Código: 9216
Objetivo

O curso ocorrerá no formato presencial

O objetivo do curso é apresentar a abordagem psicossociológica e/ou da sociologia clínica - campo que associa os conhecimentos da psicanálise sobre os determinantes psíquicos aos conhecimentos sociológicos sobre os condicionantes sociais na prática clínica, sobretudo no tratamento das psicopatologias - na direção de incrementar a formação dos profissionais de saúde frente aos desafios da clínica contemporânea.
O programa perpassa uma introdução sobre a atuação da psicossociologia, seus principais autores e correntes teóricas, abordando, também, algo sobre a história da doença e da clínica, a emergência e consolidação do modelo biomédico de tratamento e a iatrogênese clínica, social e cultural como uma de suas consequências.
Ao final, os participantes serão introduzidos a três dos principais tópicos concernentes a dimensão psicossocial no trabalho clínico, quais sejam a noção de estigma que recaí sobre a identidade social, a questão de classe e a noção de grupo.

Corpo Docente

Rodrigo Estramanho de Almeida (Bacharel em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP) é Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente é professor na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde coordena a Pós-Graduação Lato Sensu em Sociopsicologia. É Pesquisador no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC/SP e professor visitante no Master em Liderança e Gestão Pública (MLG) do Centro de Liderança Pública (CLP). É psicanalista membro e Acompanhante Clínico (AC) no Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (ISS) e psicanalista clínico atuante em consultório particular. É autor do livro paradidático Aprendendo sobre as diferenças (Bookmix, 2005); da peça, adaptação livre da Antígona de Sófocles, Maria das Almas (B4, 2014) e; do livro A ficção da realidade: sociologia de O Guarani de José de Alencar (Alameda, 2018), além de outros livros, artigos e ensaios).

Conteúdo Programático
  • Introdução à psicossociologia / sociologia clínica.
  • O processo civilizador e a noção de habitus.
  • Nota sobre a história social da doença e da clínica.
  • A consolidação do modelo biomédico de tratamento e a iatrogênese.
  • Identidade, marca, origem e estigma na prática clínica.
  • A neurose de classe.

ESTRATÉGIAS: Aulas expositivas ministradas de forma presencial apoiadas em uso eventual de recursos digitais. Leituras de textos recomendados em bibliografia básica e complementar. Realização de debates apoiadas nas conferências e leituras.

Destinado a

Psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, profissionais da saúde, da assistência social, bem como profissionais, estudantes e pesquisadores das ciências humanas e sociais, psicossociais, médicas e áreas afins.

Duração/Horário

Duração:

20/03/2024 a 15/05/2024.

Horário

Quartas-feiras, das 19h00 às 21h00.

Informações para inscrições

O curso será no formato presencial, em caso de agravamento da crise sanitária devido à pandemia, as aulas deste curso serão on-line no modo presencial remoto. Medidas emergenciais serão sempre adotadas em caso de agravamento da crise sanitária neste e nos próximos anos. Seguiremos protocolos de acordo com as orientações e restrições das autoridades sanitárias, da OMS – Organização Mundial de Saúde e o protocolo de segurança sanitária do Instituto Sedes Sapientiae.

Carga horária: 16 horas.

Nº vagas: 25 (vinte e cinco).

Matrícula até: 18 de março de 2024.

INVESTIMENTO: - Via Internet: R$ 624,00 no cartões de crédito (conforme política da operadora); cartão de débito (à vista).

Documentos necessários e outras informações para inscrição, clique aqui...



Compartilhar com: