Código: 8469
Objetivo

O desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais colabora para o indivíduo ter uma vida saudável, uma atitude fundamental para aquisições acadêmicas, resiliência e engajamento em uma sociedade democrática.
Este curso introdutório pretende sensibilizar para a importância do desenvolvimento destas habilidades e competências socioemocionais em nossos relacionamentos humanos e nas relações dos diversos grupos de convívio, no contato com outras pessoas e no mundo que nos cerca.
Adotamos para abordar os conceitos básicos o modelo de uma das organizações e instituto de pesquisa "CASEL" (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning) que sistematiza a temática em cinco áreas de aprendizagem.

Objetivos:

  • Sensibilizar as pessoas para a importância do desenvolvimento socioemocional, oferecendo conceitos para sua aprendizagem.
  • Introduzir o modelo proposto pelo grupo de pesquisadores "CASEL".
  • Fornecer espaço no fórum de discussão para troca de saberes e considerações sobre o tema e material disponibilizado.
  • Propor atividades práticas em cada módulo que proporcionem uma primeira experiência sobre a temática de aprendizagem socioemocional.
Corpo Docente

Ana Luísa Raggio Colagrossi, Cristiane Tacla (co-coordenação), Francila Novaes, Georgia Vassimon, Marcela Almeida, Maria Christina M. Silvestre, Maria de Betânia Paes Norgen (coordenadora), Valeria Carelli Ferrari (co-coordenação).

Conteúdo Programático

O curso está estruturado em módulos que oferecem conceitos básicos de aprendizagem socioemocional, inicialmente apresentando uma visão geral dos diversos modelos existentes.
Após esta introdução passaremos para a apresentação de uma visão geral do modelo “CASEL”, no qual o curso se baseia, conceituando as áreas cinco abordadas por este método sendo: autoconhecimento; autorregulação, habilidades de relacionamento, consciência social e tomada de decisões responsáveis. Finalizando as abordagens com temas como empatia e teoria de mindset de Carol Dweck.

ESTRATÉGIAS: O curso está dividido em oito módulos, que oferecem aos participantes: alguns vídeos ou atividades introdutórias com orientações, textos complementares e de apoio, comentários de temáticas e abordagens do tema correspondente ao módulo, além de propostas de interlocução e problematizações através de fóruns, inserções de imagens e exercícios.

Destinado a

A educadores, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, cientistas sociais, pessoas da área da saúde que trabalhem com crianças, jovens e adultos em programas de formação e treinamento, ou capacitação de pessoas.

Duração/Horário

Duração:

10/10/2022 a 04/12/2022. (na primeira semana do curso teremos a ambientação e integração entre os participantes).

Horário

FORMA DE PARTICIPAÇÃO:
Os alunos acessarão uma plataforma on-line de estudos, na qual terão contato com os professores por meio de comentários nos fóruns de discussão. A cada semana um novo módulo é disponibilizado ao grupo. Uma vez liberado, o módulo permanecerá aberto até o término do curso, permitindo que os alunos retornem livremente ao conteúdo das aulas, acessando os materiais nos horários que desejarem. Recomendamos aos participantes que reservem de duas a três horas semanais para um bom aproveitamento do curso.
Os materiais foram produzidos exclusivamente para a modalidade on-line pelas próprias professoras do curso.

Informações para inscrições

Carga horária: 20 horas.

Nº vagas: 47 (quarenta e sete).

Matrícula até: 16 de outubro de 2022.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 432,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).



Compartilhar com: