Objetivo

Aperfeiçoamento


CURSO NO FORMATO ONLINE * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"

  • Oferecer subsídios teórico-clínicos para a prática da Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança a partir da Observação Psicanalítica (Método Esther Bick).
  • Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas e acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional.
  • Propiciar o aprimoramento de posturas profissionais a partir de Discussões de Situação de Trabalho em contextos de saúde e educação.
Corpo Docente

Denise de Sousa Feliciano - coordenadora, Cristiane da Silva Geraldo Folino, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecilia Pereira da Silva, Maria da Graça Palmigiani e Tereza Marques de Oliveira..

Conteúdo Programático
  • Observação de bebês a partir do método Esther Bick.
  • Introdução à Psicanálise com Crianças e desenvolvimento emocional primitivo – Freud, Klein, Winnicott e outros.
  • Psicopatologia do bebê e da criança: – o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na primeira infância; os sintomas psicofuncionais da criança.
  • Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em psicoterapia mãe-bebê/ criança e pais-bebê/criança.
  • Intervenção nas relação mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança: – observação das dinâmicas interativas mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança.
  • Indicadores de transtornos de desenvolvimento e saúde mental.
  • Etnopsicanálise; Transgeracionalidade e Parentalidade.

Estratégias:

  • Seminário em pequenos grupos EM PLATAFORMA ON-LINE com atenção individualizada sobre a observação de um bebê em seu ambiente, atividade individual realizada extraclasse pelo período de uma hora semanal.
  • Aula teórica EM PLATAFORMA ON-LINE com discussão de textos previamente sugeridos para leitura.
  • Tendo concluído o primeiro ano, há a possibilidade de extensão para um segundo ano de Observação de Bebês e/ou Discussão de Situação de Trabalho com destaque para Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança.

Primeiro ano: 18h00 às 19h15 – Seminário de Observação de Bebês; 19h15 às 20h30 – Aula teórica.
Segundo ano opcional: 19h15 às 20h30 – discussão de situação de trabalho.

Destinado a

Profissionais das áreas de Saúde e Educação.
Pré-requisito: é recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.
(EXCLUSIVO PARA ALUNOS QUE RESIDAM FORA DA CIDADE DE SÃO PAULO)

Duração/Horário

Duração:

Um ano (segundo ano opcional). Carga horária do curso: 80 horas.

Horário

Quintas-feiras, das 18h00 às 20h30.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 20 (vinte).

Inscrição até: 31 de janeiro 2022.

Processo seletivo: Análise de curriculum vitae. Entrevista EM PLATAFORMA ON-LINE. Pré-requisito: processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contexto de Saúde e/ou Educação.

- Publicação dos resultados: 16 de fevereiro de 2022, às 14h00.

Início do ano letivo: 10 de março de 2022.

Anuidade de 2022: matrícula - R$ 790,00 mais 10 parcelas de R$ 790,00.

Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...


ATÉ A SUA CONCLUSÃO ESTE CURSO É EXCLUSIVAMENTE ONLINEOs cursos no formato online do Instituto Sedes serão ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso.
Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.



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