Resumo
UMA ESCOLA PARA PAIS?
Autora: Daniela Teperman
Psicóloga, psicanalista, doutoranda na Faculdade de Educação da USP, autora
do livro Clínica com bebês: uma intervenção a tempo(editora Casa do
Psicólogo, 2006) e co-organizadora do livro O que os bebês provocam nos
psicanalistas (editora Escuta, 2008)
Em reportagem recente, o Caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo* divulgou a abertura na Espanha de uma Universidade de Pais, que pretende
ensinar adultos a educar seus filhos e cuja proposta é monitorar os pais
desde o último trimestre de gravidez até os 16 anos da criança, por meio de
aulas organizadas por especialistas e fundamentadas em princípios da pedagogia
e da psicologia .
Segundo Lebrun (2008)** vivemos atualmente uma crise inédita da legitimidade. Crise que se
manifesta em uma geração de pais que não reconhece para si a legitimidade de
dever significar interdições aos filhos***. Quais os determinantes deste mal-estar parental contemporâneo?. Quais os
efeitos quando se apresenta como solução a este mal-estar uma escola para pais?
A contemporaneidade parece responder a estas questões propondo que os pais
tornem-se, eles mesmos, especialistas. O discurso da ciência apresenta-se como
solução e na proposta de uma escola para pais, estes são infantilizados e
destituídos de seu saber. São enfatizados aspectos que contribuíram para este mal-estar
parental atual: a indiferenciação entre adulto e criança, e a indiferenciação
dos lugares materno e paterno.
O presente trabalho pretende investigar as incidências desta crise no exercício
das funções parentais na clínica com crianças. Pretende ainda examinar se a
psicanálise, além de ancorar uma leitura sobre a incidência das modificações da
vida coletiva no psiquismo do sujeito e nas funções parentais, poderia também
sustentar um dispositivo para a escuta de pais.
Nesta direção, examinaremos a obra de Françoise Dolto - psicanalista que
demonstrava uma especial sensibilidade à condição dos pais - mais precisamente
o trabalho desenvolvido na Maison Verte. A Maison Verte é uma instituição de
acolhida pais-crianças, que conta com a presença de profissionais formados em
psicanálise e no qual a interdição é legitimada.
* Reportagem publicada no dia 12 de fevereiro de 2009
**
LEBRUN, J.P. A perversão comum viver juntos sem outro. Rio de
Janeiro: Campo matêmico, 2008.
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Constatação cuja relevância é identificada pelo autor ao verificar que o
poder público, na Bélgica, vem pensando em organizar um sistema de apoio à
parentalidade.
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