Objetivo

Aperfeiçoamento


O CURSO É PRESENCIAL, entretanto, face às restrições impostas pela pandemia, as aulas deste curso, durante o ano de 2021, poderão ser iniciadas on-line e assim permanecer até que a crise sanitária esteja devidamente controlada.
As aulas presenciais serão retomadas quando não houver riscos para alunos, professores e funcionários e após avaliação rigorosa da Instituição que comunicará, amplamente, a decisão a ser praticada.
Caso haja restrição quanto ao espaçamento entre alunos, algumas aulas poderão ser realizadas presencialmente em sistema de rodízio, a critério do curso e de acordo com as condições de espaço da instituição. As demais aulas continuarão a ser on-line.
Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de persistência ou agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos.

Apresentar os pressupostos teóricos e práticos da aprendizagem socioemocional.
Sensibilizar e oferecer ferramentas para o desenvolvimento socioemocional dos profissionais da área da educação, psicologia e outros profissionais das áreas humanas e da saúde.
Promover um espaço de discussão crítica sobre as políticas educacionais no território brasileiro e internacional e as possibilidades de atuação profissional e social.
Formar profissionais qualificados que promovam transformações educacionais nos contextos sociais e comunitários de atuação.

Corpo Docente

Francila Novaes, Hanna Cebel Danza, Laura Baggio e Marcela Almeida.

Conteúdo Programático
  • Apresentação dos pressupostos teóricos e práticos da educação socioemocional.
  • As competências socioemocionais: autoconhecimento, autorregulação, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.
  • Aprendizagem socioemocional: presente, passado e futuro.
  • Aplicação das teorias do desenvolvimento humanos às socioemocionais.
  • O papel da neurociência na aprendizagem.
  • Os potenciais efeitos das socioemocionais na saúde física e mental.
  • Práticas pedagógicas, intervenções e programas escolares.
  • Estratégias de ensino e gestão de sala de aula.
  • Autoconhecimento para educadores.
  • Economia e políticas públicas relacionadas às socioemocionais.
  • Avaliação socioemocional.
  • Mediação de conflitos.
  • Comunicação construtiva.
  • Relação família-escola.

Estratégias: Aulas expositivas, discussões de textos, filmes e obras de arte em geral; discussões de casos; propostas de interlocução e problematizações através atividades práticas e formativas.

Destinado a

Educadores, psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, cientistas sociais e outros profissionais das áreas da educação e saúde que atuem com crianças, jovens e adultos em programas de formação, treinamento e/ou capacitação de pessoas.

Duração/Horário

Duração:

Um ano. Carga horária do curso: 68 horas.

Horário

Terças-feiras das 19h00 às 21h00.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 20 (vinte).

Inscrição prorrogada até: 03 de março de 2021.

Processo seletivo para inscritos até o dia 09/02/2021: Carta de interesse/apresentação e entrevista.

- Publicação dos resultados: 12 de fevereiro de 2021, às 14h00.(clique aqui para visualizar o resultado...)

Processo seletivo para inscritos a partir do dia 10/02/2021: Carta de interesse/apresentação e entrevista.

- Publicação dos resultados: 25 de fevereiro de 2021, às 14h00.(clique aqui para visualizar o resultado...)

Processo seletivo para inscritos a partir do dia 24/02/2021: Carta de interesse/apresentação e entrevista.

- Publicação dos resultados: 04 de março de 2021, às 16h00.

Início do ano letivo: 09 de março de 2021.

Anuidade de 2021: matrícula - R$ 323,00 mais 10 parcelas de R$ 323,00.

Inscrição: 120,00 (cento e vinte reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter