Código: 8936
Objetivo

"Se a questão feminina é tão absurda, é porque a
arrogância do macho a tornou 'uma discussão'."

O Segundo Sexo, Simone de Beauvoir

O curso ocorrerá em plataforma online

O poder só é poder quando não aparece, e seu fundamento situa-se na difusão de tópicas (lugares-comuns) e no uso de entimemas (argumentos em que há proposições ocultas). Assim, o curso visa promover reflexões e meios para que o invisível seja nomeado, a partir da perspectiva fenomenológica. Cumpre concentrar as atenções sobre a dinâmica patriarcal, exemplificação máxima dos dispositivos discursivos de dominação e sujeição.

Corpo Docente

Myrna Coelho e Alexandre Bonilha - coordenadora
Professores convidados: Amelinha Teles, Christiane Gomes, Cristine Mattar - UFF, Joanneliese Freitas - UFPR, João Pedro Perosa - PUC/SP, Marcus Sacrini - USP.

Conteúdo Programático

Patriarcado como fundamento da Psicologia; Conceitos fundamentais da Fenomenologia; Fundamentos do Feminismo, Teorias de Estado e de Poder; Filosofia Política; Conceitos de Retórica e de Argumentação.

ESTRATÉGIAS: Os coordenadores do curso apresentarão o argumento e a linha de raciocínio que se articulam com as reflexões dos professores convidados, com as atividades no Núcleo de Fenomenologia Crítica, e com a leitura das obras pertinentes, apresentação de filmes e discussões.

Destinado a

Estudantes, pesquisadores e profissionais interessados pelo tema.

Duração/Horário

Duração:

25/03/2022 a 01/07/2022.

Horário

Sextas-feiras, das 08h00 às 10h00 (com mais 3 participações nas reuniões do Núcleo de Fenomenologia Crítica, nas datas 29/04, 27/05 e 24/06, das 19h00 às 21h00).

Informações para inscrições

O curso será no formato online, ministrado ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet. (Google Meet). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar é necessário ter conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 30 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 23 de março de 2022.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 1.170,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...

Matrículas encerradas.



Compartilhar com: