LEITURAS PSICANALÍTICAS DO BRINCAR

Coordenação
Alessandra Cassia Leite Barbieri

Objetivo
Apresentar e refletir sobre as contribuições mais importantes da psicanálise sobre o brincar.

Corpo Docente
Alessandra Cassia Leite Barbieri, Clarissa Martins, Fernanda Arantes, Julia Eid.

Conteúdo Programático
Natureza e funções do brincar: aspectos históricos e culturais;
– As leituras psicanalíticas: Freud e as primeiras formulações sobre o brincar; o espaço psíquico do brincar, segundo Melanie Klein; Winnicott e o brincar na transicionalidade; o brincar e o significante, de Lacan a Dolto;
– O brincar dos bebês – primórdios da simbolização;
– O brincar na escola;
– O brincar e a virtualidade.

Destinado a
Psicólogos, médicos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicomotricistas, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais.

Duração
Um semestre.

Carga-horária
30 horas.

Horário
Quartas-feiras, das 18h15 às 20h15.

Para realizar sua inscrição, acesse: https://sedes.org.br/site/cursos-sedes/codigo-6366/


CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE ÀS ESCRITAS DA CLÍNICA: TRAUMA E ESCRITA

(Curso temporariamente indisponível)

Coordenação
Adela Stoppel de Gueller

Objetivos
Situar a relação entre trauma e escrita a partir da referência ao inconsciente, de Freud a Lacan; Desenvolver a relação entre escrita e transmissão da experiência; Refletir sobre escritas resultantes de experiências traumáticas.

Corpo Docente
Adela Stoppel de Gueller – coordenadora (Psicanalista. Formada em psicologia pela Universidad de Buenos Aires. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Professora do curso de especialização em Teoria Psicanalítica da COGEAE-PUC/SP. Professora e coordenadora do curso de Psicanálise da Criança do Instituto Sedes Sapientiae);

Professora Convidada: Ana Costa (Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela UFRGS, Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Pós-Doutorado pela Université de Paris XIII. É membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre. É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fazendo parte do PPG em Psicanálise e orientando mestrado e doutorado. Coordena a Rede de Pesquisa Escritas da Experiência).

Conteúdo Programático

I – A função da escrita:

  • A oposição entre fala e escrita;
  • Escreve-se quando não se pode falar?
  • O desenho como escrita;
  • Escrita e transmissão.

II – Trauma e escrita:

  • Trauma e transmissão;
  • Traço e letra nas elaborações de Freud e Lacan;
  • Escrita e testemunho: como fazer passar o incomunicável?
  • A escrita literária e a função da angústia: o testemunho de Georges Perec.

Estratégias
Aulas expositivas.

Destinado a
Pós-graduandos e profissionais da área de saúde mental.

Duração
Um semestre.

Horário
Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30 (quinzenal).

Duração
De agosto a novembro.


CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS: A CONFIGURAÇÃO DE UM CAMPO

Coordenação
Alessandra Cassia Leite Barbieri e Mary Ono

Objetivos
Introduzir o campo da psicanálise com crianças a partir dos principais conceitos formulados pela teoria freudiana; Apresentar o percurso de alguns autores pós-freudianos, especialmente aqueles que se dedicaram ao trabalho com crianças; Discutir a implicação e articulação de teoria e clínica.

Corpo Docente
Alessandra Cassia Leite Barbieri, Mary Ono e professoras convidadas.

Conteúdo Programático
Conceitos inaugurais da Psicanálise: Inconsciente, conflito e sintoma; O infantil em Psicanálise; Psicanálise com crianças: início e história; O brincar e a escuta da criança; O lugar dos pais; Sobre transferência, interpretação e outras especificidades do trabalho psicanalítico com crianças.

Estratégias
Aulas expositivas baseadas em leituras prévias de textos indicados.

Destinado a
Psicólogos, estudantes de 5º ano de Psicologia e profissionais afins interessados em expandir seus conhecimentos através da dimensão do olhar psicanalítico.

Duração
Um semestre, de agosto a dezembro.

Horário
Quartas-feiras, das 18h00 às 20h00.


O FALAR DA CRIANÇA – UM DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR ENTRE FONOAUDIOLOGIA E PSICANÁLISE

Coordenação
Adela Stoppel de Gueller

Objetivos
Refletir sobre o trabalho clínico interdisciplinar. Articular conceitual e clinicamente o desenvolvimento de fala e suas vicissitudes com a constituição psíquica. Apresentar as diversas teorias de aquisição da linguagem. Trabalhar o conceito de normal e patológico em casos clínicos onde a questão de fala e da linguagem são centrais.

Corpo Docente
Adela Stoppel de Gueller, Ana Clélia de Oliveira Rocha, Julieta Jerusalinsky, Lia Rudge, Marta Gonçalves Gimenez Baptista, Mariana Lopes Fávero e Vera Helena Cury

Conteúdo Programático

I. A Clínica dos transtornos da linguagem:
– Avaliação e tratamento dos distúrbios da fala: enfoque interdisciplinar;
– Interlocução e direção de tratamento: Fonoaudiologia, Psicanálise e Foniatria.

II. Aspectos orgânicos envolvidos na fala:
– fala;
– audição;
– cognição;
– exames complementares;
– diagnóstico.

III. Aspectos neurológicos a serem considerados nos problemas de fala:
– principais estruturas envolvidas;
– casos de síndromes que podem apresentar comprometimento de linguagem;
– exames complementares;
– diagnóstico e conduta;
– uso de medicamentos.

IV. Aquisição da linguagem:
– Princípios da linguística: as diversas teorias aquisição de linguagem;
– Teoria sócio- interacionista e Psicanálise.

V. A linguagem e a constituição da subjetividade na criança:
– Linguagem e inconsciente;
– Linguagem e pulsão.

VI. Discussão sobre o filme “O garoto selvagem” de Truffaut. Diagnóstico e tratamento de psicose e autismo.

VII. Transtornos da linguagem:
– Ritmos distintos para aquisição da fala;
– Alterações fonéticas/fonológicas;
– Interrupção/mudança na fluência da fala (gagueira e taquifemia);
– Questões auditivas na primeira infância: quadros clínicos e suas interferências na aquisição da fala;
– Malformações congênitas e as implicações na fala e no desenvolvimento da criança;
– Distúrbio Específico de Linguagem: definição e caracterização do quadro;
– Alterações da linguagem oral associadas a quadros psíquicos: ecolalia/repetição/mutismo e sua relação com autismo e psicose.

VIII. Estudos de casos clínicos:
– Apresentação e discussão de casos clínicos: compreensão dos enlaces e caminhos que a clínica com crianças com transtornos de linguagem exige na sua ação terapêutica considerando que a criança está se constituindo como sujeito.

Estratégias
Aulas expositivas com fonoaudiólogos, médico foniatra, neurologista, psicanalistas e discussões de casos clínicos.

Destinado a
Psicanalistas, médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros e trabalhadores da área de saúde mental infantil.

Horário
Sextas-feiras, das 15h às 17h.

Carga horária
20 vagas.