Sentir com os Bebês: Continência e Olhar Psicanalítico na Formação Profissional
formato presencial / curso novo

Coordenação
Denise Feliciano

Objetivo
Refletir sobre situações de trabalho em contextos de saúde e educação a partir da Observação Psicanalítica.
Apresentar aportes teóricos de alguns autores clássicos, como subsídios aos trabalhos nas diferentes áreas de saúde e educação.

Corpo Docente
Denise de Sousa Feliciano – coordenadora, Cristiane da Silva Geraldo Folino, Maria da Graça Palmigiani, Mariângela Mendes de Almeida e Tereza Marques de Oliveira.

Conteúdo Programático

  1. Aspectos primitivos da mente/ arcaicos, como referência de base para os vínculos emocionais.
  2. Continência psíquica nos diversos settings de trabalho.
  3. A constituição da mente e desenvolvimento simbólico a partir de dos principais autores psicanalistas: Freud, Klein, Winnicott, Bion, Bick.
  4. Introdução ao Método Bick de Observação de Bebês.

Estratégias: Seminários teórico-clínicos com discussão de textos previamente indicados, ilustrados com a experiência das professoras e alunos em suas áreas de atuação.

Destinado a
Profissionais de todas as áreas de saúde e educação que atuem nas práticas com bebês, crianças, adolescentes e adultos.

Duração
22/08/2024 a 05/12/2024.

Carga-horária
24 horas

Horário
Quintas-feiras, das 16h00 às 17h30.

Para realizar sua inscrição, acesse: https://sedes.org.br/site/cursos-sedes/codigo-9368/

 

 


LEITURAS PSICANALÍTICAS DO BRINCAR

Coordenação
Alessandra Cassia Leite Barbieri

Objetivo
Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.

Corpo Docente
Alessandra Cassia Leite Barbieri, Clarissa Martins, Fernanda Arantes, Julia Eid.

Conteúdo Programático
Natureza e funções do brincar: aspectos históricos e culturais;
– As leituras psicanalíticas: Freud e as primeiras formulações sobre o brincar; o espaço psíquico do brincar, segundo Melanie Klein; Winnicott e o brincar na transicionalidade; o brincar e o significante, de Lacan a Dolto;
– O brincar dos bebês – primórdios da simbolização;
– O brincar na escola;
– O brincar e a virtualidade.

Destinado a
Psicólogos, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais.

Duração
Um semestre.

Carga-horária
30 horas.

Horário
Quartas-feiras, das 18h15 às 20h15.

Para realizar sua inscrição, acesse: https://sedes.org.br/site/cursos-sedes/codigo-6366/

 

 


CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE ÀS ESCRITAS DA CLÍNICA: TRAUMA E ESCRITA

(Curso temporariamente indisponível)

Coordenação
Adela Stoppel de Gueller

Objetivos
Situar a relação entre trauma e escrita a partir da referência ao inconsciente, de Freud a Lacan; Desenvolver a relação entre escrita e transmissão da experiência; Refletir sobre escritas resultantes de experiências traumáticas.

Corpo Docente
Adela Stoppel de Gueller – coordenadora (Psicanalista. Formada em psicologia pela Universidad de Buenos Aires. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professora do curso de especialização em Teoria Psicanalítica da COGEAE-PUC/SP. Professora e coordenadora do curso de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae);

Professora Convidada: Ana Costa (Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela UFRGS, Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Pós-Doutorado pela Université de Paris XIII. É membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fazendo parte do PPG em Psicanálise e orientando mestrado e doutorado. Coordena a Rede de Pesquisa Escritas da Experiência).

Conteúdo Programático

I – A função da escrita:

  • A oposição entre fala e escrita;
  • Escreve-se quando não se pode falar?
  • O desenho como escrita;
  • Escrita e transmissão.

II – Trauma e escrita:

  • Trauma e transmissão;
  • Traço e letra nas elaborações de Freud e Lacan;
  • Escrita e testemunho: como fazer passar o incomunicável?
  • A escrita literária e a função da angústia: o testemunho de Georges Perec.

Estratégias
Aulas expositivas.

Destinado a
Pós-graduandos e profissionais da área de saúde mental.

Duração
Um semestre.

Horário
Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30 (quinzenal).

Duração
De agosto a novembro.

 


CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS: A CONFIGURAÇÃO DE UM CAMPO

Coordenação
Alessandra Cassia Leite Barbieri e Mary Ono

Objetivos
Introduzir o campo da psicanálise com crianças a partir dos principais conceitos formulados pela teoria freudiana.
Apresentar o percurso de alguns autores pós-freudianos, especialmente aqueles que se dedicaram ao trabalho com crianças.
Discutir a implicação e articulação de teoria e clínica.

Corpo Docente

Alessandra C. L. Barbieri – coordenadora (psicóloga pela PUC-SP, psicanalista, professora e supervisora do curso Psicanálise com Crianças, do Departamento Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae; membro do PAI (Projeto de Atenção à Infância) da Clinica Psicológica do I. Sedes Sapientiae).

Marilia Velano (Psicóloga, psicanalista, professora e supervisora do curso de especialização Psicanálise com Crianças, do Depto Psicanálise com Crianças, do Instituto Sedes Sapientiae, doutora em Psicologia pelo IPUSP).

Fernanda Ferrari Arantes (Psicóloga, psicanalista, professora do curso de especialização Psicanálise com Crianças, do Depto Psicanálise com Crianças, do Instituto Sedes Sapientiae, mestre em psicologia escolar e do Desenvolvimento Humano (IPUSP), doutora em Educação pela FEUSP).

Conteúdo Programático
O Aparelho Psíquico Freudiano: – inconsciente – conflito – sintoma.
Do Infantil na Psicanálise à Psicanálise com Crianças: – o infantil na Psicanálise – a psicanálise com crianças e o infantil.
As Especificidades do trabalho com crianças: – o brincar e a escuta psicanalítica da criança – a transferência e o infantil – o lugar dos pais na psicanálise com crianças.

Estratégias
Aulas expositivas baseadas em leituras prévias de textos indicados.

Destinado a
Psicólogos, estudantes de 5º ano de Psicologia e profissionais afins interessados em expandir seus conhecimentos através da dimensão do olhar psicanalítico.

Duração
Um semestre, de agosto a dezembro.

Horário
Quartas-feiras, das 18h00 às 20h00.

 


A Criança e a Palavra: Questões Sobre Leitura e Escrita na Clínica Interdisciplinar

Coordenação
Adela Stoppel de Gueller

Objetivos
Introduzir as questões de leitura, escrita e lógica que comparecem como entraves nos processos de aprendizagem nas crianças a partir de uma perspectiva interdisciplinar.
Apresentar as diferentes abordagens sobre a linguagem e a aprendizagem propostas pela psicanálise, foniatria, neurologia, pela psicopedagogia e pela fonoaudiologia de modo a pensar numa abordagem clínica em equipe que evite a fragmentação do sujeito e sua família por especialidades.
Refletir sobre os impactos dos diagnósticos e da medicalização na infância a partir da discussão de casos clínicos.
Pensar sobre os efeitos das telas e da inteligência artificial nos processos de aprendizagem na atualidade. Integrar a ideia de escrita como ferramenta de elaboração do traumático na clínica com crianças.

Corpo Docente
Adela Stoppel de Gueller, Ana Clélia de Oliveira Rocha, Ariane Zanelli de Souza, Daniele John, Julieta Jerusalinsky, Renata Guarido, Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Mariana Lopes Fávero e Vera Helena Cury.

Conteúdo Programático

Abordagem interdisciplinar das questões de lógica, leitura e escrita.
Incidência da medicalização nas questões de aprendizagem.
Problemas de aprendizagem: a fonoaudiologia conta a história.
A instância da letra na aprendizagem.
A lógica pelo olhar da psicopedagogia.
Foniatria: sua intervenção nas questões de aprendizagem.
Escrita, trauma e elaboração. Uma contribuição da psicanálise.
A perspectiva da neurologia na avaliação das questões de leitura e escrita.
O esvaziamento da palavra e a epidemia de diagnósticos: interfaces entre fonoaudiologia e educação.
A incidencia das Intoxicações eletrônicas nas questões escolares.

Estratégias
Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra, neurologista, psicopedagogo e psicanalistas e discussões de casos clínicos.

Destinado a
Psicanalistas, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicopedagogos e trabalhadores da área de saúde mental infantil.

Horário
Sextas-feiras, das 15h30 às 17h30

Carga horária
20 horas.