Discussão sobre o ensino de Lacan – Módulo II

Acesse aqui a versão completa desta edição!

Durval Mazzei Nogueira Filho

Psicanalista, Membro Efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Mestre em Psiquiatria pelo IAMSPE-Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo, membro da seção São Paulo da Escola Brasileira de Psicanálise. Autor de artigos e livros.
Objetivos e conteúdos: Discutir as consequências que Lacan retira da afirmação freudiana de que “o eu não é senhor em sua própria casa”. A partir da construção de Lacan do grafo do desejo, e sua relação com o Eu, vamos refletir sobre o questionamento fundamental que tal construção acarreta, imprescindível em qualquer trabalho analítico: o conceito de sujeito nos é apresentado como função e efeito, e por isso destituído de qualquer materialidade.
Em um segundo momento vamos nos debruçar sobre as consequências desse conceito de sujeito no trabalho clínico e o laço que aí se estabelece. Em seu Seminário 17 Lacan desenvolve sua teoria sobre os quatro discursos, e iremos refletir sobre a relação desses com o grafo. Isso nos dará subsídios para entender que o sujeito é uma descontinuidade, e por isso o analista sempre sustenta um saber de meia verdade.

De 03/10 à 28/11 de 2018 – Quartas-feiras das 11h30 às 12h30
Vagas: Máximo de 20 / mínimo de 8.

Público: Membros do Departamento Formação em Psicanálise. (10% das vagas para público externo)
Valores: Membros do Departamento: R$ 250,00 (parcelado em até 3x)
Demais público: R$ 350,00 (parcelado em até 3x)

Inscrições na secretaria do Instituto Sedes.

Você também pode gostar

Este volume da Boletim Formação em Psicanálise é publicado no momento em que se cria, no Instituto Sedes Sapientiae, a Comissão para o Fomento a

Um lugar seguro para todas as crianças é um lugar composto por pessoas que respeitam o ritmo da criança, não retardando nem acelerando seu desenvolvimento.