Objetivo

Aperfeiçoamento


ATÉ A SUA CONCLUSÃO ESTE CURSO É EXCLUSIVAMENTE ONLINE.
Os cursos no formato online do Instituto Sedes serão ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso.
Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

  • Apresentar as contribuições da Psicanálise para a Orientação Profissional a partir da abordagem clínica de Rodolfo Bohoslavsky.
  • Formar para o trabalho com grupos em orientação profissional a partir da articulação entre as perspectivas de grupo operativo de Pichon-Rivière e de grupo de educação popular com base em Paulo Freire.
  • Capacitar o orientador profissional para a coordenação de grupo psicoeducativo.
  • Apresentar as transformações no mundo do trabalho do século XXI e seus impactos no processo escolha profissional.
  • Apresentar e debater o trabalho do orientador profissional nos campos da Clínica, da Educação e da Instituição.
Corpo Docente

Aparecida Norma Martins - coordenadora, Mário de Souza Costa - coordenador, Sandro Aparecido Mazzio, Guilherme de Oliveira Silva Fonçatti, Christiane Cardoso Ferreira, Marcos Lanner de Moura e professores convidados: Paula Morais Figueiredo, José Antonio Mesquita Perez, Milena Sampaio Greve.

Conteúdo Programático
  • Abordagem psicanalítica em Orientação Profissional: estratégia clínica de Rodolfo Bohoslavsky e grupos operativos de Pichón-Rivière.
  • A coordenação do grupo e as tarefas do orientador: Escuta, acolhimento, aceitação das diferenças, autonomia, expectativas e imaginário do grupo nos processos grupais.A construção do vínculo grupal.
  • Intervenção em Orientação Profissional com base na perspectiva psicoeducativa de Paulo Freire e do grupo operativo de Pichón-Rivière. O uso de códigos e o processo de decodificação: a discussão como instrumento de compreensão e elaboração da escolha.
  • Identidade Profissional e Saúde no Trabalho e seus impactos na constituição da subjetividade.
  • Trabalho, precarização e desemprego e as transformações no mundo do trabalho no mundo contemporâneo.
  • História da Orientação Profissional ao longo do século XX e XXI.

Estratégias: As aulas serão on-line, com a presença do professor e os alunos ao vivo, utilizando a ferramenta Google Meet. As aulas teóricas serão dialogadas e haverá atividades grupais, seminários e palestras com profissionais da área.

Destinado a

Profissionais com formação de nível superior que atuem ou estejam interessados em atuar com Orientação Profissional em Grupo em atendimento clinico, escolar, institucional e ONG.

Duração/Horário

Duração:

Um ano. Carga horária do curso: 96 horas.

Horário

Terças-feiras, das 17h00 às 20h00.

Informações para inscrições

 Nº vagas: 30 (trinta).

Inscrição prorrogada até: 10 de março de 2021.

Processo seletivo para inscritos até o dia 08/02/2021: A seleção será on-line através de entrevista com a ferramenta Google Meet no dia 09/02/2021 às 17h00.

- Publicação dos resultados: 11 de fevereiro de 2021, às 14h00. (clique aqui para visualizar o resultado...)

Processo seletivo para inscritos a partir do dia 09/02/2021: A seleção será on-line através de entrevista com a ferramenta Google Meet no dia 24/02/2021 às 17h00.

- Publicação dos resultados: 25 de fevereiro de 2021, às 14h00. (clique aqui para visualizar o resultado...)

Processo seletivo para inscritos a partir do dia 24/02/2021: A seleção será on-line através de entrevista com a ferramenta Google Meet no dia 11/03/2021 às 19h00.

Início do ano letivo: 16 de março de 2021.

Anuidade de 2021: matrícula - R$ 777,00 mais 10 parcelas de R$ 777,00.

Inscrição: 120,00 (cento e vinte reais)

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Share on FacebookTweet about this on Twitter