Normas para Submissão

Regulação das Interlocuções Teóricas

Objeto

Entende-se por Interlocuções Teóricas: cursos ofertados pelo Departamento Formação em Psicanálise, para fins de formação continuada, que não componham suas atividades regulares. A eventual repetição desses cursos ao longo do tempo dependerá do interesse por eles despertado e de seu êxito. A pertinência dessa repetição será avaliada pelas comissões responsáveis.

1.0 Condições de Submissão

1.1 Proponente

O proponente deve ser Membro Associado e/ou Efetivo formado pelo curso Formação em Psicanálise e dever estar com a sua anuidade em dia.  

O proponente deve encaminhar a proposta contendo: ementa, objetivo geral e específico, modalidade (presencial ou on-line), cronograma, referências bibliográficas e um mini currículo do proponente e convidados, se houver. 

A proposta deve ser submetida, exclusivamente, pelo preenchimento do formulário disponível no link:  https://forms.gle/tdbYwJUc9WiB9BEB9 

 O proponente deve ser o principal ministrante do curso. 

As propostas serão recebidas em fluxo contínuo a partir da divulgação deste edital. 

1.2 Professores convidados

O proponente poderá convidar professores de outras áreas afins, que tenham relação com o tema proposto e que sejam especialistas no referido assunto, com comprovação via currículo a ser avaliado pela Comissão responsável.  

1.3 Horas ministradas

Fica estipulada a carga horária mínima de 04 (quatro) horas e máxima de 12 (doze) horas; tais horas devem ser distribuídas em encontros com duração mínima de 01 (uma) hora e máxima de 02 (duas) horas, em no máximo 10 semanas.  

Será feita a avaliação se a carga horária proposta é adequada ao conteúdo do curso.

1.4 Aprovação

A partir da data de submissão, seguirá o fluxo de aprovação:  

1.4.1 A Comissão de Projeto e Pesquisa terá até 45 dias para avaliar: a proposta, o currículo do professor convidado, se a carga horária é compatível com o conteúdo do curso, como também a pertinência caso o mesmo curso seja submetido repetidamente.  

1.4.2 A Comissão de Coordenação Geral fará as averiguações administrativas e a notificação oficial paras os proponentes com projetos não aprovados, com o seu respectivo parecer. 

1.4.3 A Comissão de Eventos fará contato com os proponentes aprovados para verificação da disponibilidade de calendário e para orientações subsequentes, acompanhando o processo até a finalização do curso.  

1.4.4 A Comissão de Divulgação deverá seguir com o processo de confecção do material e com a sua divulgação. 

2.0 Das inscrições

2.1 Quórum

Faz-se necessário o mínimo de 8 (oito) alunos pagantes para que seja viável a realização do curso, e estabelece-se o máximo de 60 (sessenta) alunos totais.  

2.1.1 Não membros: a cada 10 (dez) membros é permitida a inclusão de um participante não membro do Departamento Formação em Psicanálise, pagando o valor destinado a eles.

2.2 Bolsas

Os bolsistas dos cursos regulares do departamento que tiverem interesse nas Interlocuções Teóricas permanecerão nessa condição mediante inscrição. 

 2.2.1 Bolsas para membros já formados ou não membros: a partir de 30 inscrições, serão oferecidas 10% de bolsas para pessoas que se autodeclarem negras, indígenas ou trans. A prioridade será para membros do Departamento e pela ordem de inscrições. 

3.0 Cancelamento

Na ocasião de faltarem 10 (dez) dias para a realização do curso e as condições descritas no item 2.1 sobre o quórum não forem atendidas, o curso será cancelado, conforme deliberação da Coordenação de Comissão Geral, por meio de comunicação formal ao proponente e aos alunos inscritos. 

4.0 Validade da Aprovação

O curso aprovado deve ser ministrado no prazo máximo de um ano. Ultrapassando tal limite, perde-se sua aprovação e o processo de submissão da proposta deve ser reiniciado.

5.0 Financeiro

5.1 Pagamento do docente

Para pagamento de docente: o curso seguirá o valor de hora/aula base do Instituto Sedes Sapientiae, praticado na Expansão Cultural. 

5.2 Valor do curso 

A Comissão de Coordenação Geral estipulará o valor do curso tendo por base a precificação estabelecida no Instituto Sedes Sapientiae, praticado na Expansão Cultural.

Dúvidas: depto.formacaoempsicanalise@sedes.org.br