratamento desenvolvido
no Lugar de Vida. A partir da análise do caso, verifica-se que o processo de
aquisição de linguagem é um eixo fundamental e, possível divisor de águas , no
destino da constituição psíquica da criança na primeira infância, em direção à
neurose, à psicose ou ao autismo.
A utilização dos eixos de leitura dos casos clínicos permite também ao
profissional, traçar uma direção de tratamento mais precisa que contemple o
tempo cronológico do desenvolvimento da criança e o tempo lógico de sua
constituição psíquica. Verifica-se também, através destes eixos, que há sinais
precoces de risco para a constituição psíquica e cognitiva de uma criança que,
se detectada a tempo, no tempo mesmo da primeira infância, possibilitará aos
profissionais que trabalham com o infante, uma intervenção mais eficaz e
possivelmente a retomada do curso da subjetivação e da aprendizagem nestes
pequeninos.
Talvez não tenha sido por acaso que, o primeiro caso clínico de criança
estudado por Freud, tenha sido de um menino de 5 anos, cuja intervenção, neste
tempo da primeira infância e do complexo edípico, possibilitou à criança uma
neurose percorrida na direção de uma cura. Coube então aos pós-freudianos,
assim como o tomou Lacan, o trabalho de pesquisar mais detidamente nas
configurações das estruturas psicóticas e cujas articulações no campo da
linguagem permitiram aos profissionais novas perspectivas a respeito da cura em
psicanálise.
É diante destes referenciais e de uma clínica sempre viva, que o Núcleo de Intervenção
na Primeira Infância NIPI, do Lugar de Vida, destaca o tempo da primeira
infância como um tempo fundamental e fundante, tanto das aquisições e
desenvolvimento corporal, quanto das aquisições de linguagem, da entrada no
campo simbólico e da própria constituição psíquica do sujeito. Tempo, que pela
rapidez, riqueza e sutileza das produções e assimilações da criança, pede a
todo adulto que se encarregue delas, sejam seus pais, educadores, psicanalistas
ou médicos, que não deixem este tempo passar... |
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