Código: 8469
Objetivo

O desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais colabora para o indivíduo ter uma vida saudável, uma atitude fundamental para aquisições acadêmicas, resiliência e engajamento em uma sociedade democrática. Vivemos sempre em contato com outras pessoas e no mundo que nos cerca, e é exatamente nessas relações concretas que podem aparecer os conflitos.
Este curso pretende sensibilizar para a importância destas habilidades e competências socioemocionais nos relacionamentos humanos e nas relações dos diversos grupos de convívio (ambiente escolar, familiar, profissional...), e também como lidamos com as diversas situações e agimos de maneira diferente. Adotamos para este curso uma das organizações e modelo de pesquisa "CASEL" (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning) que sistematiza em cinco áreas estes temas.

Objetivos:

  • Sensibilizar as pessoas para a importância do desenvolvimento socioemocional e oferecer ferramentas para sua aprendizagem.
  • Apresentar um panorama e refletir sobre a aprendizagem socioemocional.
  • Introduzir a proposta de trabalho do "CASEL".
  • Fornecer material para reflexão sobre as áreas sistematizadas, bem como sobre empatia.
  • Propor atividades práticas que poderão ser utilizadas em suas relações familiares ou profissionais proporcionando ambiente harmonioso.
Corpo Docente

Ana Luísa Raggio Colagrossi, Cristiane Tacla, Francila Novaes, Georgia Vassimon, Marcela Almeida, Maria Christina M. Silvestre, Maria de Betânia Paes Norgen, Valeria Carelli Ferrari - coordenadora.

Conteúdo Programático

Definição de aprendizagem socioemocional, por meio da estrutura do modelo e conceitos.
Apresentação das principais áreas abordadas por “CASEL”: autoconhecimento; autorregulação, habilidades de relacionamento, consciência social e tomada de decisões responsáveis.
E abordagens de temas como empatia e teoria de mindset de Carol Dweck.
Oferecer atividades práticas para o desenvolvimento das áreas citadas e temas citados acima.

ESTRATÉGIAS: O curso está dividido em oito módulos, que oferecem aos participantes: alguns vídeos ou atividades introdutórias com orientações, textos complementares e de apoio, comentários de temáticas e abordagens do tema correspondente ao módulo, além de propostas de interlocução e problematizações através de fóruns, inserções de imagens e exercícios.

Destinado a

A educadores, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, cientistas sociais, pessoas da área da saúde que trabalhem com crianças, jovens e adultos em programas de formação e treinamento, ou capacitação de pessoas.

Duração/Horário

Duração:

16/08/2021 a 10/10/2021. (na primeira semana do curso teremos a ambientação e integração entre os participantes).

Horário

FORMA DE PARTICIPAÇÃO:
Os alunos acessarão uma plataforma on-line de estudos, na qual terão contato com os professores por meio de comentários nos fóruns de discussão. A cada semana um novo módulo é disponibilizado ao grupo. Uma vez liberado, o módulo permanecerá aberto até o término do curso, permitindo que os alunos retornem livremente ao conteúdo das aulas, acessando os materiais nos horários que desejarem. Recomendamos aos participantes que reservem de duas a três horas semanais para um bom aproveitamento do curso.
Os materiais foram produzidos exclusivamente para a modalidade on-line pelas próprias professoras do curso.

Informações para inscrições

Carga horária: 20 horas.

Nº vagas: 47 (quarenta e sete).

Matrícula até: 22 de agosto de 2021.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 381,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Inscrições encerradas.



Share on FacebookTweet about this on Twitter