Código: 9163
Objetivo

O curso ocorrerá em plataforma online


OBJETIVO GERAL: Oferecer a escuta psicanalítica de grupo a fim de propiciar:

  • Que o educador se perceba como membro de um grupo com seus educandos.
  • Que o educador se perceba como membro de um grupo de profissionais nas instituições de educação e na sociedade.
  • Que o educador perceba além do individual nos educandos.
  • Que o educador perceba a sua turma de educandos como um grupo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Contribuir para a formação do educador.
  • Priorizar a experiência grupal para oferecer subsídios vivenciais sobre o trabalho com grupos.
  • Refletir a respeito do vínculo educador-educando-instituição de educação-sociedade.
  • Estimular a reflexão da prática profissional.
Corpo Docente

Ana Elias Barbosa (Psicologa, Psicanalista membro do Departamento "Formação em Psicanálise" do Instituto Sedes Sapientiae. Administradora de empresas, MBA em Gestão de Pessoas experiencia com grupos em instituições e atendimento clínico de crianças, adolescentes e adultos).

Maria Luiza Scrosoppi Persicano (Psicologa (iPUSP), Psicanalista (Sedes Sapientiae). Mestre e Doutora em Psicologia Clínica (PUC- SP), pós-graduação em Psicologia Escolar (iPUSP). Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia Escolar (CRP 06) e em Psicossomática (SEDES). Membro titular, professora e supervisora do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Membro do Conselho Deliberativo do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, onde é como Coordenadora da Comissão de Projeto e Pesquisa. Também Coordenadora dos Grupos de Estudos "Psicopatologias do Trabalho" e "Psicanálise, Grupos e Instituições" daquela Comissão. Membro do "NAS - Centro de Assistência e Desenvolvimento Social" do Instituto Sedes Sapientiae, participante do NAS/TJSGP e NAS/CONDECA. Publicou o livro "A Imago Somatossensitiva Na Fantasia Somática" e vários textos em revistas e livros. Fez capacitação em fotolinguagem nível 1. CV: http://lattes.cnpq.br/7835403189738844).

Rose Pompeu de Toledo (Psicologia (PUC-SP), mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), com formação em Psicoterapia infantil (GEPPI), em Psicanálise dos Vínculos (NESME) e em Psicoterapia Psicanalítica (USP). Especialista em Psicologia Clínica (CRP 06). Membro efetivo, professora e coordenadora do Centro de Educação Permanente do NESME (Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares). Membro do "NAS -Centro de Assistência e Desenvolvimento Social" do Instituto Sedes Sapientiae, participante do NAS/TJSGP e NAS/ CONDECA. Publicou textos em revistas e livro. Fez capacitação em fotoiinguagem níveis 1 e 2 com Claudine Vacheret. CV: http://lattes.cnpq.br/9797071b735b2098).

Conteúdo Programático

METODOLOGIA DE ENSINO E TRANSMISSÃO

  • Vivências em Grupo de Fotolinguagem.
  • Vivências em Grupos de Discussão.
  • Aulas curtas a respeito de temas surgidos nas experiências grupais, através do método dialogado.

MATERIAIS
Textos e imagens selecionados pelas proponentes. Dossiês de Fotolinguagem.

Estratégias: O grupo, escutado psicanaliticamente, como dispositivo de aprendizagem e reflexão.

Destinado a

Professores de escolas públicas de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) e educadores de serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes, de centros de educação infantil e de centros para a juventude.

Duração/Horário

Duração:

Datas dos encontros: 03 e 17/04; 15 e 29/05; 05 e 19/06 e 03/07/2024.

Horário

Quartas-feiras das 20h00 às 22h00. (quinzenalmente).

Informações para inscrições

O curso será no formato online, ministrados ao vivo (de forma remota) com a participação do professor e alunos via internet (Google Meet preferencialmente e outras plataformas). Todas as aulas, dúvidas e debates serão realizados rigorosamente nos dias e horários indicados de acordo com a carga horária do curso. Para participar o aluno deverá ter obrigatoriamente conexão de internet banda larga e as aulas serão acessíveis via computador (com câmera e microfone)/ e ou smartphone.

Carga horária: 14 horas.

Nº vagas: 40 (quarenta).

Inscrições até: 01 de abril de 2024.

Curso GRATUITO!!

 



Compartilhar com: