
Psicanálise e Política: Clínica Psicanalítica com Imigrantes e a Dimensão Sociopolítica do Sofrimento e do Encontro com o Estrangeiro no Laço Socialformato online

O curso ocorrerá em plataforma online
- Pretende-se fomentar reflexões clínico-teóricas e biopolíticas acerca do trabalho com a subjetividade de populações imigrantes.
- As discussões englobarão distintos contextos nos quais questões ligadas à migração e ao refúgio estão presentes como, por exemplo, escolas e ambientes de educação, aparatos públicos e privados de saúde, assistência social e também tópicos circunscritos à jurisprudência.
- A base ético-teórica psicanalítica e que leva em conta a dimensão sociopolítica do sofrimento amplia as perspectivas de singularidade dos casos clínicos e psicossociais que serão discutidos, mas sempre pensado o sujeito enredado na trilha simbólica da pólis e da Lei, o que se torna crucial para operarmos com a temática do exílio e do refúgio.
A proposta do curso é apresentar os impasses e as potencialidades do atendimento clínico psicanalítico em diferentes esferas de atuação do Grupo Veredas: Psicanálise e Imigração (IP-USP), e discutir o panorama das migrações no contexto brasileiro atual, refletindo sobre noções de estrangeiro, diferenças culturais e sobre os efeitos psíquicos dos atravessamentos sócio-políticos. Serão levadas em consideração o aparecimento na clínica de problemáticas como diferença religiosa, cultural e linguística, bilinguismo, os efeitos de diferentes modalidades de exílio, segregação e refúgio.

Nadia Jorge Berriel, Gabriel Inticher Binkowski, Iara Campos, Julia Bartsch, Sandra Alencar, Vanessa Marinho e Miriam Debieux Rosa.

- Processos migratórios: subjetividade, política e cultura.
- Exílio e refúgio: diferentes conceitos e vicissitudes similares.
- Religião, religiosidade, cultura e exílio: questões subjetivantes.
- Infância, juventude e educação no país de acolhimento.
- Língua e subjetivação, bilinguismo e constituição subjetiva.
- Análise em outro idioma: potências e impasses.
- Atendimento em ato único, recortes clínicos.
- Particularidades do atendimento em situação de emergência, psicanálise em situação humanitária.
- Atravessamentos de questões ligadas ao gênero e à sexualidade na migração.
- A importância da construção de redes para a integração do cuidado.
ESTRATÉGIAS: Aulas e discussões em grupo a partir de acervo teórico compartilhado. Apresentação de recortes e vinhetas clínicas articulando teoria e prática nos campos de atuação da equipe docente.

Psicólogos, psicanalistas, educadores, assistentes sociais, universitários, juristas e demais profissionais que atuem em organizações que lidam com questões voltadas a saúde mental, educação e imigração ou que se interessem pelas problemáticas desse da prática clínica e psicanalítica nesses contextos.

Duração:
13/04/2023 a 15/06/2023.
Horário
Quintas-feiras, das 19h00 às 21h00.
Informações para inscrições
O curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.
Carga horária: 18 horas.
Nº vagas: 25 (vinte e cinco).
Matrícula até: 11 de abril de 2023.
INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 702,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br