Código: 8933
Objetivo

"Faz de tua casa uma escola! Lê, escreve, pinta, estuda, aprende, ensina..."
(Cora Coralina)

O curso ocorrerá em plataforma online

Oportunizar e ampliar o diálogo para fomentar parcerias multiprofissionais de atuação, de investigação e de estudo sobre o envelhecimento ativo; proporcionar, também, interações iniciais para o fortalecimento do trabalho em Rede e do entendimento a respeito das práticas corporais, a partir de evidências empíricas e teóricas que envolvem os processos de envelhecimento, as velhices e o saber local.

Corpo Docente

Bernadete Oliveira (Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia Social (PUCSP) e Doutora em Ciências Sociais, área da Antropologia (PUCSP). No Instituto Sedes Sapeientiae Coordenadora e Professora do Curso de Gerontologia Social, Membro da Equipe Idoso, do Núcleo de Assistência Social (2017-atual)).
Priscila Leite Gonçalves (Psicóloga, Mestre em Gerontologia Social (PUCSP), Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). No Instituto Sedes Sapeientiae Professora do Curso de Gerontologia Social, Membro da Equipe Idoso, do Núcleo de Assistência Social (2018-atual)).

Conteúdo Programático
  • Tese do envelhecimento ativo: o universo de investigação, prioritariamente vinculado às ciências humanas e sociais, das políticas públicas relacionadas à longevidade humana e ao aumento da expectativa de vida.
  • Educação permanente e emancipatória: o “estado da arte” das produções científicas brasileiras que enfocam as velhices na perspectiva da saúde e da assistência social, ou seja, a qualificação de profissionais para favorecer os modos de viver o processo saúde-doença.
  • O direito de envelhecer: participação, segurança e aprendizagem interdisciplinar ao longo da vida nos equipamentos urbanos e rurais+.
  • Cidadania e integração social durante o curso de vida: disparidades sociais e regionais que caracterizam o envelhecimento humano como fato reconhecidamente heterogêneo no Brasil contemporâneo.
  • Participação política do segmento idoso: paradigma brasileiro de saber fazer coletivo, norteado pela participação – cuidado, proteção e respeito – e pelo acolhimento – escutar, entender e atender, a si e ao outro.

ESTRATÉGIAS:  Tendo como referência pedagógica a educação libertadora e emancipatória de Paulo Freire, ao longo das 10 aulas do Curso para promover no espaço participação e diálogo, visando integrar e “tecer artesanalmente” os conteúdos ao problematizar a realidade dos(as) profissionais e ampliar a visão e a crítica a respeito dos eixos temáticos. E, a partir das atividades de interlocução e argumentação, mediadas por vídeos, documentários, imagens e frases de estudiosos do assunto, fortalecer o envolvimento, a continuidade e a harmonia dos encontros, demonstrando e valorizando no contexto grupal o sentido da proposta pedagógica do Curso.

Destinado a

Destinado a profissionais, trabalhadores(as), coordenadores(as), administradores(as) e gestores(as) de instituições de longa permanência para idosos, de centros-dia para idosos, de centros de convivência para idosos; religiosos(as), estudantes e/ou pessoas interessadas no tema com ou sem formação acadêmica, que apoiam e/ou atendam pessoas idosas e/ou familiares de idosos(as) em suas moradias e/ou em serviços públicos, privados ou do terceiro setor.

Duração/Horário

Duração:

29/03/2022 a 31/05/2022.

Horário

Terças-feiras, das 18h00 as 22h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato online, ministrado ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 40 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula prorrogada até: 27 de março de 2022.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 1.560,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Matrículas encerradas.



Compartilhar com: