Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO SEMIPRESENCIAL * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

O curso realiza-se por intermédio da interação complementar entre alunos que cumpriram diferentes etapas de desenvolvimento do papel de psicodramatistas e são aspirantes aos títulos de “Didata”, “Didata e Psicoterapeuta de Aluno” ou “Didata Supervisor e Orientador”. Visa:

  • Proporcionar a troca entre profissionais psicodramatistas de diferentes áreas de atuação que resulte em produção de conhecimento a partir da interação de papéis complementares estabelecidas no aqui e agora das aulas.
  • Desenvolver o pensamento e a prática psicodramática, de acordo com a singularidade da titulação pretendida.
Corpo Docente

Claudia Fernandes, Herialde Silva, Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler, Milene Féo, Rosane Rodrigues, Vera Bonato, Dirce de Fátima Vieira.

Conteúdo Programático
  • Constituição de equipes de trabalho e projetos, da perspectiva do desempenho do papel de: a) Psicoterapeuta de aluno(a); b) Didata e c)Didata supervisor e orientador.
  • Direção socionômica psicoterápica e supervisão in locu, da perspectiva do papel de Psicoterapeuta de aluno(a); b) Didata e c) Didata Supervisor(a) e Orientador(a).
  • Direção socionômica sociodramática e educacional com supervisão in locu, da perspectiva do papel de: a) Psicoterapeuta de aluno; b) Didata e c) Didata Supervisor(a) e Orientador(a).
  • Supervisão, processamento e avaliação da perspectiva do papel de: a) Psicoterapeuta de aluno; b) Didata e c) Didata Supervisor(a) e Orientador(a)..

Estratégias: As aulas acontecerão 80% on-line e 20% presenciais. Detalhes estarão disponíveis no site do Instituto Sedes Sapientiae.

Quando on-line, os profissionais psicodramatistas em aprimoramento, sob a regência de um (a) professor (a) Didata ou Didata Supervisor(a) Orientador(a), se encontrarão em tempo real e ao vivo – em uma mesma sala virtual e em dias e horários comuns. Cada um dos participantes realizará atividades e desempenhará papéis durante as aulas de acordo com as suas certificações em Psicodrama, suas potências singulares e titulações aspiradas. Juntos serão instigados e preparados para articular, problematizar, e atualizar conceitos e práticas socionômica; integrar os avanços tecnológicos e ferramentas de comunicação on-line no desempenho do papel profissional em desenvolvimento e mapear a inter-relação estabelecida entre suas práticas profissionais e os protocolos, normas e métodos científicos e educaionais hegemônicos e periféricos presentes no território das ciências humanas em geral e, em especial, no movimento psicodramático.
Nas aulas presenciais (julho e novembro), haverá uma imersão em formato de workshop.

Atividades extra-curriculares:

Para titulação a Psicodramatista Didata nível II: 12 (doze) horas extra-curriculares destinadas à prática em sala de aula no papel de professor, podendo propor projetos voluntários (supervisionados durante o curso) como evento a ser selecionado, apoiado e divulgado pelo Departamento de Psicodrama do DPSedes.

TCC: elaborar por escrito um trabalho que contemple o Planejamento, Execução e Processamento de uma aula, com a orientação e supervisão de um Psicodramatista Didata Supervisor e Orientador. A produção do TCC ocorrerá preferencialmente concomitante aos espaços curriculares de supervisão e disciplinas.

40hs de Psicoterapia Psicodramática com Psicodramatista Didata – Foco Psicoterápico ou Psicoterapeuta de aluno e Didata, com título registrado pela FEBRAP, a ocorrer concomitantes ao curso, sendo 20hs preferencialmente em grupo.

Para titulação a Psicodramatista Psicoterapeuta de Aluna(o) nível II: Médicos e Psicólogos com formação em Psicodrama Nível I – Foco Psicoterápico, que já tenham cumprido todo o projeto educacional de formação Nível II como Psicodramatista Didata, deverão completar 40 horas de atendimento (20 hs de grupo) e 60 horas de supervisão com Psicodramatista Didata Supervisor e Orientador nível III. Para cumprir esta carga horária extra-curricular o(a) aluno(a) terá a possibilidade de aderir no ano seguinte a projetos ativos do Instituto Sedes Sapientiae que integrem em seu quadro Psicodramatistas Didatas Supervisores e orientadores nível III , desde que passem no processo seletivo do projeto escolhido , a exemplo do Te-Ser do CNRVV (Centro de Referência às Vítimas da Violência do Instituto Sedes Sapientiae). Podem também apresentar projetos construídos e supervisionados durante o curso ao DPSedes e se aluna(o) e projeto forem selecionados, poderão desta forma cumprir esta carga horária extra-curricular. Nos dois casos a supervisão é oferecida gratuitamente. Há possibilidade de o(a) profissional estudante atender no local de sua atividade profissional, mediante entrevista, esclarecimentos e aprovação da Coordenação de ensino do curso.

A avaliação será realizada de forma contínua pela equipe formadora e supervisores que, ao final do curso, darão Parecer Final com aval para titulação.

20h de Psicoterapia psicodramática realizada por Psicodramatista Didata – Foco Psicoterápico ou Psicodramatista Didata e Psicoterapeuta de Aluno com título registrado pela FEBRAP, preferencialmente na forma grupal, ocorrendo simultaneamente ao desenvolvimento do curso.

Para titulação a Psicodramatista Didata Supervisor e Orientador nível III:

TCC (Avaliação):

– Relato e processamento de duas supervisões no foco pretendido, com a orientação e supervisão de um Psicodramatista Didata Supervisor nível III.

– Relato e processamento de uma orientação no foco pretendido, com a orientação e supervisão de um Psicodramatista Didata Orientador.

– 14hs de supervisão com método psicodramático, desenvolvida durante o curso e/ou em seu local de atividade profissional.

– 14h de orientação ou co-orientação de TCC de no mínimo um aluno de curso de formação em psicodrama, desenvolvida durante o curso, para alunos do nível I, ou em pós-graduação ou graduação, com a temática da Socionomia.

A monitoria ou a participação em atividades pedagógicas extra curriculares poderá ser recomendada pela coordenação de ensino ao aluno aspirante à titulação nível II ou IIII mediante solicitação do corpo docente ativo no curso.

Destinado a
  • Psicodramatistas formados nos focos socioeducacional e/ou psicoterápico que pretendam desenvolver os papéis de “Didata” ou de “Didata e Psicoterapeuta de Aluno(a)”, nível II.
  • Psicodramatistas Didata ou Didata e Psicoterapeuta de Aluno(a) que almejem desenvolver seus papéis de “Orientador(a) e Supervisor(a)”, nível III.
    Obs. - Para “Psicoterapeutas de alunos de Psicodrama”, somente serão aceitos profissionais com formação em Psicologia ou Medicina. Nesse caso, o aluno além do curso de aperfeiçoamento de 160 horas poderá aderir no ano seguinte ao Projeto Te-Ser do CNRVV e completar mais 100h entre práticas e supervisão, gratuitamente, desde que passe no processo seletivo desse projeto.
Duração/Horário

Duração:

Um ano. Carga horária do curso: 160 horas, sendo 148 aulas e 12 horas extra-curruculares. Apresentações de TCC na última parte do curso. Orientação de monografia paga à parte do curso.

Horário

Sábados das 09h00 às 13h00, semanal, on-line e 2 workshops: 1 em julho e outro em novembro sexta-feira, 18h00 às 22h00, sábado de 08h00 às 17h00 e domingo, 09h00 às 13h00 (presencialmente)

Informações para inscrições

 Nº vagas: 15 (quinze).

Inscrição até: 14 de janeiro de 2023.

Processo seletivo: Entrevista individual. A secretaria no ato da inscrição fornecerá o contato da pessoa responsável pela seleção. Nesta entrevista o(a) candidato(a) deverá enviar curriculum vitae com foto (não haverá devolução dos documentos).

- Publicação dos resultados: 16 de janeiro de 2023, às 14h00.

Início do ano letivo: 04 de fevereiro de 2023.

Anuidade de 2023: matrícula - R$ 630,00 mais 10 parcelas de R$ 630,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Para informações sobre cotas raciais, clique aqui...


ESTE CURSO É SEMIPRESENCIAL
Parte das aulas serão presenciais e outras online. A Divisão dessas aulas denpende de cada curso nesse formato
Em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS - Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.
As aulas on-line serão ministradas ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet, e é necessário que o aluno tenha conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador com câmera e microfone e ou smartphone.