Cursos 2015 Psicanálise com Crianças
Psicanálise da Criança
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OBJETIVO: Promover a formação de psicanalistas que tenham como foco de interesse o trabalho com crianças, propiciando condições para o desenvolvimento de uma escuta analítica sustentada na reflexão teórico-clínica. Considerando a singularidade da clínica psicanalítica com crianças, propõe-se a: abrir um espaço para pensar o lugar da infância e do infantil no campo psicanalítico, a partir do estudo dos textos freudianos; refletir sobre as questões teóricas e as particularidades técnicas com que nos defrontamos neste trabalho, através das discussões clínicas nas supervisões, e da leitura dos autores mais significativos da psicanálise com crianças nos seminários; contextualizar a partir da metapsicologia dos diversos autores, diferentes respostas a questões fundamentais tais como o lugar dos pais na análise com crianças, as características da linguagem da criança, o brincar, a especificidade da transferência, a interpretação no trabalho com crianças. Consideram-se também atividades inerentes à formação: a análise pessoal, a atividade clínica, a supervisão individual e a participação em espaços de interlocução.

CORPO DOCENTE: Ada Morgenstern, Adela Judith Stoppel de Gueller, Audrey Setton Lopes de Souza, Elsa Vera Kunze Post Susemihl, Lia Pitliuk, Magaly Miranda Marconato Callia, Márcia Regina Porto Ferreira, Maria Dias Soares do Amaral, Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar, Maria José Porto Bugni e Mary Ono e professores convidados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Os três eixos do curso são:
I) Estudo Teórico:
a) SEMINÁRIO "FREUD" - Formações do Inconsciente, Teoria da Sexualidade, Constituição do Psiquismo, Método Psicanalítico e Psicopatologia Psicanalítica; b) SEMINÁRIO "PSICANÁLISE DA CRIANÇA" - Estudos sobre a Clínica Psicanalítica com crianças, a partir dos textos de Melanie Klein, Winnicott, Mannoni, Dolto, Lacan e outros.
II) Supervisão Clínica: visa acompanhar e desenvolver as singularidades do profissional em sua atividade clínica. Observação: os alunos podem se candidatar à atividade prática que é oferecida pela Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae (que conta com processo seletivo específico).
III) Participação em Espaços de Interlocução: com o intuito de fomentar a formação, a participação em eventos do Departamento será considerada parte integrante do conteúdo programático.

DESTINADO A: Psicólogos e médicos interessados na formação psicanalítica com crianças, que estejam em processo de análise pessoal ou que se comprometam a iniciá-lo. Profissionais de outras áreas, que já tenham um percurso em Psicanálise, poderão se candidatar à seleção.

DURAÇÃO: três anos

HORÁRIO: Seminários teóricos - sextas-feiras, das 8h às 12h. Supervisão - duas horas semanais (sextas-feiras a partir das 13h30 e horário opcional na quarta-feira, se houver quorum)

CARGA HORÁRIA: 618 horas.

Nº DE VAGAS: 27 (vinte e sete).

PROCESSO SELETIVO: apresentação de 2 currículos com fotos 3/4, participação em duas entrevistas individuais com professores do curso, participação em atividade de escrita (sexta-feira, 06/02/2015, período da manhã).

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS: 13 de fevereiro de 2015, às 14h

ANUIDADE DE 2015: matrícula - R$ 830,00 mais 10 parcelas de R$ 830,00.

INSCRIÇÃO: 90,00 (noventa reais).

A inscrição poderá ser feita até 04/02/2015.

Início do ano letivo: 27/02/2015.


Psicanálise da Criança
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OBJETIVO: O objetivo geral do curso é fazer uma trajetória pela obra do autor, desde o desenvolvimento emocional primitivo da criança e a constituição do Self, à vida cultural adulta e compartilhada, na saúde e no sofrimento psíquico. As aulas acompanham a teoria do amadurecimento emocional em Winnicott a partir de conceitos básicos sobre ilusão, transicionalidade, espaço do brincar, da criação e da cultura, tendo especial atenção à clínica winnicottiana, às psicopatologias e aos aspectos técnicos que a compreendem.

CORPO DOCENTE: Afrânio de Matos Ferreira, Irmgard Birmoser de Matos Ferreira, Leopoldo Fulgêncio, Magaly Miranda Marconato Callia, Sandra Tschirner, Sueli Hisada e Tereza Marques de Oliveira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O Autor e a Obra; Formação e Influências; Desenvolvimento Emocional Primitivo; Integração Psique-Soma; Transicionalidade; O Brincar e a Criatividade; Regressão; Angústias Impensáveis; Verdadeiro e Falso Self; Clínica do Setting; A Clínica da Relação mãe/bebê/ família; Psicopatologia da Infância; Clínica da Adolescência; Tendência Anti-social; Jogo do Rabisco; Consultas Terapêuticas; A Experiência Cultural; Autores Contemporâneos.
Além das aulas teóricas, haverá também seminários clínicos. 
Como atividade optativa oferecida pelo curso, os alunos matriculados terão direito de frequentar gratuitamente aos encontros do Interlocuções, organizado por uma comissão do Espaço Potencial Winnicott.

DESTINADO A: Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universitária nas áreas de saúde e educação.

DURAÇÃO: um ano.

CARGA HORÁRIA: 70 horas, sendo 62 horas obrigatórias e 8 horas optativas.

HORÁRIO: quintas-feiras, das 20h30 às 22h30.

Nº DE VAGAS: 27 (vinte e sete).

INSCRIÇÃO: Até 04 de fevereiro de 2015.

PROCESSO SELETIVO: Análise de currículum vitae com foto e uma carta de intenção explicitando o interesse pelo curso.

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO: 13 de fevereiro de 2015, às 14h.

INÍCIO DO ANO LETIVO: 05 de março de 2015.

Anuidade de 2015: matrícula - R$ 555,00 mais 10 parcelas de R$ 555,00.

Inscrição: R$ 90,00.

 

Psicanálise da Criança
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OBJETIVOS: Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da observação psicanalítica por meio do Método de Observação da Relação Mãe- Bebê de Ester Bick; proporcionar o aprofundamento teórico e a reflexão clínica relacionada a trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena; refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir do olhar psicanalítico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Desenvolver a capacidade de observação psicanalítica, refinando a capacidade de atenção a detalhes interativos e aspectos emocionais;

• Promover o desenvolvimento profissional a partir da possibilidade de vivenciar e refletir sobre elementos essenciais presentes nos vínculos de cuidado;

• Acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional;

• Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas;

• Desenvolver, a partir da própria experiência de observação, uma perspectiva psicanalítica acerca do desenvolvimento e das relações humanas.

• Favorecer o desenvolvimento de uma atitude clínica frente à observação de aspectos emocionais e de desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

• Promover a capacidade de verificar indicadores de transtornos de desenvolvimento na criança de 0 a 3 anos.

• Estimular a capacidade de reconhecer e prevenir transtornos de desenvolvimento.

• Promover a capacidade de intervir precocemente na relação pais-bebê, observando, identificando, investigando e encaminhando para profissionais ou serviços de saúde especializados quando necessário.

• Promover e estimular a formação de um grupo de profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas nesta área.

CORPO DOCENTE: Audrey Setton Lopes de Souza, Denise de Sousa Feliciano, Magaly Marconato Callia, Maria Cecília Pereira da Silva, Mariângela Mendes de Almeida, Tereza Marques de Oliveira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick (com prática supervisionada);

• Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);

• Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;

• Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: Indicadores de transtornos de desenvolvimento, Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança, Observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança, Questões da técnica de Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança e as questões inter e transgeracionais.

DURAÇÃO: um ano – carga horária: 90horas

HORÁRIO: quintas-feiras, das 18h às 20h30

DESTINADO A: Profissionais das áreas de Saúde e Educação.

Pré-requisito:
É recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.

INSCRIÇÃO ATÉ: 6 de fevereiro de 2015.

PROCESSO SELETIVO: Entregar curriculum vitae no ato da inscrição para avaliação

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO: 13 de fevereiro de 2015, às 15h.

INÍCIO DO ANO LETIVO: 5 de março de 2015.

 

Psicanálise da Criança
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OBJETIVOS: Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.

CORPO DOCENTE: Ada Morgenstern, Alessandra Cassia Leite Barbieri e professores convidados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Natureza e funções do brincar: aspectos históricos do brincar • O jogo e a cultura • De Freud a Lacan: o brincar e a repetição • O brincar, o sonho, a fantasia • O brincar e o significante. O espaço psíquico do brincar na perspectiva kleiniana: a importância da formação de símbolos para o desenvolvimento psíquico • O brincar e a personificação • a imaginação, o brincar e a arte • O brincar na transicionalidade na perspectiva winnicottiana: o brincar e a realidade • O brincar e o espaço potencial • O brincar e a atividade criativa.

DESTINADO A: Psicólogos, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais.

HORÁRIO: quartas-feiras, das 18h15 às 20h15.

DURAÇÃO: um semestre, de 18/03/2015 a 24/06/2015.

CARGA HORÁRIA: 30 horas. Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

INSCRIÇÃO ATÉ: 16 de março de 2015.

INÍCIO DO ANO LETIVO: 18 de março de 2015.

INSCRIÇÃO: R$ 780,00 à vista ou três cheques de R$ 273,00.

 

Psicanálise da Criança
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OBJETIVOS: • Estudar os aspectos psíquicos e sócio-culturais envolvidos na amamentação, que influenciam na construção do vínculo mãe-bebê-família;
• Instrumentalizar os profissionais de saúde para que possam reconhecer influências emocionais presentes na dinâmica da amamentação que, muitas vezes, interferem e impedem que ela se estabeleça satisfatoriamente; 
• Orientar sobre a discriminação dos diversos fatores presentes nos transtornos de amamentação, para que o profissional possa proceder com uma conduta clínica adequada ao âmbito de cada esfera de saúde física e mental..

CORPO DOCENTE: Denise de Sousa Feliciano

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Considerações históricas e culturais sobre a maternidade e a amamentação;
• A Construção do amor materno;
• Amamentação e Cultura;
• A amamentação no cenário mãe-bebê;
• Amamentar e Aleitar;
• A gênese do psiquismo materno;
• O Psiquismo feminino e o amamentar;
• Peculiaridade do bebê e da mãe na dupla amamentar;
• Desmame;
• Discussão de situações clínicas.

Estratégias: Discussões a partir de situações clínicas apresentadas pela professora e trazidas pelos alunos, permeadas por contextualizações teóricas de textos previamente indicados.

DESTINADO A: Pediatras, ginecologistas, obstetras, enfermeiros, psicólogos, doulas e demais profissionais de saúde materno-infantil.

HORÁRIO: quartas-feiras, das 18h às 21h (primeiro semestre)

CARGA HORÁRIA: 21 horas em 7 aulas.

DURAÇÃO: 08/04/2015 a 20/05/2015.

CARGA HORÁRIA: 21 horas.

Nº DE VAGAS: 15 (quinze).

INSCRIÇÃO ATÉ: 06 de abril de 2015.

INÍCIO DO CURSO: 08 de abril de 2015.

INSCRIÇÃO: R$ 546,00 à vista ou três cheques de R$ 191,00.

Psicanálise da Criança
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OBJETIVO: Introduzir o campo da Psicanálise com Crianças, partindo dos principais conceitos formulados pela teoria freudiana e seguindo seu percurso em autores pós-freudianos, em especial aqueles que se dedicaram ao trabalho clínico e teórico com crianças. Todo esse percurso será acompanhado por leituras e discussões sobre a clínica.

CORPO DOCENTE: Elsa Vera Kunze Post Susemihl, Mary Ono.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Sobre o homem psicanalítico: Inconsciente, Conflito, Sintoma; Do infantil na Psicanálise à Psicanálise de crianças: sobre o infantil na Psicanálise; A Psicanálise de crianças e o infantil, a escuta psicanalítica da criança, o lugar da família.
Sobre a técnica: A transferência e a interpretação, a transferência e o infantil, as especificidades do trabalho com crianças.

DESTINADO A: Psicólogos, estudantes do quinto ano de Psicologia e profissionais das áreas afins (tais como pedagogos, fonoaudiólogos, pediatras, etc), interessados na clínica com crianças e que pretendam expandir seus conhecimentos, incluindo a dimensão que o olhar psicanalítico pode oferecer.

INÍCIO DAS AULAS: primeira quinzena de agosto de 2015.

HORÁRIO: quartas-feiras, das 18h às 20h.

DURAÇÃO: um semestre, de agosto a dezembro.

CARGA HORÁRIA: 34 horas.

Nº. DE VAGAS: 25 (vinte e cinco).

SELEÇÃO: não há seleção.

 

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Transferência e repetição;
• A escrita do caso e as condições de transmissão da experiência;
• Memória e registro;
• O traço do caso e a ficção em psicanálise;
• Corpo e escrita;
• Traduzir, transcrever, transliterar.

DESTINADO A: Pós-graduandos e profissionais da área de saúde mental.

INÍCIO DAS AULAS: primeira quinzena de agosto de 2015.

HORÁRIO: sextas-feiras, das 14h30 às 16h30.

DURAÇÃO: um semestre, de agosto a dezembro.

 

 
 
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