Código: 7566
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online

Apresentar e discutir a dinâmica do relacionamento amoroso na atualidade em diversas manifestações culturais como o cinema, literatura e arte em geral, sob o enfoque da Psicologia Analítica.
Oferecer subsídios e novos repertórios de atuação para os profissionais no atendimento envolvendo a problemática amorosa.
O curso visa também trazer reflexões sobre o amor em tempos de Covid-19.
Corpo Docente
Silvana Parisi - coordenadora (Psicóloga (PUC-SP), Analista em formação na AJB, IAAP; Doutora em Psicologia (USP). Autora do livro: Amor e Separação - reencontro com a alma feminina).
Professores convidados:
Celia Brandão (Psicóloga (USP), membro analista da SBPA e IAAP. Supervisora e professora na SBPA. Analista de casais, adultos e adolescentes).
Deusa Robles (Psicóloga (FMU-SP), membro analista da SBPA e IAAP. Formação pelo Núcleo de Casal e Família na SBPA. Especialista em Terapia Familiar e de Casal pelo Instituto J. L. Moreno. Coautora do livro Terapia de Casal e de Família na Clínica Junguiana - Teoria e Prática).
Irene Gaeta (Psicóloga (PUC-SP), Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP; membro analista -IJUSP/AJB e IAAP. Professora de Psicologia da PUC-SP. Coordenadora de Pós em Psicologia Analítica da UNIP).
Maria Helena Mandacaru Guerra (Psicóloga (PUC-SP), Psicoterapeuta Junguiana. Mestre em Psicologia Clínica (USP). Autora do livro: O Livro Vermelho - O Drama de Amor de C. G. Jung).
Marcus Quintaes (Psicólogo; psicanalista junguiano; Coordenador de seminários sobre a Psicologia Arquetípica de James Hillman e o pensamento pós-junguiano no Rio de Janeiro e São Paulo; Membro do LAPA: Laboratório de Psicologia Arquetípica).
Vanda Lucia Di Yorio Benedito (Psicóloga (PUC-SP); Membro Analista da SBPA e IAAP. Coordenadora do Núcleo de Casal e Família na Clínica da SBPA).
Conteúdo Programático
  • Traição e metanoia: discussão dos filmes “Um amor em Paris”; “Os belos dias”.
  • Amor, caminhos e descaminhos-uma leitura de “Vita Brevis” de Jostein Gaarder.
  • O despertar do amor através dos chakras.
  • Da (im)possivel erótica masculina: o que querem os homens.
  • “Um divã para dois”: conflitos conjugais e terapia de casal.
  • “Her” – A busca arquetípica pela anima.
  • Eros, poder e violência – O caso Henry.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas e debates a partir de textos e filmes sugeridos.

Destinado a

Psicólogos, estudantes de Psicologia e profissionais de áreas de saúde (estes últimos, sob aprovação).

Duração/Horário

Duração:

27/08/2021 a 15/10/2021.

Horário

sextas-feiras, das 14h00 às 16h30.

Informações para inscrições

O curso será no formato online, ministrado ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 20 horas.

Nº vagas: 40 (quarenta).

Matrícula até: 25 de agosto de 2021.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 780,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Inscrições encerradas.



Share on FacebookTweet about this on Twitter