
O Trajeto da Imagemcurso novo no formato presencial

O curso ocorrerá no formato presencial
O curso é voltado ao público geral que busca a alfabetização da escritura audiovisual, de forma prática e com recursos domésticos (como aparelho celular), além de outros aplicativos inovadores e simples de usar. Ao final do curso cada participante deverá concluir um projeto de escritura audiovisual. O objetivo é explorar outros artifícios da produção de imagens em movimento, e explorá-la em combinação com outras linguagens, como a palavra, a fotografia e o gigantesco acervo digital já disponível na web. Os conhecimentos adquiridos no curso poderão posteriormente ser utilizados em diferentes demandas e especialidades de profissionais que atuam na área pedagógica, na saúde pública, na mobilização social e no aperfeiçoamento artístico.

Eliane Caffé (Ao longo de minha trajetória de cineasta, orientada principalmente para zonas de conflitos (campo e cidade), desenvolvi uma metodologia para a criação coletiva através de inúmeras oficinas artísticas coordenadas junto à população quilombola, LGBTQIA+, refugiados, indígenas, movimento de ocupação e frequentadores de instituições de saúde mental. Na sustentação dessa metodologia utilizei múltiplos dispositivos (ferramentas) para a mobilização dos grupos na criação compartilhada de narrativas audiovisuais em seus diversos meios e formatos. Desse modo, surgiu a ideia de organizar esse curso como forma de disponibilizar e expandir tais “dispositivos de criação audiovisual” para serem utilizados em outros campos de atuação e pesquisa, tanto de caráter pedagógico e terapêutico como artístico).

- Roda de conversa inaugural: problemas da inscrição, leitura e usos das inúmeras plataformas audiovisuais. Onde está o real? Onde está o narrador? O que narrar? A ecologia audiovisual- o mundo em excesso.
- Apresentação dos objetivos do curso e a divisão de grupos operativos.
- Da captura do tema ao argumento e escaleta.
- O Campo: estratégias de abordagem para a coleta de material bruto: câmera-bastão; gravador de bolso; etc. Narrar com “narrativas”. A palavra escrita no contexto da imagem pictórica. O universo sonoro no meio de campo.
- Exercícios práticos com os dispositivos audiovisuais:
-
- Compondo com os “quadros vivos”.
- Compondo com o “minuto Lumière”.
- Compondo com os figurinos e a “arara de roupas e adereços”.
- Compondo com os “depoimentos ficcionais” (da imagem ao texto e de volta à imagem).
- Compondo com os “quadrados lives” ( do google meet, zoon, etc.) e com a aproximação virtual dos territórios.
- Compondo com whatsapp.
- Compondo com as “derivas” no campo físico.
- Compondo com o “observatório web”.
- Edição e Diagramação do projeto na plataforma multimídia.
- Problemas da difusão. Compartilhamento das obras tecidas ao longo do curso.

Profissionais e interessados que atuam na área pedagógica, na saúde pública, na mobilização social e no campo artístico.

Duração:
22/03/2023 a 26/04/2023.
Horário
Quarta-feira, das 19h00 às 21h00.
Informações para inscrições
O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.
Carga horária: 12 horas.
Nº vagas: 25 (vinte e cinco).
Matrícula até: 20 de março de 2023.
INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 468,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).
Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...
Matrículas encerradas.
2.0 - © Instituto Sedes Sapientiae - Todos os direitos reservados.
Rua Ministro Godói, 1484 - Perdizes - SP/SP
(11) 3866-2730 - sedes@sedes.org.br