Objetivo

Especialização


O CURSO É PRESENCIAL, entretanto, face às restrições impostas pela pandemia, as aulas deste curso, durante o ano de 2021, poderão ser iniciadas on-line e assim permanecer até que a crise sanitária esteja devidamente controlada.
As aulas presenciais serão retomadas quando não houver riscos para alunos, professores e funcionários e após avaliação rigorosa da Instituição que comunicará, amplamente, a decisão a ser praticada.
Caso haja restrição quanto ao espaçamento entre alunos, algumas aulas poderão ser realizadas presencialmente em sistema de rodízio, a critério do curso e de acordo com as condições de espaço da instituição. As demais aulas continuarão a ser on-line.
Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de persistência ou agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos.

NÓS E A PANDEMIA
A formação clínica passa pela transferência e pelas relações entre pares. Os dispositivos de transmissão presenciais são importantes nesses processos.
Em 2020, como todos, fomos surpreendidos pela pandemia do COVID-19, que impôs o cuidado do distanciamento social e impediu os enquadres habituais desse trabalho presencial. Nessas condições de exceção, em poucas semanas conseguimos, professores e alunos da Especialização, criar e aperfeiçoar novos enquadres de ensino e de discussão clínica que resignificaram a transferência de trabalho e viabilizaram a formação.
Vivemos ainda tempos incertos.
Frente a essa condição, sem saber quando poderemos retomar plenamente o trabalho presencial, os dispositivos virtuais que desenvolvemos podem assegurar para a nova turma de 2021 condições satisfatórias de aprendizado e de elaboração, caso persista a necessidade de preservar a segurança sanitária de alunos e professores. As atividades presenciais serão retomadas assim que as condições de controle do COVID-19 o permitirem.

Promover a formação do clínico e tratar as manifestações atuais do sofrimento, integrando corpo e mente e ampliando o campo da psicopatologia e da medicina para a compreensão de manifestações psicossomáticas mais desorganizadas e complexas.
A psicossomática psicanalítica evidencia as relações de continuidade entre manifestações psíquicas e somáticas, normais e patológicas. Ela permite a extensão do trabalho psicoterapêutico, da atividade médica e da atividade de outros profissionais da saúde, revelando a importância da relação com o paciente, de sua história e de seu contexto de vida para além dos sintomas. A importância da prática interdisciplinar é ressaltada e vivida durante a própria formação, pela participação de profissionais (alunos e professores) de diferentes áreas e âmbitos da saúde
Em seus 27 anos de atividade o curso foi gradualmente se transformando, refletindo o amadurecimento de sua experiência teórica, clínica e pedagógica.
Corpo Docente

Aline E. Camargo, Ana Luisa Cordeiro, Ana Maria Soares, Angela F. de Camargo Penteado, Cristiane C. Abud, Éline Batistella, Helly Aguida, Lilian Carbone, Maria Elisa P. Labaki, Maria Luiza A. Moura Ghirardi, Mirian Rejani, Rubens M. Volich, Sonia Maria R. Neves, Wagner Ranña. Professores colaboradores: Decio Gurfinkel, Flávio C. Ferraz, Maria Helena Fernandes.

Conteúdo Programático
  • Fenômeno psicossomático: saúde, adoecimento, somatização, comportamento e psicopatologia.
  • Psicossomática e a constituição do sujeito: a criança e o adolescente, psicopatologia do bebê, distúrbios funcionais, terapias conjuntas.
  • Adoecer e cuidar nas instituições e na cultura.
  • Fundamentos freudianos da psicossomática.
  • Psicopatologia freudiana.
  • Aspectos médicos do fenômeno psicossomático.
  • Técnica clínica em psicanálise e em psicossomática.
  • Transtornos alimentares, distúrbios do sono, pânico, toxicomanias, doenças autoimunes, câncer, psicoses, perspectivas teóricas: Freud, P. Marty, L. Kreisler, S. Ferenczi, Joyce McDougall, Ch. Dejours, R. Debray, D.W.Winnicott e outros.
  • Supervisão de casos clínicos.
ATIVIDADE CLÍNICA: Mediante seleção, a partir do 2º ano, o aluno poderá realizar atendimento psicoterapêutico na Clínica do Sedes. Supervisão suplementar: destinada apenas para os que realizam essa atividade opcional.
ESTRATÉGIAS: Aulas teóricas. Seminários teóricos. Seminários clínicos. Supervisões de caso. Encontros teórico-clínicos. Atividades compartilhadas com Departamento de Psicossomática Psicanalítica.
Destinado a

Psicólogos, médicos e profissionais da área de saúde. É recomendável a experiência de análise pessoal ou psicoterapia.

Duração/Horário

Duração:

3 anos. Carga horária total do curso: 512 horas. Carga horária semanal: 4 1/2 horas (é aconselhável considerar ainda pelo menos 2 horas semanais de leituras e estudo pessoal).

Horário

Quartas-feiras, das 17h15 às 22h15.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Inscrição até: 04 de fevereiro de 2021.

Processo seletivo: Entrevista individual do candidato que deverá apresentar: 1. Uma cópia do curriculum vitae; 2. Uma foto 3x4; 3. Texto breve relatando sua motivação para o curso. O agendamento da entrevista será feito pela secretaria no ato da inscrição.*
* Em função das condições sanitárias, as entrevistas poderão eventualmente serem realizadas on-line..

- Publicação dos resultados: 12 de fevereiro de 2021, às 14h00.(clique aqui para visualizar o resultado...)

Início do ano letivo: 03 de março de 2021, às 17h15.

Anuidade de 2021: matrícula - R$ 752,00 mais 10 parcelas de R$ 752,00.

Inscrição: 120,00 (cento e vinte reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Inscrições encerradas.


   Conheça o Departamento de Psicossomática Psicanalítica



Share on FacebookTweet about this on Twitter