Código: 8228
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online

Expor e situar perspectivas e conceitos filosóficos integrados pelo pensamento psicanalítico, a partir de Freud. Dialogar com os participantes a respeito de modos pelos quais são abrangidos e de funções que desempenham na construção escrita psicanalítica.

Corpo Docente

Camila Salles Gonçalves (bacharel, mestre e doutora em Filosofia pela FFLCUSP, psicóloga pela PUCSP, psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, autora de obras publicadas sobre Filosofia e Psicanálise).

Conteúdo Programático
  • Platão e o erotismo em Freud – Por que e de que modo o recurso a um diálogo de Platão faz parte de um texto (re)fundador da Psicanálise?
  • Nietzsche relacionado com as instâncias psíquicas e com o mito do pai primitivo. Ressonâncias da transvaloração de todos os valores em Freud, Foucault e Agamben.
  • Foucault e a Psicanálise – Crítica, redução e reconsideração.
  • Agamben, Lacan e a releitura da melancolia em Freud.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas, resumos em powerpoint, leitura e discussão de alguns parágrafos (ad hoc), interlocução.

Destinado a

Psicólogos, psiquiatras, professores e estudantes universitários, profissionais de outras áreas.

Duração/Horário

Duração:

26/03; 23/04; 28/05 e 18/06/2021.

Horário

sextas-feiras, das 10h00 às 12h00.

Informações para inscrições

O curso do 1º semestre 2021, no formato online, será ministrado ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 08 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 24 de março de 2020.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 312,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter