
Relação Pais-Bebê: Da Observação à Intervenção

Aperfeiçoamento
CURSO NO FORMATO ONLINE * ver nota abaixo em: "Informações para Inscrições"
- Oferecer subsídios teórico-clínicos para a prática da Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança a partir da Observação Psicanalítica (Método Esther Bick).
- Exercitar a capacidade de conter e tolerar estados emocionais, sem julgamentos ou noções pré-determinadas e acompanhar o desenvolvimento do bebê em um contexto relacional.
- Propiciar o aprimoramento de posturas profissionais a partir de Discussões de Situação de Trabalho em contextos de saúde e educação.

Denise de Sousa Feliciano - coordenadora, Cristiane da Silva Geraldo Folino, Mariângela Mendes de Almeida, Maria Cecilia Pereira da Silva, Maria da Graça Palmigiani e Tereza Marques de Oliveira.

- Observação de bebês a partir do método Esther Bick.
- Introdução à Psicanálise com Crianças e desenvolvimento emocional primitivo – Freud, Klein, Winnicott e outros.
- Psicopatologia do bebê e da criança: – o desenvolvimento da criança e as principais causas de distúrbios na primeira infância; os sintomas psicofuncionais da criança.
- Principais técnicas e instrumentos utilizados na pesquisa e na intervenção em psicoterapia mãe-bebê/ criança e pais-bebê/criança.
- Intervenção nas relação mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança: – observação das dinâmicas interativas mãe-bebê/criança e pais-bebê/criança.
- Indicadores de transtornos de desenvolvimento e saúde mental.
- Etnopsicanálise; Transgeracionalidade e Parentalidade.
Estratégias:
- Seminário em grupos de 5 a 8 pessoas EM PLATAFORMA ON-LINE com atenção individualizada sobre a observação de um bebê em seu ambiente, atividade individual realizada extraclasse pelo período de uma hora semanal por um período mínimo de 30 semanas.
- Aula teórica EM PLATAFORMA ON-LINE com todos os alunos matriculados, para discussão de textos previamente sugeridos para leitura.
- Tendo concluído o primeiro ano e realizado parcialmente ou integralmente a atividade de observação de um bebê em seu ambiente, há a possibilidade de extensão para um segundo ano de Observação de Bebês e/ou Seminário de Discussão de Situação de Trabalho com destaque para Intervenção nas Relações Pais-Bebê/Criança.
- Em caso de não ter sido concluído o mínimo de horas em observação, o aluno deverá se matriculas no segundo ano do seminário referido para cumprir a atividade, que é pré-requisito para conclusão do curso.
Primeiro ano: 18h00 às 19h15 – Seminário de Observação de Bebês; 19h15 às 20h30 – Aula teórica.
Segundo ano opcional: 19h15 às 20h30 – discussão de situação de trabalho.

Profissionais das áreas de Saúde e Educação.
Pré-requisito: é recomendável a realização de processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contextos de Saúde e Educação.
(EXCLUSIVO PARA ALUNOS QUE RESIDAM FORA DA CIDADE DE SÃO PAULO).

Duração:
Um ano (segundo ano opcional). Carga horária do curso: 80 horas.
Horário
Quintas-feiras, das 18h00 às 20h30.
Informações para inscrições
Nº vagas: 20 (vinte).
Inscrição prorrogada até: 15 de fevereiro 2023.
Processo seletivo: Análise de curriculum vitae. Entrevista EM PLATAFORMA ON-LINE. Pré-requisito: processo terapêutico pessoal, interesse e contato com crianças em contexto de Saúde e/ou Educação.
- Publicação dos resultados para inscritos até o dia 30/01/2022: 10 de fevereiro de 2023, às 14h00. (clique aqui para ver o resultado da seleção...)
- Publicação dos resultados para inscritos a partir do dia 31/01/2022: 17 de fevereiro de 2023, às 14h00. (clique aqui para ver o resultado da seleção...)
Início do ano letivo: 09 de março de 2023.
Anuidade de 2023: matrícula - R$ 1.109,00 mais 10 parcelas de R$ 1.109,00.
Inscrição: 150,00 (cento e cinquenta reais)
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
Para informações sobre cotas raciais, clique aqui...
Inscrições encerradas.
ATÉ A SUA CONCLUSÃO ESTE CURSO É EXCLUSIVAMENTE ONLINE - Os cursos no formato online do Instituto Sedes serão ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso.
Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br