Código: 8633
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online

Preparar o aluno para realização de trabalhos com grupos com ênfase na experiência e temáticas sensíveis da Saúde Pública, utilizando o Psicodrama como estratégia técnico metodológica, incluindo atendimentos grupais online.

Corpo Docente

Catarina Alves Barbosa (Psicóloga, Psicodramatista pela Febrap, formação em Abordagens Contemporâneas sobre o Atendimento a Vítimas de Violência, pelo Instituto Sedes Sapientiae; Direção de Sociodramas de Cidadania no Centro Cultural São Paulo e com alunos de psicologia das Universidades São Judas Tadeu, Anhanguera, Uninove e Unicsul. (catarinaalvesbarbosa8@gmail.com). Atuação como psicóloga na Saúde Pública (Unidade de Apoio de Saúde Mental)).

Geórgia Maria Albuquerque de Paula Lopes (Médica Psiquiatra com experiência em CAPS I/II/ III/AD e IJ. Psicodramatista e estudante de Arteterapia).

Janaina Cristina Barêa de Assis (Psicóloga, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, cursou Psicodrama no Instituto Sedes Sapientiae. Egoatriz e diretora do Grupo Improvise. Aperfeiçoamento em Metodologias Ativas e preceptoria pelo Instituto Sírio-Libanês. Atuação como psicóloga na Saúde Pública (Equipe NASF e CAPSij), na área social e na clínica).

Maria Altenfelder Santos (Psicóloga, Psicodramatista pelo DPSedes, Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP, Doutora pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da USP. Desde 2008, atua em projetos de pesquisa e na assistência em serviços do SUS, com foco em HIV/Aids, saúde mental, adolescência e juventude, linhas de cuidado para o SUS).

Marisa Garcia Amaral (Psicóloga, Especialista em Psicodrama pela ABPS. Psicóloga no Centro de Apoio Psicossocial II da Prefeitura Municipal de Caieiras de 2014 a 2019. Atualmente atua na clínica como psicoterapeuta de jovens, adultos e idosos, individual e em grupo, e como técnica psicóloga no Centro Pop de Diadema. (magarcia.amaral@gmail.com)).

Priscila Mitie Ivahara (Psicóloga. Pós graduada em Gestão em Saúde Pública. Especialista em Psicodrama pela DPSedes. Coordenadora de equipe multiprofissional NASF (Núcleo de Apoio Saúde da Família) na Atenção Primária a Saúde desde 2018. Psicóloga de equipe NASF (2011-2018). Preceptora e tutora de Psicologia no curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2014-2016). Psicóloga clínica em consultório particular desde 2007. Direção de Sociodramas com alunos de Psicologia e Recursos Humanos das Universidades São Judas Tadeu, Uninove e Unicsul. (priscilaivahara@gmail.com)).

Rosane Rodrigues (Psicóloga; Psicodramatista; Didata-supervisora pela Febrap; Docente e Supervisora de cursos de Especialização em Psicodrama; Mestre em Artes Cênicas e Doutora em Pedagogia do Teatro pela ECA-USP; Ex-membro da equipe dos Psicodramas Públicos do Centro Cultural SP (2003-2017); Diretora e atriz do Grupo Improvise/Teatro de Reprise (pioneira deste método). Autora de várias publicações e jogos educativos de tabuleiro (rosateatros@gmail.com) Didata e Supervisora no "Curso de Aprimoramento em Práticas Grupais Sociopsicodramáticas de Saúde Mental para integrantes da Rede Sampa" - 2017/2018).

Conteúdo Programático
  • Fundamentos e princípios do SUS.
  • Saúde Pública e Saúde Coletiva.
  • Contextualização histórica: Psicodrama e seu criador.
  • Principais conceitos teóricos: Teoria dos Papéis; Teoria do Encontro; Teoria da Espontaneidade/Criatividade.
  • A sessão psicodramática: etapas, instrumentos e contextos.
  • Psicodrama: aplicação psicoterápica através do teatro espontâneo.
  • Jogos dramáticos: características e possibilidades de utilização.
  • Metodologia específica a grupos abertos e online.

ESTRATÉGIAS: Aulas on-line expositivas, práticas e vivenciais. Os Alunos terão a oportunidade de conhecer e vivenciar as diversas possibilidades dos trabalhos com grupos abertos e fechados.

Destinado a

Psicólogos, Assistentes Sociais, Médicos, Enfermeiros, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas e profissionais interessados no trabalho com grupos abertos e alunos do último ano das Universidades.

Duração/Horário

Duração:

27/03; 10 e 24/04; 08 e 22/05 e 12/06/2021.

Horário

sábados, das 09h00 às 13h00.

Informações para inscrições

O curso do 1º semestre 2021, no formato online, será ministrado ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 24 horas.

Nº vagas: 18 (dezoito).

Matrícula até: 25 de março de 2021.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 936,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter