Cursos 2016 Psicanálise com Crianças
Psicanálise da Criança
Clique aqui para se inscrever
saiba mais

OBJETIVO: Refletir sobre a singularidade da clínica com crianças a partir do estudo dos textos freudianos e de autores significativos da psicanálise, assim como através de supervisões e encontros clínicos. Problematizar as diferentes respostas encontradas a questões fundamentais tais como: a linguagem, o brincar, a transferência, a interpretação e o lugar dos pais na análise com crianças. Consideram-se atividades inerentes à formação: análise pessoal, atividade clínica, supervisão individual e participação em espaços de interlocução.

CORPO DOCENTE: Ada Morgenstern, Adela Judith Stoppel de Gueller, Audrey Setton Lopes de Souza, Elsa Vera Kunze Post Susemihl, Lia Pitliuk, Magaly Miranda Marconato Callia, Marcia Regina Porto Ferreira, Maria Dias Soares do Amaral, Maria do Carmo Vidigal Meyer Dittmar, Maria José Porto Bugni, Mary Ono e professoras convidadas: Renata Guarido, Daniele John e Luciana Pires.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Os três eixos do curso são:
1) Estudo Teórico:
a) SEMINÁRIO "FREUD" - Formações do Inconsciente, Teoria da Sexualidade, Constituição do Psiquismo, Método Psicanalítico e Psicopatologia Psicanalítica; b) SEMINÁRIO "PSICANÁLISE DA CRIANÇA" - Estudos sobre a Clínica Psicanalítica com crianças, a partir dos textos de Melanie Klein, Winnicott, Mannoni, Dolto, Lacan e outros.
2) Supervisão Clínica: visa acompanhar e desenvolver as singularidades do profissional em sua atividade clínica. Observação: os alunos podem se candidatar à atividade prática que é oferecida pela Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae (que conta com processo seletivo específico).
3) Participação em Espaços de Interlocução: com o intuito de fomentar a formação, a participação em eventos do Departamento será considerada parte integrante do conteúdo programático.

OBSERVAÇÃO: Os alunos podem se candidatar à atividade prática que é oferecida pela Clínica Psicológica do Instituto Sedes Sapientiae , que conta com um processo seletivo específico.

DESTINADO A: Psicólogos e médicos interessados na formação psicanalítica com crianças, que estejam em processo de análise pessoal ou que se comprometam a iniciá-lo, e profissionais de outras áreas, que já tenham um percurso em psicanálise.

DURAÇÃO: três anos

HORÁRIO: Seminários teóricos - sextas-feiras, das 8h às 12h. Supervisão - duas horas semanais (sextas-feiras a partir das 13h30 e horário opcional na quarta-feira, se houver quórum)

CARGA HORÁRIA: 618 horas

Nº DE VAGAS: 27 (vinte e sete).

PROCESSO SELETIVO: apresentação de 2 currículos com fotos 3/4, participação em duas entrevistas individuais com professores do curso e participação em atividade de escrita do processo seletivo que será no dia 15/02, das 10h às 13h.

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS: 18 de fevereiro de 2016, às 14h.

ANUIDADE DE 2016: matrícula - R$ 913,00 mais 10 parcelas de R$ 913,00.

INSCRIÇÃO: 90,00 (noventa reais).

INSCRIÇÃO ATÉ: 5 de fevereiro de 2016.

INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO: dezembro e janeiro. Confirmar data exata na secretaria do Instituto,
fone (11) 3866-2730 ou www.sedes.org.br


Psicanálise da Criança
Clique aqui para se inscrever
saiba mais
OBJETIVO: Percorrer, a partir de conceitos básicos sobre a transicionalidade, uma trajetória pela obra do Winnicott, desde o desenvolvimento emocional primitivo do indivíduo e a constituição do Self, à vida cultural adulta compartilhada; oferecer aos alunos a oportunidade de participar de seminários clínicos e dos Encontros de Interlocuções, organizados pelo Espaço Potencial Winnicott. Este curso surgiu a partir do trabalho desenvolvido no núcleo de reflexão sobre o pensamento de Donald W. Winnicott no Departamento de Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae. Este núcleo é composto pelo Espaço Potencial Winnicott, Grupo de Interlocuções e Curso de Aperfeiçoamento e vem atendendo à crescente demanda de um estudo orientado da teoria e prática clínica deste autor.

CORPO DOCENTE: Afrânio de Matos Ferreira, Sandra Tschiner, Sueli Hisada, Tereza Marques de Oliveira, Wagner Ranna, Lygia Humberg, Claudia Perrot, Lucila de Jesus Mello Gonçalves e professores convidados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Introdução ao autor e sua obra, formação e influências. Estudo do Desenvolvimento Emocional Primitivo.  Contribuições de Winnicott: Integração, Psique-Soma, Transicionalidade, Brincar e Criatividade, Regressão, Angústias Impensáveis, Verdadeiro e Falso Self, Tendência Anti-social, Experiência Cultural.  Estudo da clínica de Winnicott: Jogo do Rabisco; Consultas Terapêuticas; Clínica do Setting; A Clínica da Relação mãe/bebê/ família, Clínica com Crianças e Clínica com Adolescentes.

DESTINADO A: Psicólogos, pediatras, psiquiatras e a profissionais com formação universitária nas áreas de saúde e educação.

DURAÇÃO: um ano.

CARGA HORÁRIA: 70 horas, sendo 62 horas obrigatórias e 8 horas optativas.

HORÁRIO: quintas-feiras, das 20h30 às 22h30.

Nº DE VAGAS: 27 (vinte e sete).

INSCRIÇÃO ATÉ: 3 de fevereiro de 2016.

INSCRIÇÃO: 90,00 (noventa reais).

PROCESSO SELETIVO: Análise de currículum vitae com foto e uma carta de intenção explicitando o interesse pelo curso.

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO: 18 de fevereiro de 2016, às 14h.

INÍCIO DO ANO LETIVO: 3 de março de 2016.

ANUIDADE DE 2016: matrícula - R$ 615,00 mais 10 parcelas de R$ 615,00.

 

 

Psicanálise da Criança
Clique aqui para se inscrever
saiba mais
OBJETIVOS: Instrumentalizar o aluno, teórica e clinicamente, no exercício da observação psicanalítica, por meio do Método de Observação da Relação Mãe- Bebê de Ester Bick; proporcionar o aprofundamento teórico e a reflexão clínica, relacionada a trabalhos que envolvem as relações pais-bebê-criança pequena; promover a capacidade de intervir precocemente na relação
pais-bebê, observando, identificando, investigando e encaminhando para profissionais, ou serviços de saúde especializados, quando necessário; promover e estimular a formação de um grupo de profissionais interessados no desenvolvimento de pesquisas nesta área.

CORPO DOCENTE: Audrey Setton Lopes de Souza, Denise de Sousa Feliciano, Magaly Marconato Callia, Maria Cecília Pereira da Silva, Mariângela Mendes de Almeida, Tereza Marques de Oliveira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

• Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick

(com prática supervisionada)
• Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros)
• Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança
• Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Introdução à Observação de bebês a partir do Método Esther Bick (com prática supervisionada);

• Introdução à Psicanálise de crianças e desenvolvimento emocional primitivo (Freud, Klein, Winnicott e outros);

• Psicopatologia do bebê e da criança: o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na 1ª infância e os sintomas psicofuncionais da criança;

• Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em Psicoterapia Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança: Indicadores de transtornos de desenvolvimento, Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança, Observação da dinâmica interativa mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança, Questões da técnica de Intervenção inicial na relação Mãe-Bebê/Criança e Pais-Bebê/Criança e as questões inter e transgeracionais.

DURAÇÃO: um ano – carga horária: 90horas

HORÁRIO: quintas-feiras, das 18h às 20h30.

Nº DE VAGAS: 20 (vinte).

DESTINADO A: Profissionais das áreas de Saúde e Educação.

Pré-requisito:
É recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.

INSCRIÇÃO ATÉ: 5 de fevereiro de 2016.

INSCRIÇÃO: 90,00 (noventa reais).

ANUIDADE DE 2016: matrícula - R$ 591,00 mais 10 parcelas de R$ 591,00.

PROCESSO SELETIVO: Entregar curriculum vitae no ato da inscrição para avaliação

PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO: 13 de fevereiro de 2015, às 15h.

INÍCIO DO ANO LETIVO: 3 de março de 2016.

 

Psicanálise da Criança
Clique aqui para se inscrever
saiba mais
OBJETIVOS: Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.

CORPO DOCENTE: Ada Morgenstern, Alessandra Cassia Leite Barbieri e professores convidados.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Natureza e funções do brincar: aspectos históricos e culturais. – As leituras psicanalíticas: Freud e as primeiras formulações sobre o brincar; o espaço psíquico do brincar, segundo Melanie Klein; o brincar dos bebês - primórdios da simbolização; Winnicott e o brincar na transicionalidade; o brincar e o significante, de Lacan a Dolto - O brincar na atualidade: a escola;  a   virtualidade.

DESTINADO A: Psicólogos, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais.

HORÁRIO: quartas-feiras, das 18h15 às 20h15.

DURAÇÃO: um semestre.

CARGA HORÁRIA: 30 horas.

 

Psicanálise da Criança
Clique aqui para se inscrever
saiba mais

OBJETIVOS: • Instrumentalizar os profissionais de saúde a reconhecer influências emocionais presentes na dinâmica da amamentação que, muitas vezes, interferem e impedem que ela se estabeleça satisfatoriamente, comprometendo o vínculo dos pais com o bebê e o desenvolvimento psicoemocional saudável da criança.

CORPO DOCENTE: Denise de Sousa Feliciano

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Amamentação e Cultura;
• A Construção do amor materno;
• A importância da amamentação no vínculo mãe-bebê;
• Amamentação e sexualidade;
• A gênese do psiquismo feminino e o amamentar;
• O Psiquismo feminino e o amamentar;
• Peculiaridade do bebê e da mãe na dupla amamentar;
• Desmame precoce e desmame tardio;
• Desmame: a dor da primeira separação.

Estratégias: Discussões a partir de situações clínicas apresentadas pela professora e trazidas pelos alunos, permeadas por contextualizações teóricas de textos previamente indicados.

DESTINADO A: Pediatras, ginecologistas, obstetras, enfermeiros, psicólogos, doulas e demais profissionais de saúde materno-infantil.

HORÁRIO: quartas-feiras, das 18h às 21h (primeiro semestre)

CARGA HORÁRIA: 30 horas

 
Instituto Sedes Sapientiae
www.sedes.org.br | sedes@sedes.org.br
[11] 3866-2730
Rua Ministro Godoy, 1484
Perdizes | São Paulo